segunda-feira, 16 de maio de 2016

Menina que via Filmes: Memórias Secretas [Crítica]

Título Original : Remember
Título no Brasil: Memórias Secretas
Data de lançamento 12 de maio de 2016 (1h 35min)
Direção: Atom Egoyan
Elenco: Christopher Plummer, Martin Landau, Bruno Ganz mais
Gênero Drama

Nacionalidade Canadá









O quão maravilhoso é quando vamos ao cinema e no final do filme o público aplaude? Amo essa sensação e dessa vez achei mais do que merecido. 
Em um asilo dois amigos se reencontram depois de muitos anos, os dois são judeus e  se conheceram em Aushwitz, no campo de concentração. Max ( Martin Landau) não anda mais, preso à uma cadeira de rodas e um respirador ele incentiva seu amigo Zev ( Christopher Plummer em uma das melhores atuações da carreira) com uma carta e as despesas praticamente todas pagas à ir atrás do carrasco nazista que matou toda a família deles.
Zev tem demência e esquece facilmente as coisas, por exemplo, não lembra diversas vezes que sua esposa já morreu e chama por ela. Toda vez que não sabe porque fugiu do asilo, ele relê a carta do amigo. 
Com essa missão ele passa em várias casas de pessoas com o nome do carrasco, ou melhor, que ele adotou depois da Segunda Guerra para fugir. Isso o faz viajar até o Canadá e várias cenas mostrando o como  a idade avançada e o esquecimento são dolorosos, são mostradas na telona. 

Seria um filme comum sobre nazismo, se Zev não fosse interpretado por quem foi, Plummer se destaca sem em nenhum momento deixar claro o que o final nos aguarda. E que final, há tempos não assistia nada tão bom quanto esse filme.
Ao contrário de alguns críticos não identifiquei tantos erros que atrapalhassem o filme, para mim há qualidade nele todo.
Até mesmo o nervosismo que o personagem sente ao se deparar com um filho de um cara com o mesmo nome - seria esse cara  o carrasco? - e super fã do nazismo e seu mini museu dentro de casa, é o mesmo sentido pelo espectador.
Assistam, é um filme estupendo!


5 comentários:

  1. Dizer que sou fã de filmes que retratam algo dessa época turva na nossa história, é chover no molhado.
    Amo de paixão filmes assim.
    E como não conhecia este que você criticou, fui em busca de mais informações. E com um time de atores assim, é complicado esperar mais para ver. Sei que na minha cidade não passará..rs é a certeza que tenho.
    Mas sei que verei assim que possível e tenho certeza de que me emocionarei demais!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ver. Vou tentar ver logo :)

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  3. Eu ja´estava curiosa para ver ese filme, depois de ler sua resenha estou mais ...valeu pela dica .

    ResponderExcluir
  4. Eu fico tão feliz quando venho aqui e me deparo com sua crítica e recomendação de algum filme ou livro! E esse me deixou muito afim de assistir, primeiro porque gosto muito de filmes que abordam esse tema e depois fiquei imaginando esse idoso, com memória comprometida viajando pra encontrar quem dizimou sua família...com certeza um filme muito emocionante, e eu quero muito assistir! Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Demais hein, muito diferente e me deixou supercuriosa pelo final!
    NECESSITO saber o que aconteceu, e o que ele fez quando encontrou o carrasco!
    bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)