sexta-feira, 11 de novembro de 2016

[Resenha] Alerta de Risco @intrinseca

Título Original: Trigger Warning - Short Fictions and Disturbances
Título no Brasil: Alerta de Risco
Autor: Neil Gaiman
Editora Intrínseca
Tradução: Augusto Calil
Número de págs: 301








Gaiman - que por sinal, aniversaria hoje!- é um de meus autores favoritos. E dentre tantos, porque mesmo eu o amo? Porque ele é eclético, e escreve tão bem que mesmo em livros que ele mesmo inclusive cita nesse Alerta de Risco serem livros somente publicados por editoras pequenas, ele arrasa. Sim, livros de contos nem sempre são bem vistos, mas quem vai falar mal de histórias escritas por um gênio como Gaiman?
Ele já começa falando sobre aviões em uma introdução maravilhosa, e digo isso porque recentemente eu comecei a ter horror de aviões, mas o pavor dele é outro, ele não curte muito aqueles avisos da aeromoça mandando colocar a máscara, porque? Porque se lembra naquele momento que todos nós usamos máscaras no nosso dia a dia. 
Diferente de outros livros de contos já publicados, esse tem artigos de revistas, textos escritos à pedido de sua editora e muito mais, e essa é mais uma razão para ler esse livro com calma, e apreciar cada história criada por ele.
Cito como meu favorito dentre os 23 contos escritos, A Bela e a Adormecida. Porque mistura dois contos que adoro clássicos mas que foge bastante à visão que temos trabalhada na Disney de mocinhas indefesas. 
Mas claro que há pitadas de Gaiman em muitos deles e vou citá-los aqui, me arrepiou ler Detalhes de Cassandra, regado de mistério e com um quê de " sério que terminou assim?" o conto tem um final arrebatador que faz você ficar pensando nele até já ter começado a leitura do próximo.
Já em " Hora Nenhuma" ele faz uma homenagem a Doctor Who, ele escreveu essa história para os 50 anos da série por não ser super fã gostei mas tenho que certeza de que se conhecesse mais a fundo teria me aproximado mais das entrelinhas, mas me entreti muito com a TARDIS. 
Quando começamos a leitura de "Hora de aventura" também nos apegamos a história sobre pais, e no se de fato sabemos tudo que aconteceu na vida de nossos pais. O protagonista arrumando a casa juntamente com sua mãe encontra uma figura estranha. Um objeto que mais causa dúvidas do que certezas. Pertencia a seu pai já falecido e com a descoberta do objeto ele entende que não sabia quem de fato era seu pai. 

Impossível não se prender às histórias. Gaiman merece ser lido sempre. 

*Para comprar no Submarino clique aqui

6 comentários:

  1. Eu fujo muito às regras! Sou apaixonada por contos e faço questão de vez ou sempre, ler alguns. Tento até fabricar alguns.
    E já estou de olho nesse do Gaiman faz um tempinho. É a segunda resenha que leio dele e isso fez com que eu ficasse mais apaixonada ainda.
    Lerei assim que possível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu amo contos, mas nunca li os contos de autor.
    Pela sua resenha, as histórias são maravilhosas e intensas.
    Amei sua resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Realmente Gailman arrasa em seus livros.
    Gostei de saber que esse é sobre contos diversos e que mostra um ponto de vista bem diferenciado do autor.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Confesso que não tinha ouvido falar do autor,mas parece que o livro é bom, gosto de contos, e parece dar um pouco de medo, irei procurar ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nunca li nada dos autor, mas tenho muita vontade. Sempre que leio uma sinopse ou uma resenha, de suas obras, fico mais ansiosa para conhecer melhor a escrita dele.
    Dica anotada! Espero poder ler em breve.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Só li um livro dele, e morro de vontade de ler tudo que ele escreveu! Um dia eu chego lá ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)