segunda-feira, 6 de junho de 2016

[Resenha] Tudo e Todas as Coisas @novo_conceito

Título Original: Everything, Everything
Título no Brasil : Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora Novo Conceito
Número de págs: 300


À primeira vista a história de Madeline de 18 anos pode parecer maravilhosa, ela mesma se apresenta como alguém que com certeza leu mais livros na vida do que qualquer outra pessoa. O motivo é que não inveja ninguém, a moça sofre de IDGC uma doença que faz com que ela seja alérgica a tantas coisas que sua vida corre risco se ela sair de seu mundo, ou melhor, de sua casa. Com isso ela passa os dias lendo, tendo aulas on line com professores e tendo contato nenhum com pessoas da sua idade, afinal qualquer uma delas pode estar contaminada. Melanie não tem irmãos ( o único que tinha perdeu), sua mãe é uma fofa que tenta protegê-la e seu pai já faleceu. Sua outra companheira é Carla, a enfermeira que passa os dias com ela.  Tudo soa triste em uma história que na verdade é uma grande lição de vida. 
Extremamente tocante a autora nos leva para o mundo de Melanie que tanto queria estar no nosso, cheio de poeira e de tudo que poderia ser fatal à ela. 
Sua vida muda quando um vizinho novo se muda chamado Olly. O rapaz vai fazer com que ela queira ir além e ao leitor resta torcer pata que ela consiga ter um relacionamento de alguma forma que não a prejudique...mas como namorar sem o toque? A dor de Maddy - como é chamada - é a nossa ...
A autora teve  a delicadeza de saber construir uma sick-lit de um jeito que nos envolve, viramos todos torcedores de um final feliz que pode ou não acontecer...mas sabemos que de certa forma vamos amar o que vier mesmo assim, porque é a vida, e ela não é cem por cento alegria.
Com ilustrações simples mas necessárias e um final à altura de toda a história,  Nicola sapateia em nossos corações com um casal que fica impossível não se apegar.

Leiam, por favor. 

3 comentários:

  1. Quando esse livro foi lançado, fiquei sem entender muita coisa. Tudo que li, era muito superficial e fiquei até esse momento, sem saber de fato do que se tratava a história.
    Agora lendo sua resenha, me peguei desejando ler e urgente.
    Gosto disso, destas histórias intensas, reais..tristes..que acabam nos pegando em nossos maiores medos ou realidade!
    Lista de desejados, agora!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. OMG, eu amei a resenha desse livro, não só preciso, eu necessito. Que história triste, mas ao mesmo tempo linda, superação de vida, com certeza. Gente, tô aqui pensando como ela buscou nos livros a força para estancar a solidão. Vivendo com seus amantes literários, sonhe de muita gente. Uma pena que o meio que a levou foi doloroso, uma doença nunca será motivo de comemoração. Com toda certeza está ai um livro que coloquei nas aquisições. Obrigado pela belíssima indicação!

    ResponderExcluir
  3. Agora eu quero ler, como faz??? A fila está enorme, e já coloquei tantos livros pra furar a fila...
    Eu nunca vou ler todos os livros que eu tenho T_T
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)