segunda-feira, 26 de setembro de 2016

[Resenha] Contos Peculiares @intrinseca + Vídeo com Razões para Ler Ransom Riggs





























Título Original: Tales of the Peculiar
Título no Brasil: Contos Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora Intrínseca
Número de págs: 208


Amar um autor é pegar seu livro e não consegui largar, é não sossegar enquanto não virar a última página, e se isso acontece depois de você ter lido 3 livros do autor, é paixão eterna. Por essa razão falar de qualquer livro de Ransom Riggs já virou um imenso prazer para mim.
Dessa vez uma edição linda e super bem trabalhada da Editora Intrínseca chega às livrarias trazendo suas histórias e desenhos entre cada capítulo. As crianças e adultos peculiares são sem dúvida uma das melhores histórias criadas recentemente, e Ransom merece todos os elogios.
Em Contos Peculiares entramos no mundo de 10 peculiares, cada qual da sua forma e com o seu aprendizado, que genialmente escrito pelo autor passa para nós também.
No primeiro conto intitulado Os Esplêndidos Canibais conhecemos uma aldeia de peculiares, a Swampmuck, onde todos viviam de forma muito humilde até chegarem ao local canibais desnutridos. Ao explicarem sua condição um dos aldeões Hayworth ficará com pena por eles se alimentarem somente de carne podre e oferecerá a perna que perdeu trabalhando. Confusos, mas gratos os canibais aceitam de bom grado e se espantam ao saber que a perna cresce novamente. Dão lhe então uma boa quantia de dinheiro o que faz crescer os olhos de toda a aldeia que se envolverá em um ciclo de ganância sem volta, uma tremenda lição para aqueles que fazem tudo por grana. Depois ele nos leva ao mundo de A princesa da língua bifurcada que me lembrou muito os X Men, a tal princesa é linda, seu pai se orgulha de sua beleza, mas ele nunca parou para prestar atenção no motivo dela falar tão pouco. E a razão é porque ela teme escamas nas costas e uma língua bifurcada, nesse conto a aceitação dos parentes e da sociedade faz toda a diferença, coisas que a pobre da princesa não vai conhecer.
A primeira Ymbryne fala muito sobre família também e seus valores, uma mulher que se transforma em ave e é usada pelo pai para a luta de terras e ao ver sua família ser dizimada percebe que seu pai nunca aceitou sua condição de verdade, mesmo literalmente batendo asas para outro local vai achar preconceito por onde passa por ser diferente.
Um dos contos que mais amei foi A Mulher que era amiga de fantasmas , uma menina que perde  a irmã muito jovem e que começa a se comunicar com ela, a irmã passa a ser então sua melhor amiga, só que um belo dia a fantasma camarada some e ela percebe que não tem amigos vivos, na busca por eles ela vai até mesmo querer vender a casa dos pais e comprar uma casa mal assombrada para ter muitos amigos. O final é surpreendente, o que começa melancólico finaliza de forma tão divina que só mesmo Ransom para escrever dessa forma.

Os demais contos também trazem temáticas interessantes, são ao todo 10! Destaco também A Menina Que Domava Pesadelos trazendo a personagem Lavinia, uma menina cujo pai é médico e seu maior sonho é virar médica também, o que seu pai lhe desencoraja porque naquela época mulheres não tinham essa profissão, ela então descobre seu dom,de tirar o pesadelo das pessoas e seu primeiro paciente é seu irmão, o caminho que o conto toma é sensacional e terminamos ele com um sorriso no rosto.
Por favor leiam, Ransom nos leva a mundo de ficção com pitadas de realidade, a nossa mesmo, a de que ainda temos muito que aprender com as histórias inventadas. 


Se você não viu o vídeo, clica aqui embaixo!

