quarta-feira, 6 de julho de 2016

[Resenha] Garoto 21 @intrinseca

Título Original: Boy21
Título no Brasil: Garoto 21
Editora Intrínseca
Autor: Matthew Quick
Número de págs: 267
Tradução: Viviane Diniz
ISBN 978-85-8057-909-3













Desde o início Garoto21 foi um livro que não conseguia parar de ler, o resultado foi finaliza-lo em apenas um dia. O autor que amo de paixão, sempre começa o livro com personagens mais comuns mas depois nos contagia com as dores e delícias de cada personagem.
Finley é um adolescente que vive com o pai e o avô que acabou de amputar as duas pernas. Sua mãe morreu e sua namorada joga basquete melhor que ele, mas é uma fofa, a Erin.
Debochado na escola e pouco popular ele se assusta quando o treinador do time de basquete o convida para sair com ele. Como previsto, ele estava interessado em pedir um super favor ao garoto. Um rapaz chamado Russ, mas que só se permite ser chamado de Garoto21, está de mudança para a cidade de Bellmont, na Irlanda. Finley e sua namorada juraram que na primeira oportunidade sairiam dessa cidade, mas o rapaz que é rico e acabou de perder os pais que foram assassinados, vai parar exatamente lá e o pedido do técnico é ainda mais estranho do que a ida dele: Finley tem que ser amigo dele e o convencer a jogar basquete que era o que ele fazia melhor antes dos pais morrerem. Agora o rapaz não fala coisa com coisa e acredita que seus pais estão em outra dimensão mas que um dia irão buscá-los. 
O que me incomodou certa parte do livro é Finley aceita mesmo sabendo que com ele jogando ficará como reserva e perderá o número da camisa que sempre jogou: a 21. Também é pedido pelo treinador que ele dê atenção ao Garoto 21 mesmo quando está com Erin, o que faz com que o casal fofo acabe se vendo menos.
O tal Garoto21 não é uma má pessoa,pelo contrário, gosta da amizade com Finley e até o defende, o estranho é entender porque ele não toca no nome dos pais e tem ideias bem estranhas.
A amizade dos dois fica cada vez mais forte, mas o que o autor nos surpreende é com cenas violentas onde membros da máfia irlandesa mudarão um bocado o rumo das coisas com o casal e com o amigo novo de Finley.
Matthew Quick ama nos presentear com personagens instáveis, que não tem medo de demonstrarem que não serão considerados normais, mas mesmo assim lutam por seus finais felizes e encontram alguém que os compreenda não usando um jaleco.
Com um final bem inesperado e uma amizade linda que vai mudar para sempre a vida dos envolvidos, Garoto 21 é mais um acerto desse autor maravilhoso, uma história gostosa de ler e com um significado que andamos precisando no mundo: mais amor, por favor. 

31 comentários:

  1. Do autor, só li O Lado Bom da Vida e já foi suficiente para me apaixonar pelas letras dele.
    Ele consegue misturar esse humor denso com história que nunca se perde. E gostei demais do que li acima, mesmo ficando assim com o apelido do Garoto..rs
    Lista de desejados com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Li dois livros dele, amo a maneira que ele toca o leitor com as palavras, ele tem uma sensibilidade impressionante.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li amores quando se trata de histórias sempre fico curioso.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do autor, achei esse livro interessante ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa!!
    Gostei muito da sua resenha e da sua empolgação com o livro.Me pareceu ser um livro juvenil e forte...vai para a minha lista interminável...fiquei curiosa para saber sobre o que a máfia faz no meio dessa amizade..
    Bjão.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece trazer muitas histórias dentro de uma trajetória que está sendo contado de um menino que não tem uma vida muito facil, por conta das circunstancias da vida, por exemplo, o seu parente próximo tem uma das pernas amputadas e sua namorada consegue jogar basquete melhor que ele. Como não conheço a história por inteiro, pois nunca li o livro, a partir dessa resenha da para ter uma ideia e uma grande vontade de ler o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raffa!!
    Amo demais a escrita do Matthew,A maneira como ele constrói personagens tão fora do convencional mas ao mesmo tempo tão próximos do leitor é simplesmente apaixonante.
    Com certeza Garoto 21 é mais um acerto do autor e mostrar esse lado de amizade é sempre um ponto chave na escrita dele.
    Final inesperado?Ahhhh preciso ler pra ontem!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Me interessei pela história, gosto de livros que falam de amor, amizade, superação!!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro, no entanto não conhecia muito bem a estória, e após ler sua resenha fiquei bastante interessada na leitura desse livro, principalmente porque a trama parece ser muito envolvente, e também me pareceu ser surpreendente, amei a premissa dessa obra, pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, bem detalhada e muito convidativa a conhecer essa obra. Ainda não tive oportunidade de ler nada desse autor, mas creio que esse livro será um bom começo. A premissa está muito interessante, com certeza uma leitura bem envolvente. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. excelente sua resenha muito surpreendente história de amor amizade já fiquei super interessada neste livro
    me preparando para curti este maravilhoso livro abraços

    ResponderExcluir
  12. um livro meio complicado e triste ao mesmo tempo, pois alguem perder seus pais e ainda assassinados e com certezapela mafia. nao fazmeu estilomas se ganhar vou ler com certezapara tirar este mal que eu naogostei
    parabens pela resenha
    tatyana sylva
    tatianats.eh@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ja tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha até agora. Gostei muito, pretendo ler em breve. Deve ser uma leitura bem rápida mesmo, já que você terminou em um dia.

    ResponderExcluir
  14. Eu li O Lado bom da vida, e amei a escrita do autor, e sua resenha tá bem empolgante.Com certeza há muito mistério envolvendo o assassinato dos pais do Russ e que penso que está ligado com essa máfia irlandesa! Já quero ler e não vejo a hora! Bjão!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada do autor. Sua resenha dá uma dimensão ao livro que me deu vontade de ler de imediato. Na lista...

    ResponderExcluir
  16. Fiquei curiosa para conhecer a história do Garoto 21!! Realmente precisamos de mais amor neste mundo, e que bom que ele Finley parecem tentar serem felizes apesar dos infortúnios desta vida!!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa pra ler!
    Crislaine Riquelme

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha e estou com vontade de ler o livro :)

    ResponderExcluir
  19. Adoro esse blog.... E suas resenhas.. Excelente resenha.. Agora é só ler!!!

    ResponderExcluir
  20. Opa, pela resenha parece bom, mas um pouco dramático...você acha recomendado para adolescentes?

    Participando do sorteio
    Suzana Moreira

    ResponderExcluir
  21. Achei muito legal a resenha, é a primeira do livro que leio, e pelo jeito é bem focado na amizade e dramas familiares.
    Confesso que não gostei de O lado bom da vida, daí fiquei com um pé atrás com o autor kkkk
    bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)