domingo, 23 de outubro de 2016

A Menina Viajou: Foz do Iguaçu e Fronteiras 2010 e 2012 [Retrospectiva]

Tenho amado ver que vocês tem curtido minhas postagens sobre viagens. Dessa vez vou falar das duas vezes que fui para Foz do Iguaçu ( tiveram outras vezes quando criança, mas vamos focar nas mais recentes!).
Uma opção relativamente barata, com hotéis legais e passeios inclusos, isso fez com que na época que eu mais odeio ficar no Rio de Janeiro tivesse optado visitar para Foz. Foram poucos dias mas agradáveis. Uma pena que algumas fotos que gostava muito eu apaguei porque tinha o falecido nelas, então a dica da Tia Raffa é para caso namorem alguém que ache que não tem futuro - o que era totalmente meu caso!- tirem sempre uma foto com o dito cujo e outra sozinha, assim quando tiver que mandar para a lixeira a foto do ex a sua estará lá linda e bela <3!

Vamos começar com a viagem de 2010.

Dia 1-  Carnaval - 13 de fevereiro de 2010
Optei por viajar pela Urbi et Orbi que foi bem melhor do que a vez que fui de CVC ( aquela da Argentina que mostrei a vocês!).
O voo tinha uma parada em Guarulhos e depois seguia para Foz, foi rápido e fácil.

Logo no voo chegando na cidade já dava para ver a beleza do lugar. O calor não estava nada desesperador. Como a agência de viagens nos buscava no aeroporto fomos direto para o hotel Cassino, que sempre indico, super simples mas com uma equipe eficiente e atenta e uma comida caseira muito em conta. Se você não liga para não ter luxo, esse é perfeito.

Ele é muito central, então se vai a restaurantes e pode pegar bus sem problemas.
Gente, deletem minhas fotos com esses óculos brancos super cafonas, eu não sei porque dentre tantos óculos eu gostei desse de esquiadora e tirei um monte de fotos assim, toda trabalhada na cafonice.

Foz só tem um shopping center, o Cataratas, fui de bus mesmo, era rápido e barato. Almocei por lá em uma lanchonete árabe. Para quem não sabe a cidade é a que tem o maior número de muçulmanos, ou seja, de descendentes árabes. Inclusive a maior mesquita do Brasil fica lá. É comum ter muita comida árabe e mulheres de hijab ( aquele lenço que cobre os cabelos).

À noite foi a vez de andar até onde tem os restaurantes, comida árabe na janta e sorvete depois.

Dia 2- 14 de fevereiro de 2010- Ida à Argentina

No pacote comprado estava incluso o passeio as Cataratas do Iguaçu, mas não os ingressos, fui de guia e van até o local, é tudo tão lindo, que a gente quer ficar apreciando tudo aquilo. Mas vale lembrar que para chegar nas cataratas há uma boa caminhada.

Pois é, eu aceitei ir no Parque das Aves que fica ao lado. E vou lhes dizer que o parque é lindo sim, mas eu - acho que por causa ro Hitchcock- tenho pavor de pássaros voando, até de pombas. Claro, acho lindo, eles tem que ficar na floresta, não dando rasante na minha cabeça. Sou a favor de soltar todos eles. Não curto pássaro em gaiola, fico com pena do bichinho.
Mas vamos ao passeio...eu fui. E tirava fotos, e achava lindo, até que um rapaz da minha frente foi posar ao lado de um tucano e levou uma bicada, o rapaz saiu sangrando. E eu inventei de ir para um caminho para o passeio acabar logo - eu estava com medo, confesso- e me dei bem mal. Tinham mais aves, elas gritavam, elas sobrevoavam minha cabeça.
Fui parar na parte das fotos, sim as araras sobem no seu braço ou uma cobra imensa, ou os dois. Fiquei com a arara. Foi rápido. E as fotos estão aí em cima.
Como voltei cedo pro hotel, tinha pesquisado - sempre faço isso antes de viajar - e um blog ensinava como pegar um ônibus no Centro de Foz e ir até Puerto Iguazu, a fronteira com a Argentina.
Queria muito conhecer o Duty Free que faz um sucesso e também comprar alfajores.

Me lembro bem que me decepcionei com a parte argentina, achei que seria mais bonita, mas estava super vazia, tanto que só tirei fotos em frente a um hotel Cassino que fica bem próximo a entrada e depois peguei o mesmo bus para voltar para o início da cidade e visitar o Duty Free. Que é lindo e esse vale a pena a visita, como o dinheiro não estava tão desvalorizado comprei 2 relógios e chocolates e tirei as fotos que vocês veem acima. Lá dentro fotos não são permitidas. Só jantei fora e fui dormir mesmo.

