quarta-feira, 22 de junho de 2016

[Resenha] Minha luta - por Adolf Hitler

Título Original: Mein Kampf
Autor : Adolf Hitler
Formato lido: E-book
Aparelho : Kindle
Número de págs: 638













Me perguntei muitas vezes se deveria resenhar esse livro. Se o resenhasse encontraria quem entendesse minhas palavras, caso contrário me sentiria covarde por ter medo dos que não entendessem ou concordassem com minhas impressões. Resenhando estou de peito aberto aguardando que as críticas venham, mas ao postar a foto do meu Kindle com o livro vi muita gente pedindo pelo que faço agora.
Sempre me interessei pela Segunda Guerra, uma simples busca em meu blog mostra que assisti muitos filmes com o tema e li diversos livros com o mesmo assunto. Faz parte de mim, porque afinal minha família veio da Itália depois desse momento. Por não ser de família judia, nunca me senti no direito de dizer que sofri os males do período. Mas claro que a vinda de familiares que foram mal recebidos por meu país porque o governo italiano era aliado de Hitler, nunca me saiu da cabeça.
Então depois de tanto ler sobre o assunto, tive enfim, a minha hora de ler a Bíblia nazista : Minha Luta, escrita por ninguém menos do que um dos nomes mais famosos do mundo, Adolf Hitler.
Para entender melhor, no início ele nos conta que está preso e que escreveu o livro nesse tempo. Que tal entendermos um pouco melhor essa HIstória? Depois da 1ª Guerra Mundial, a Alemanha sofreu bastante, sua população dimuída, uma crise sem prescendentes com índices altos de desemprego, pessoas morrendo de fome e parte do território sendo perdido. Natural que mordidos com essa situação, os alemães nunca mais fossem os mesmos.
Hitler, de origem austríaca, sempre se sentiu mais alemão do que austríaco, ele próprio diz que não se identificava com o país dele e sua monarquia, desde cedo ele tinha verdadeira paixão pela Alemanha e seu povo, e se sentia parte dele. Filho de um funcionário público e de uma dona de casa, ele sempre quis ser pintor, mas seu pai nunca o apoiou, mesmo depois da morte de ambos, Hitler não teve muita sorte com sua paixão, não sendo aceito por 2 vezes na Escola de Belas Artes. O sonho de Hitler era a Alemanha, e ele aproveitou para partir para Munique onde foi se envolvendo cada vez mais com política , lembra da 1ª guerra citada acima? Hitler foi um soldado e cabo do exército, já que se alistou e quando voltou dela estava mais do que certo de que deveria levar sua mensagem para os demais alemães, fundando assim em 1923 o Partido Nazista ( que tinha o nome de Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães). Foi exatamente porque Hitler e seus companheiros resolveram fazer uma revolução armada que foram presos,e foi nesse período de cadeia que ele aproveitou para escrever Minha Luta.
Após sua biografia escrita por ele próprio, o livro passa para uma segunda parte onde ele nos apresenta seus ideais. E quando eu lembro de tudo que ainda lutamos hoje, parece bem surreal que tantas pessoas tenham apoiado as ideias retrógradas e preconceituosas desse senhor.
Primeiro ele começa a falar do como tem horror dos males - de acordo com ele!- do marxismo e do judaísmo, cita até que quando jovem não se atentava muito para tudo de ruim que ambos traziam, como todos sabemos a cisma de Hitler com os judeus era doentia. Culpava eles de tudo de ruim que podia inventar, para eles eram uma raça impura, nada comparados à raça ariana. Chega a afirmar que eles não tomam banho, que são imigrantes dentro da Alemanha que tem se espalhado causando doenças durante todo o tempo. Claro que para qualquer um isso é tão absurdo, como mesmo ele podia garantir o que era raça pura? Ele mesmo não era um austríaco - falso alemão de carteirinha - de olhos e cabelos escuros? E quantos judeus não tem a pele, olhos e cabelos claros? Então o que de fato os diferencia? 
Hitler criou um inimigo, e conseguiu com todo seus poder de persuasão transformado em progagandas políticas com técnicas que funcionaram muito bem, colocar todos contra quem ele julgava ser o inimigo, os culpados por toda a pobreza do povo alemão. É como se culpássemos os negros pela crise econômica do Brasil...parece rídiculo? Sim. E o é. Mas ele conseguiu contaminar tanta gente com suas ideias absurdas que a única habilidade que consigo encontrar nesse senhor era o poder do convencimento. 
Se  a ideia em ler o livro é entender as razões de Hitler, continuarão sem entender, nada do que ele fala faz muito sentido, é um discurso de ódio e de falta de humanidade para todos os lados. Ataque gratuito a tudo que ele não concordava. 
Tinha um ódio gratuito pela França que mais parecia chilique de criança, porque o país era mais conhecido por sua cultura do que sua terra natal. Isso explique porque ele quis tanto demolir tantos lugares históricos do país. 
Sou totalmente contra o livro ser proibido, ou a pessoas que manifestam que ele não seja mais publicado. Entendo que temos e devemos conhecer a História para nunca mais repetirmos os mesmos erros. E claro que me coloco no lugar das pessoas que acreditam que com ele o ódio será incitado e em mãos erradas novamente pode gerar mais falta de humanidade do que o mundo já tem. Mas para mim, não podemos deixar de passar filmes violentos porque algum louco de um lugar onde o porte de armas é liberado vai imitar as cenas. Temos que nos colocar no lugar das pessoas que tem dúvidas se aconteceu de verdade. fazê-las ver o como realmente tudo aquilo existiu e da onda saíram ideias tão surreais.
Alguém que se achava tão superior que pensou ter direito de matar tanta gente inocente. Mas que não teve coragem de se deixar ser pego e pagar pelo que fez, se matando no bunker.
O nacionalismo não deve ser usado para o mal, não deve ser tão rígido que faça com que o indivíduo pense que somente seus compatriotas são dignos de respeito. Impressiona e choca, e é fácil perceber o como um homem tinha tanto poder com as palavras, mas as usou da pior forma possível.

Por favor, leiam. 

3 comentários:

  1. Concordo com " temos e devemos conhecer a História para nunca mais repetirmos os mesmos erros", tenho curiosidade de saber o que passava na mente deste ser para fazer tudo que fez!
    Não consigo entender porque existem pessoas que só querem fazer mal, mesmo pensando que é o certo a ser feito.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Quando você postou a foto do que estava lendo(creio que enquanto aguardava o marido), eu fiquei me perguntando os motivos...Mas curiosa ao extremo para saber de tudo e torcendo é claro, pela resenha!
    Todos nós temos direito de saber do nosso passado, ainda mais quando se trata de um passado tão dolorido em nós, principalmente em tantos, milhares...que sofreram na pele e na alma as atrocidades desta época.
    Eu acredito que seja impossível saber o que se passava na mente deste monstro...é algo que foge a qualquer entendimento. Mas...
    Com certeza,lerei se possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Também acho que "temos conhecer a História para nunca mais repetirmos os mesmos erros".Gosto muito desse tipo de leitura justamente para tentar entender o que leva a pessoa ter certas atitudes...mais um pra lista..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)