25 comentários:

  1. Oi, Raffa! Desde que vi a capa desse livro fiquei curiosa. É uma edição bonita , que lembra livros antigos. As histórias parecem deixar boas lições.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por livros que trazem ilustrações, ainda mais quando são assim, tão realistas!! Fiquei encantada com a capa, com as páginas e o enredo. Um misto de aventura, realidade, sentimentos...e fantasia. Parece tudo perfeito demais!
    Preciso ler essa obra e urgente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Realmente os livros do autor são diferenciados e nos conquistam a cada nova leitura.
    Agora quero mesmo é ir assistir o filme do Tim Burton baseados no livro dele.
    Se for assistir, conta o que achou?
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler os livros dele, tenho o segundo da série, vou esperar a Intrínseca lançar o primeiro para poder ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Ai que maravilha pra poder conhecer um pouquinho mais de cada um. Estou louca pra conhecer essas histórias e esse livro de contos já é um super desejado. Lindo de diagramação também, olha só! É bom demais quando a gente gosta de uma história e tem mais pra ver dela, fora os livros *-*

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler! Está na lista de desejos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raffa!
    Eu estou muito ansiosa para ler o livro e ver o filme, me disseram que é incrível e apaixonante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. adorei amores participando e torcendo por essa incríveis maravilhas beijosss

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria muito de ler o livro e depois de ver o filme, participando

    ResponderExcluir
  10. Este livro está na minha lista de desejados,já torcendo quero muito

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAAAAAAAA eu preciso muito ler!! Adorei a sua resenha <3

    ResponderExcluir
  12. Já estava na minha lista de desejados e agora fiquei mais ansiosa pra começar a ler a série.

    ResponderExcluir
  13. Oi Raffa!!
    Normalmente não é o tipo de leitura que me atrai...mas gostei muito das ilustrações,da capa e gostei bastante da sua resenha,fiquei bem curiosa...
    Bjão
    Ps..não tenho aparecido por aqui como gostaria..ando muito ocupada...

    ResponderExcluir
  14. É um tipo de livro que não me atrai muito. Mas, ao ler sua resenha entusiasmada sobre os contos, fiquei curiosa e vou ter que começar a ler o autor pelos livros que peguei emprestado e não tive coragem de abrir. Ou talvez espere para começar com os contos, quem sabe.

    ResponderExcluir
  15. Oii Raffa, quero muito ler a trilogia Peculiares + esses contos que está numa edição incrível mesmo!!
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver que tem bastante fantasia, ficção, mas também algumas reflexões bem bacanas.
    Essa do cara da perna + da menina amiga dos fantasmas me deixaram muito curiosa, preciso lê-lo mesmo pra saber o que aconteceu kkkk imagine, vender a casa do pai pra comprar uma mal assombrada kkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  16. Eu sou apaixonada por livros , e quero muito ler ler a trilogia Peculiares ....sucesso sempre, bjos :)

    ResponderExcluir
  17. Amo ler, adorei a resenha e quero muito ganhar.

    ResponderExcluir
  18. Terminei de ler faz pouco tempo a trilogia Peculiares e fiquei apaixonada. A escrita do autor é maravilhosa e as fotos casam tão perfeitamente com a história que fica impossível de ler. Agora preciso desesperadamente ler esses contos!! A capa ficou divina e adorei as ilustrações tb. Com certeza temos muito que aprender com histórias inventadas e Ransom se mostrou um verdadeiro mestre nessa arte!!

    ResponderExcluir
  19. Devido os teus comentários sobre os livros (tanto no vídeo e na resenha), agora fiquei muito curiosa em ler tudo sobre as crianças peculiares. Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada do autor e nem assisti ao filme, mas estou esperando o primeiro volume chegar para ler, estou com altas expectativas, a Intrínseca caprichou na edição, bacana saber mais sobre outros peculiares, ter novas visões sobre os personagens que ele cria e tendo a agilidade de um conto, as ilustrações pela imagem estão incríveis, espero poder ler logo esse livro!

    ResponderExcluir
  21. Querendo muito ler esses contos, amo histórias assim com essa mistura de ficção com a realidade.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)