terça-feira, 12 de abril de 2016

[Resenha] Todos Envolvidos @intrinseca

Título Original: All Involved
Título no Brasil : Todos Envolvidos
Autor: Ryan Gattis
Editora Intrínseca
Número de págs: 383
Tradução : Rafael Mantovani









Acostumados a vermos os Estados Unidos como a terra da liberdade e dos sonhos realizados, é fugir do lugar comum se deixar entregar por essa narrativa. O autor Ryan Gattis no insere no mundo de Los Angeles, em 1992, dessa vez não temos estrelas do mundo do cinema e da música, mas sim um conjunto de várias histórias que culminaram em uma onda de violência como protesto às diferenças raciais e culturais. 
O problema racial americano que não pode e nem deve ser somente lembrado por alguns protestos como o do Oscar, mas sim e também por todas as vezes que policiais brancos agiram injustamente com cidadãos negros os recriminando apenas pelo tom de sua pele, o preconceito parece algo incrustado nessas pessoas.
Suas histórias tem como protagonista homens como Ernesto Vera que sem motivo algum se vê no meio de 3 homens que lhe tirarão a vida. A morte dele desencadeia uma série de protestos que também lembram que o taxista negro injustamente morto por policiais brancos que foram soltos também faze parte do pacote preconceituoso de razão zero e racismo dez a que somos apresentados. É isso que faz também com que a cidade viva 6 dias de caos total no ano de 1992 quando eles - os policiais citados acima - são inocentados.
São ao todo 17 histórias conectadas, que são contadas em 1ª pessoa na  narrativa e para deixar ainda mais real  são baseados em acontecimentos atuais. O livro me fez perceber que esses jovens vivem em um mundo totalmente atípico, composta de diferentes leis, muitas vezes próprias, sem que as autoridades de fato sejam envolvidas. Onde a lealdade fala mais alto. Triste saber que muitos desses jovens poderiam ter vivido mais e contribuído positivamente para a sociedade. Fica aquela lacuna e obviamente uma comparação com o nosso Brasil e todas os nossos problemas sociais.
Ao todo  53 pessoas foram mortas no meio desse caos. Mas o que fica de fato é  e certeza de que algo precisava ser feito com essas pessoas para que problemas como os que já aconteciam fossem dizimados, um exemplo clássico é que para mim  a violência que ocorreu durante esses 6 dias, nada mais foi do que os membros da gangue Los Angeles acertando as contas com  com gangues rivais , disputando o controle e querendo invadir tudo que podiam. 

Eu diria que é um livro tão forte quanto necessário, para entendermos que os EUA não são somente Disney, e onde há muitos lugares onde os sonhos nunca se tornam realidade. 

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro e sinceramente não sei o que pensar ainda. Não é muito um estilo que aprecie, por não entender demais. Mas sei que a realidade bate forte não só nos Eua, mas em todos os lugares.
    Não é só fantasia e doçura. A crueldade e desumanidade impera, infelizmente!!
    Acabarei lendo se tiver oportunidade!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, e infelizmente o preconceito ainda existe, e tanta gente sofre com isso até hoje!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Até então eu não tinha conhecimento sobre o livro Todos Envolvidos, mas saber que ele nos conta uma realidade pouco mostrada pela grande Los Angeles, como o preconceito e dificuldades que qualquer outro país possui, me fez desejar ler e conhecer mais esta trama. Resenha adorável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro,achei muito interessante..gosto de leituras com assuntos polêmicos/reais e que fazem parte do dia a dia como o preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Também não conhecia o livro,mas agora fiquei com muita vontade de ler, bem interessante e importante.
    Vou anotar aqui, e quando der compra-lo.
    bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)