Dia 3- 15 de fevereiro de 2010 - Ida ao Paraguai

Depois do café da manhã - sim, o hotel tem um café bacana- andei até o Centro para tomar sorvete, estava bem mais quente.

Na parte da tarde já tinha pago pra agência a ida à Ciudad Del Leste, que é no Paraguai, nossa fronteira com eles. Como todo mundo dizia que era perigoso optei por pagar a "excursão", onde fomos com mais uma família. Estava tudo bem, o local não é nada bonito, tem muita gente humilde pedindo dinheiro e vendendo meias, eu nunca entendo porque vendem tantas meias, eu não consigo usar meias na quantidade que lá se vende, e é tão quente quanto o Rio de Janeiro. Após a ida na Monalisa que é a loja mais famosa de lá, um mini shopping com coisas importadas e até bem caras, aproveitei e comprei um perfume, mas enfim, na saída a van que estávamos tinha estacionado bem longe e caiu um temporal. Vocês não tem ideia de como chovia! E era muita sujeira descendo as ruas e ratos boiando em um lamaçal que me deixou enjoada.
Não tinha como não se molhar, não sei como não peguei uma doença. À noite comi no hotel mesmo.

Dia 4- 16 de fevereiro de 2010

Hora de dar tchau. Café da manhã e aeroporto.

Em 2012 quis ir novamente no Carnaval para lá de tanto que tinha gostado, só não imaginava que estaria tão quente. Fazia exatos 42 graus! Confiram o resumo abaixo da segunda viagem pela mesma agência de viagens.
Dia 1- 18 de fevereiro de 2012

Dessa vez o voo foi direto, e optei por comprar passeios ao invés de inventar da própria cabeça. NO primeiro dia foi só  o tempo de colocar as malas no hotel Cassino - sim, o mesmo, time que está ganhando não mexemos!- e aguardar a van da excursão para ida na Itaipú Complexo Turístico. Nunca tinha ido e foi incrível, confesso que poderia ter sido menos quente, mas mesmo assim foi uma delícia a ida no bus de 2 andares e as paisagens lindas que visitei.

O passeio demora bastante tempo, então a única coisa que fiz no resto do dia foi pegar um táxi e ir até o Cataratas Shopping para dar uma volta, comer e depois voltar pro hotel para descansar.

Dia 2- 19 de fevereiro de 2012

No segundo dia a van da excursão passou para levar para os outros passeios que já tinha feito da outra vez. Se você está se perguntando quanto em média se gasta por dia em uma viagem dessas, que me lembre cada passeio desse com ingresso custava R$ 50. A excursão toda na época que fui em 2012 saiu por 800 reais mas eles parcelavam muito. E em 2010 foi um pouco mais em conta. Como não comia em lugares super caros deu para gastar uma média de 100 reais por dia, então no total devo ter gasto com a viagem toda no máximo R$ 1300,00.
O passeio até as Cataratas e depois até o Parque das Aves era separado, então pode ser que nesse dia tenha gasto um pouco a mais. Mas a empresa que fazia os trajetos aceitava cartão de crédito o que facilitava bastante.

Dia 3 - 20 de fevereiro de 2012 -Argentina/ Paraguai

Dia de visitar o Paraguai, fui em um shopping que nunca tinha ido e gostei muito das lojinhas dele. Foi tudo com a excursão, me senti mais segura dessa vez.

À tarde depois de almoçar no hotel peguei outra excursão dessa vez para Puerto Iguazu onde conheci bem mais o local e levei muitos alfajores além de claro visitar o Duty Free.

Dia 4-  21 de fevereiro de 2012
Toda vez que eu via postagens sobre Foz tinha gente postando fotos nesse templo budista, nenhuma excursão levava, então peguei um taxista mesmo que foi bem fofo e que ainda marcou hora para retorno. Foi incrível conhecer esse lugar.
Confiram nas fotos porque eu queria tanto, não dá para não ir.

Aproveitei que era perto e dei uma passada mas só pelo lado de fora mesmo, da Mesquita que ficava no caminho entre o Templo e o hotel.

Lindo, né?

À tarde ainda passei no Zoo de lá, mas o lugar está em péssimas condições, deviam libertar os animais de lá, uma pena ver o estado daquilo. Ah, todos os lugares mencionados acima não são pagos. no entanto é necessário ir de calça comprida.
Na manhã seguinte já voltei pro Rio, quero muito ir com meu marido, ele já foi mas nunca fomos juntos. Vocês conhecem Foz? Espero que estejam curtindo essas postagens :)