domingo, 20 de março de 2016

[Resenha] Meu Livro do Rio @edobjetiva






















Título Original : Meu Livro do Rio
Autores: Luiz André Alzer
Editora Objetiva

Ah, o Rio....minha relação de amor e ódio com a cidade é grande. Nascida e criada nela, a cidade me faz perceber o quão realmente linda é -como diz a música, bonita por natureza - mas sua criminalidade e o jeito carioca de ser , ao qual me incluo , as vezes me deixam desgostosa de fazer parte desse cenário. 
Quando recebi Meu Livro do Rio de parceria com a Editora Objetiva não resisti a folhear muitas das páginas antes de me entregar a leitura. E sim, é um livro diferente, fala sobre a cidade e pode servir como um guia para ela - sempre digo que o carioca conhece menos sua cidade do que os turistas que passam 4 dias aqui - além de ser uma delícia anotar o que o livro sugere, sim, o exemplar é interativo.
Baseado no jogo Desafio Carioca , o livro chegou às livrarias com 2 capas, uma amarela com uma moça jogando frescobol e a outra azul com um rapaz. A princípio achei que tivesse distinção, mas não, os livros tem o conteúdo igual, então não se preocupem se ganharam livros com capas diferentes , não são ligados ao gênero.
Uma das coisas que mais fiquei saudosa em ler foram os cinemas de rua que aos poucos foram entrando em extinção. Há também um desafio de conhecer em um dia todos os restaurantes que tem 100 anos e ainda funcionam na cidade, boa parte deles no Centro.
O jornalista Luiz Andre Alzer e o ilustrador Bruno Drummond tiveram a ideia brilhante de unirem tudo que os cariocas das mais diferentes tribos amam na cidade e o que precisam conhecer ( ou não, já que a lista de praias, eu não quero conhecer, não suporto praia!rs) .

Se o nome de Bruno Drummond não lhe é estranho, é porque ele é quem assina as tirinhas na Revista de Domingo do Jornal O Globo, e Luiz Andre Alzer tem obras best seller já publicadas como por exemplo, o Almanaque dos Anos 80. 
Juntos, eles informam os cariocas e os moradores da cidade coisas que certamente os mais novos ou os esquecidos não sabiam : uma das primeiras páginas fala sobre o Verão da Lata, em 1988, vocês sabiam disso? Ou que tivemos um Verão do Apito? Essas e outras curiosidades estão no livro que é extremamente divertido. 
Há também personalidades cariocas para serem recortadas e coladas em outras páginas como se fosse um álbum de figurinhas, eu confesso que não tive coragem de recortar, mas achei a ideia bacana.
As tiras entre um capítulo e outro também divertem e fazem com que a gente se reconheça em muitas delas.

E para quem gosta de culinária, há receitas cariocas para aprender. Pense em uma coisa sobre o Rio...e ela está lá! Adorei lembrar dos grandes espetáculos como Rock in Rio que são a cara da cidade.
É um ótimo presente para seu amigo ou para você, e para os que amam ou odeiam a cidade. No final, acabei vendo que pesa mais o lado de boas lembranças do que os de ódio com a cidade.

6 comentários:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Andei folheando esse livro e achei interessante a proposta.Não sou muito de livros interativos,mas ter a oportunidade de conhecer um pouco a história da nossa cidade é sempre válido.Pesando um pouco os prós e contras,acho que apesar dos pesares o Rio ainda continua sendo a cidade maravilhosa!
    Sério que fala dos festivais?Não vi essa parte!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que é assim com toda cidade turística. Os turistas acabam conhecendo sempre mais do que quem mora na própria cidade.rs Seja por costume, comodismo...quem mora, não dá o devido valor(em muitos casos)
    Mas amei o que li e vi acima!
    As ilustrações são impecáveis também e engraçadas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Realmente é sempre assim quando se mora em uma cidade turística..a gente cansa do movimento,do excesso de gente e acaba perdendo algumas coisas..enfim...
    só não gostei de uma coisa,a capa.
    bj.

    ResponderExcluir
  5. Achei um ótimo livro para conhecer melhor a cidade, e quero muito conhecer as curiosidades que são faladas no livro.
    Como não uso muitas gírias, e tem várias que eu nem sei o que significam, eu queria muito ler as que entraram no livro.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do livro sobre as curiosidades do Rio de Janeiro, eu já conheço o livro O almanaque dos anos 80 dele, e é maravilhoso, nos faz viajar, acredito que esse livro seja parecido! Já está na minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)