quinta-feira, 14 de julho de 2016

[Resenha] Destinos e Fúrias @intrinseca

Título Original: Fates and Furies
Título no Brasil: Destinos e Fúrias
Autora: Lauren Groff
Editora Intrínseca
Número de págs: 365
Tradução : Adalgisa Campos da Silva









Um dos livros mais falados do momento, lido até pelo presidente americano tem motivo de fazer tanto sucesso. Para quem é casado, é uma realidade ou do seu casamento ou do casamento de alguém próximo. No meu caso, recém casada, me identifiquei com os momentos dos primeiros anos mas ao avançar na leitura lembrei por exemplo do casamento de meus avós e meus pais.
Explico melhor: Dividido em 2 partes, a primeira intitulada DESTINOS a autora nos revela a visão de Lotto, um homem que sempre teve tudo, de família rica tem sua vida mudada após a morte do pai. Sua mãe, sempre mais durona, o mandou para um internato para infelicidade dela ele descobre sua paixão por atuar e quer ser ator. Vemos os descobrimentos do personagem até o momento em que finalmente conhece Mathilde, apesar de ter muitas mulheres loucas por ele é por ela que ele é louco, para se ter ideia ele a pede em casamento logo no primeiro dia. Como todos os recém casados, os dois tem um relacionamento de flores, intenso e com muito sexo. O único ponto negativo é sua mãe que não apoia o casamento e até o deserda, fazendo com que eles vivam em uma casa simples e sem luxo algum. Como ele não faz sucesso, nem atuando e muito menos escrevendo que ele acredita ser seu dom, é Mathilde quem sustenta  a casa, mulher de fibra e corajosa, ela mescla paixão e razão e incentiva seu marido acreditando no potencial dele mas não permite que ele se abale a cada negativa e nem que as contas fiquem vencidas.
Com os amigos deles há uma relação bacana, onde tem encontros em sua casa e assim vão vivendo a vida até finalmente o sol brilhar para Lotto e ele virar um caso de sucesso.
Na segunda parte temos Fúrias, a versão de Mathilde para o relacionamento que levam  e também para sua biografia. De família bem menos abastada que a dele, a protagonista nos leva para seu mundo antes de conhecer Lotto, com as declarações dela descobrimos que alguns pontos cruciais para a felicidade da vida a dois que parecem não existir mais com a convivência e algumas mentiras.
O amadurecimento do casal cumina em uma frieza no que vivem e na mesmice de não se esperar mais nada do que o que já tem.
Sob cada ponto de vista, temos a realidade de um casamento, não é como na maioria dos filmes  e livros, casamento não é só beijos e jantares a luz de vela. Há muito mais do que isso por trás de um relacionamento e a autora nos mostra isso com primor.
É como se víssemos aquele relacionamento que tivemos - ou temos - e foi esfriando, e que as vezes nos perguntamos aonde mesmo foi parar aquela pessoa que nos apaixonamos? Ou será que essa pessoa sempre foi assim mas aos nossos olhos imaginamos uma pessoa que nunca existiu.
Palmas para esse livro, intenso, faz pensar e nos perguntar: até onde um casamento vale a pena? Se deve aguentar tudo?

Leiam, por favor. 

3 comentários:

  1. Poucos livros que retratam casamentos, trazem esse lado real da história. Não é somente um conto de fadas, mas também de falhas! Afinal, são duas pessoas totalmente diferentes, muitas vezes, opostas, vivendo um vida em comum. Onde um precisa sempre ceder e entender o outro lado.
    Como não conhecia o livro, fiquei encantada por tudo que li acima e já quero muito ler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sabia sobre o que era o livro, fiquei interessada em ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Como uma resenha dessas não tem como não ler kkkkk
    Quero ler sim, amooooo livros sobre casamentos, li a maioria era evangélico, mas até prefiro os romances "normais" (é que os que li eram no estino auto-ajuda), e esse parece ser muito bem desenvolvido e real.
    Mas to com medo, o final é triste? kkkk
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)