quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

[Resenha] Os 5 Desafios das Equipes @sextante

Título Original : The Five Dysfunctions of a Team 
Título no Brasil : Os 5 Desafios das Equipes
Autor : Patrick Lencioni
Editora Sextante
Tradução : Simone Lemberg Reisner
Número de págs: 207








Pode parecer livro de auto-ajuda, e talvez isso afaste muitos potenciais leitores que hoje sofrem em seus trabalhos por não entenderem como sendo líderes ou não de uma equipe são todos peças fundamentais para que a empresa aconteça. Trabalho em RH há pelo menos 7 anos, nesse tempo fui de assistente para analista, de analista para coordenadora. Nada foi simples, nada foi rápido. Mas ao voltar a tudo que vivi e vivo na empresa que estou, tenho consciência de que minhas vitórias não são somente minhas, mas sim e também da empresa que trabalhava ( ou trabalho) . 
Quando um grupo de executivos de uma empresa é surpreendido pela troca de de seu CEO , a primeira reação é de compreensão, já que a empresa que era líder de mercado está perdendo para seus concorrentes que tem muito menos potencial do que ela. Então o susto veio quando colocaram uma mulher para assumir o cargo e dela tomou decisões no mínimo inusitadas para aquele grupo de executivos caros que não estavam trabalhando em equipe como deveriam, ou melhor, como a empresa precisava, mas isso somente Kathryn, a nova CEO, teve a sensibilidade de perceber. 
No meio de 150 funcionários da empresa de Tecnologia, aqueles executivos não somente tinham salários mais altos que todos mas também agiam como se estivesse tudo funcionando as mil maravilhas. Acostumados com o trivial, eles se espantam quando ela pede que eles vão com ela para um retiro, onde lá ela analisa um por um e exemplifica porque juntos não estão conseguindo gerar o lucro que a empresa precisa, ou que no mínimo espera deles .
Ali há uma briga de egos presente em qualquer empresa e mesmo com pessoas de nível hierárquico mais baixo. Sempre há o que acredita que é melhor que o outro , que mereça ganhar mais, ser mais destaque...e que se preocupa demais com o que o colega faz ou deixa de fazer ao invés de focar no seu trabalho. 
Kathryn consegue provar através de seus gestos e gráfico - uma pirâmide- quais são os fatores que estão levando aquele grupo desunido a um quase fracasso sendo esmagado em um futuro próximo pelos concorrentes.
Ali, ela apresenta tópicos como falta de confiança e comprometimento e com suas observações vai dobrando um a um que se reconhece no que a nova CEO expõe. Ela que princípio era vista como " estranha" por apenas observar seus executivos em reuniões e manter o ex CEO a frente delas, consegue provar a todos que está no lugar certo e com as ideias certas para que as atitudes fadadas ao fracasso deles sejam corrigidas.
É um livro rápido e colocado de uma forma sensacional nas explicações, reconhecemos nossos colegas de trabalho em cada um dos executivos e mais uma vez fica a certeza de que todos somos peças de um imenso quebra-cabeça, não pode faltar uma peça, senão ele se completa. E a imagem só fica bonita com tudo completo. 

4 comentários:

  1. Realmente parece um livro de auto-ajuda, mas achei interessante, fiquei com vontade de ler.

    Beijos :)

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  2. Acredito que seja um livro de auto-ajuda diferente!rs Pra quem está nesse ramo mesmo.
    Eu como nunca "atuei" nessa área, acabei não achando interessante a proposta. Mas aposto que para quem está envolvido nisso, foi e é um livro dos bons!!
    Beijo

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  3. Tem pessoas que precisam de um livro como esse. Talvez eu precise, espero poder comprar.
    Bjos.

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  4. Quem sabe eu compre um livro desses pra minha encarregada! Sério mesmo, sabe aquele tipo de pessoa que acha que é suficiente e que não precisa de ninguém...então é ela! Achei a leitura interessante, com certeza vou querer ler!

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