quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

[Resenha] Trumbo @intrinseca

Título Original : Trumbo
Título no Brasil : Trumbo
Autor : Bruce Cook
Editora Intrínseca
Tradução:Catharina Pinheiro
Número de págs : 366







Fiz o caminho inverso, mas nem por isso o livro ficou menos interessante. Tendo visto o filme antes, claro que comparei muitas coisas, mas confesso que há partes no livro primordiais para entender melhor quem de fato foi Dalton Trumbo. 
Para começar o livro começa nos contando que Trumbo teve que interromper seu trabalho como roteirista nas filmagens de Papillon na Jamaica, o motivo, para quem viu o filme, mesmo não tendo essa cena, é claro  câncer no pulmão. Trumbo fuma o tempo inteiro no filme, era assim na vida real, afastado das filmagens ele achou que  a melhor forma de estar ainda por dentro - ele sempre foi workaholic - era colocar seu filho, que já estava trabalhando no mesmo negócio que o pai e arrancando elogios de muitos críticos.
Sabemos que o mote central da história é a perseguição a Trumbo desde que ele se declarou comunista em uma época onde os Estados Unidos estava em plena Guerra Fria . Enfrentou tudo e todos por seus ideais, mesmo não medindo esforços para dar tudo de melhor a esposa e aos 3 filhos, seu padrão de vida em nada lembrava o comunismo, por ter sido muito pobre gastava muito do que ganhava, mas também bancava colegas de partido que não tivessem dinheiro para acompanharem as viagens e outros gastos com sua luta.
Mesmo sabendo que sofreria por causa de suas escolhas, não arredou o pé de seus pensamentos, enfrentou a mídia, atrasou contas , amigos lhe viraram as costas e até um fiel se demonstrou fraco ao ser indagado e o delatou, o levando a ficar preso um tempo.
O homem de temperamento forte que se desmontava frente esposa , essa sua força maior que o colocava no devido lugar mas que nunca lhe pediu para não defender o que achasse certo, formando assim um casal cúmplice, Trumbo aprendeu a viver à espreita, a inventar nomes porque sabia que seus filmes seriam boicotados, a ganhar menos do que merecia porque nenhum grande estúdio lhe aceitava mais, e que piada do destino...a Academia lhe deu 2 Oscars sem saber que o premiava. 
Fumante inveterado, comunista, com gostos estranhos, como escrever dentro da banheira  , Trumbo marcou época, por não se deixar vencer, pela genialidade de seus roteiros, por encantar atores de peso que sentiam um imenso prazer de trabalhar com ele.
Trumbo é uma história para quem ama cinema, pra quem conhece política, para quem se encanta com biografias...é uma história que merece ser lida. Coragem e determinação fizeram desse roteirista um nome marcante em Hollywood. 

3 comentários:

  1. Acompanhei as duas críticas feitas aqui no blog. A da sua mãe e a sua e ambas acabaram trazendo a mesma definição: Veja que é bom!!!
    Agora claro que o livro ia se superar. Esses detalhes, que podem parecer pequenos, sempre fazem falta nas adaptações.
    E se tiver oportunidade, lerei com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. To ficando com vontade de ler e ver o filme...

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  3. Bem não é um desejado do momento, mas acho se eu tiver a oportunidade de ler o livro acho que faria sem problema algum.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)