quinta-feira, 24 de novembro de 2016

[Evento] Participação no 24º Paixão de Ler


















A Campanha Paixão de Ler, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), chega à sua 24ª edição com 137 atividades em bibliotecas, centro culturais, arenas cariocas, escolas públicas, creches, unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e museus cariocas, além da Orla Luiz Paulo Conde. Com o tema “Um Rio de Literatura – As marcas do tempo”, a programação vai até o próximo dia 26, com homenagens a escritores que retratam forte relação com a cidade através de suas obras.
Foi esse convite lindo que recebi da minha editora, a Babilonia Cultura Editorial para falar sobre O Livro da Menina ontem na Biblioteca Popular Municipal Anitta Porto Martins, a chamada era a abaixo. 
14h - No meio digital: blogs, youtubers, fanfics e tal
Encontro Literário com jovens que constrói a arte literária por meio de mídias digitais . O encontro retrata a realidade atual do universo digital convidando um youtuber e um blogueiro para conversar sobre essa nova plataforma de fazer literatura. Presença da escritora Patricia Barbosa,Raffa Fustagno,  Gleidson Castro e Liz de Andrade. Biblioteca Popular Municipal Anitta Porto Martins. R. Sampaio Viana, 357, Rio Comprido.


Cheguei uns 10 minutos antes e já dei de cara com a querida Patricia Barbosa, adoro muito essa moça, que já foi no evento da Menina duas vezes e é uma querida. Não conhecia os outros participantes que também foram incríveis no bate-papo.
PATRICIA BARBOSA E EU 

Primeiro os participantes estavam tímidos, eram cerca de 15 adolescentes uniformizados que claro ligados em seus celulares estavam ouvindo música ou enviando mensagens, somos todos como eles, não é mesmo? A linda e charmosa biblioteca tinha livros da Patricia Barbosa, de Clarice Lispector, Ana Maria Machado e de Thalita Rebouças, entre outros.
Outros bate-papos já tinham acontecido anteriormente, e o responsável pela Biblioteca nos recebeu super bem no espaço nos convidando para sentarmos na roda onde os participantes já estavam.














Gleidson é youtuber e conta histórias também na Livraria da Travessa com temas infantis para os pequenos. Ele falou sobre como surgiu o grupo Papo Letrinhas, que tem um Canal no Youtube e sua vontade é lançar um livro.
Liz tem apenas 15 anos mas ama fanfics e é super fã de Harry Potter, foi por causa de JK Rowling que começou a escrever fanfics e tem um blog.
Patricia falou sobre como foi difícil lançar seu primeiro livro e que hoje após 14 anos de carreira se sente uma vencedora por ter seus livros sendo de uma grande editora e lidos por tanta gente, muitos dos presentes já conheciam a série AS MAIS que Patricia publicou pela Verus Editora. 
















Falei sobre o A Menina que Comprava Livros e como foi ter um livro agora sendo lançado, eles ouviram com atenção mas ainda tímidos só se soltaram quando pedi para cada um deles falar seu livro preferido. Aí ouvimos os mais variados, mesmo dos que afirmaram no início que nem gostavam muito de ler. 
Tínhamos 50 Tons de Cinze, Guerra Civil, A Seleção, A Rainha Vermelha, livros da Thalita Rebouças, da Kéfera Buchmann e também clássicos como A droga de obediência e  A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira a Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach.
Contei sobre meus favoritos - Mauricio de Sousa e Erico Veríssimo -que foram quem me fizeram gostar de ler muito. 
Depois foram feitas perguntas, a mãe da Liz presente queria saber se a gente acha que os Youtuber influenciam positivamente os adolescentes, já que tudo que mostram é comércio. Eu disse que uma das razões de não ser confundida é que ser Booktuber pe diferente, temos o intuito de divulgar Literatura e por esse motivo eu opto por falar do livro de uma parceria e outro que eu mesma comprei. Assim fica mais neutro, não que eu não goste dos livros da parceria mas no final acaba que os blogs recebem os mesmos livros e todos resenham a mesmas coisas. Mas eu prefiro ter um diferencial e falar do Guns n´Roses e das biografias da banda do que só resenhar parceria, porque assim o blog tem tudo que amo.
Gabriella, uma das alunas quis saber nossas inspirações para escrita , Patricia disse que a dela sempre foi o Mauricio de Sousa e até contou o dia que o conheceu.
Eu disse que pro livro me inspirei muito na Thalita Rebouças. Que é uma escritora que admiro demais. 
No final tiramos muitas fotos e trocamos redes sociais com os estudantes, foi uma tarde deliciosa.





















E você? Quer conhecer O Livro da Menina?
Por enquanto ele está à venda em dois sites, no da Babilonia Cultura Editorial ( Frete Grátis para região sudeste e desconto na primeira compra), clique aqui . E também nas Livrarias da Travessa, ou você pode comprar pelo site deles, clique aqui
Para quem for no LER- Salão Carioca que está no Boulevard Olímpico até domingo, a Babilonia também colocou o livro à venda por lá!
E lembrando quem é do RJ e de SP. Sábado agora ás 16 h tem o lançamento do O Livro da Menina na Livraria da Travessa de Botafogo! Vão lá me ver, seus lindos! Dia 3 de dezembro é a vez de SP , estarei na BLOOKS da rua Frei Caneca às 16 h também.


4 comentários:

  1. Parabéns e muito sucesso com o seu livro Raffa!
    Eu vou amar ler sobre a menina.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que esse evento deve ter sido maravilhoso e muito divertido!
    Parabéns pelo seu livro!
    Lindas fotos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Pertinho da minha casa, se eu não tivesse compromisso eu teria ido com certeza :)
    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  4. O evento parece que foi super bacana, esses bate-papo sempre são ótimos, que pena que não moro perto para poder participar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)