sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O Livro de Memórias @editoraseguinte

Título Original: The Memory Book
Título no Brasil: O Livro de Memórias
Autora: Lara Avery
Editora Seguinte
Número de págs: 348









Talvez não tenha sido uma boa semana para eu ler esse livro. O Livro de Memórias conta a história de uma adolescente chamada Sammie que descobre ter uma doença genética que aos poucos a fará perder a memória e até morrer. Em dias que já acordava super para baixo, ler esse livro não ajudou muito, mas me vi tão apegada à protagonista que chorei em diversas partes ( ok, vocês vão culpar a TPM ...mas eu ainda acho que não tinha a ver com isso).
Imaginem você ser super nova e saber que não terá muito tempo de vida e o que lhe resta será tentando se lembrar de coisas recentes que sua memória apagará? Olha, essa história me lembrou muito a verídica do fiilme/ livro Para Sempre Alice ( que deu o Oscar a atriz Juliane Moore). Na história em questão, Alice tinah Alzheimer precoce e ia definhando na frente da família.
Não muito diferente, Sammie vai perdendo sua identidade, na luta desenfreada em não esquecer o que  é importante ela passa a anotar tudo que faz em seu livro de memórias.
A força da personagem que não se permite abalar e não se faz de coitada deixa a narrativa interessante. Mas ao mesmo tempo, basta uma pausa na leitura para lembrar que ela não viverá muitos anos e que a cada dia que passa sua doença se agrava.
É difícil, doloroso e intenso. É leitura do gênero sick-lit que pede um Kleenex ao lado, vamos acompanhando a evolução da doença junto com Sammie. 
A doença faz com que ela se aproxime das pessoas que um dia se afastou como seu amigo Cooper. E há momentos fofos envolvendo um gatinho chamado Stuart. O final é para matar a gente de "sofrência".
Leiam, Sammie merece ser conhecida por mais pessoas. 

3 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas admito que já me emocionei com a resenha. Gosto de livros assim, sofridos e doloridos. Que nos fazem pensar e nos colocar no lugar do protagonista.
    E pelo jeito, esta é uma história assim. Onde a dor é presente o tempo todo.
    Irei procurar para ler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Gosto de livros que abordam determinadas doenças, porque é uma bandeira de alerta.
    Minha mãe tem alzheimer, mas ela já é idosa e ainda assim é doloroso acompanhar o processo, imagina uma jovem...
    Gostaria de apreciar a leitura.
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Já fiquei com vontade de chorar só pela resenha!!!
    E também fiquei com muita vontade de ler.
    Mais um que vai pra lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)