domingo, 17 de julho de 2016

[Resenha] O Estranho Mundo de Tim Burton @EditoraLeya

Título Original: A Child of Nightmares
Título no Brasil: O Estranho Mundo de Tim Burton
Autor: Paul A. Wood
Editora Leya
Número de págs: 331








Amo Tim Burton. Cada filme do cineasta é pra mim uma obra-prima de toda sua genialidade, mesmo que excêntrica, dividida conosco.  2016 certamente foi um ano em que falamos muito dele. A vinda da super exposição para SP com objetos que rodaram o mundo em fevereiro e até mesmo a visita dele ao Brasil fizeram com que a procura por títulos do diretor e obviamente por livros dele sumissem da prateleira.
Esse O Estranho Mundo de Tim Burton é uma viagem a cada um de seus filmes. Há uma introdução onde se fala um pouco de sua infância para entendermos o que leva Burton a ser Burton, apesar de que não há explicações, ele ama a estranheza, o que para muitos é bizarro para ele é lugar comum e merece ser notado.
Assim filmes como Batman e Batman O Retorno que nas filmagens sofreram muitas críticas, chegaram aos cinemas desacreditados mas bateram recordes de bilheteria, e até mesmo o criticado Michael Keaton foi elogiado no papel do morcego. Como não lembrar de Jack Nicholson como Coringa? Ou de Danny De Vitto como Pinguim? Algumas curiosidades dos stes de filmagem como Sean Young substituída por Kim Bassinger fazem parte das páginas e muito mais do que poderíamos imaginar. 
Para os fãs como eu fica a certeza de que estamos revivendo clássicos do diretor. Filmes que marcaram toda uma geração como Os Fantasmas Se Divertem ou Edward Mãos de Tesoura. Cenas que até hoje são consideradas ímpares no cenário mundial. Não há como esquecer todos dançando ao redor da mesa no primeiro filme, ou o amor entre o estranho Edward e a mocinha vivida por Winona.
Desmembrando filme a filme do diretor, até chegar em Alice No País das Maravilhas de 2010. Arrisco aqui dividir com vocês meu Top 5 de filmes desse homem incrível:
1- Os Fantasmas se Divertem;
2- Edward Mãos de Tesoura;
3- Sweeney Todd;
4- Batman
5- O Estranho Mundo de Jack

Sim, há as animações, e não são qualquer animação. O Estranho Mundo de Jack foge dos padrões para nos levar um mundo único, e A Noiva Cadáver é tão adulto que impressiona. Seus bonecos não tem nada de puro, são sinceros e vilões quando tem que ser. A atmosfera de exageros visuais de Tim é uma das coisas que o diferencia, como imaginar um Chapeleiro estilizado como o vivido por Johnny Depp se não tivéssemos visto ele em ação nos dois filmes de Alice?
Para quem conhece bem o diretor sabe que trabalhar com Depp é quase que uma obrigação agradável, ele ama pensar em personagens para seu amigo. E sua ex esposa Helena Bonham Carter é outra premiada com personagens inesquecíveis. O público agradece aos dois por terem mantido a amizade e que com isso a parceria não tenha finalizado.
O livro também traz entrevistas com  o diretor feitas por diferentes veículos, até mesmo por atores famosos, e o resultado é nada menos do que sensacional.
Eu mudaria o Estranho do Título para Maravilhoso, não tem como não se encantar com Burton. 

4 comentários:

  1. É engraçado, mas eu nunca consegui ver somente o Burton..rs
    Tenho sempre a sensação que ele e Depp são uma só pessoa. Um até funciona sem o outro, mas juntos são imbatíveis!!
    Fiquei babando na exposição sobre o autor, mas como sempre, a distância impediu de ir. Sorte que a matéria aqui no blog foi bem das boas!
    Quero muito ler o livro e saber mais da vida desse grande mestre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muuuuuito ler, AMO o Tim Burton!!!!
    Fiquei com mais vontade ainda de ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do trabalho dele. Amo Edward e Jack...não deixarei de ler .
    Valeu pela dica.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, também quero esse livro!!
    Não assisti todos do Tim, mas amoooo de paixão os que vi, são dos meus preferidos.
    Não sabia dessa biografia, mas quero pra já.
    bjão

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)