quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

[Resenha] Rogéria - Uma Mulher e Mais um pouco @sextante

Título Original: Rogéria - Uma Mulher e Mais Um Pouco
Autor: Marcio Paschoal
Editora Sextante = Estação Brasil
Número de págs: 239

     







        

            Livro não recomendado para menores de 18 anos
Eu logo me interessei em ler a história de Rogéria pois sempre admirei que ela tivesse respeito no meio artístico, sim, mesmo tendo nascido Astolfo Pinto, ela conseguiu ter uma carreira de sucesso no meio em tempos onde não era nada normal homens se vestirem de mulheres, e mais impressionante ainda, sobreviveu à ditadura fazendo seus shows.
O que talvez eu não esperasse e aí confesso que achei o livro pesado, são os detalhes de algo que ela mesma assume ser viciada: em sexo. Desde que teve a primeira relação- e aqui explico que Rogéria nunca quis fazer operação afinal é feliz com o que tem- não parou mais e raramente manteve relacionamentos que durassem mais tempo que suas apresentações no palco.
Ao me deparar com os relatos, assumo que a forma como o autor escolheu para contar foi extremamente prazerosa na leitura. Ele narra as histórias de Rogéria e então entra em outra cor o texto que é ela própria falando sobre o que aconteceu na data.
Não há nomes de famosos que tiveram casos com ela, mas há vários indicadores de muitos deles em diversas áreas: de políticos a jogadores de futebol. o furacão Rogéria nunca deixou escapar um que ela se sentisse atraída. 
Diferente da maioria dos travestis da época que tinham que se prostituir e com isso acabavam viciadas, ela primeiro começou como maquiadora de grandes estrelas como Emilinha e Dalva de Oliveira para depois lançar-se no showbiz com seus shows inspirados em sua diva maior que era Marilyn Monroe. 
Com a ida a Paris e carreira à toda no Moulin Rouge ela se viu sendo desejada por muitos homens, como ela mesma conta nunca aceitou fazer programas mas se dormia com alguém e a pessoa queria lhe pagar, passou a aceitar muitas vezes.
Para comprar seu primeiro apartamento no Brasil ela se submeteu ao que não gostava e pode ser visto assim como a única vez que fez programa já que teve que transar com uma mulher e o marido rico assistiria à tudo, fez com muito esforço, e não gosta nem de recordar da cena.
Intensa e sem meias palavras é uma mulher que vive o que lhe é oferecido e o que ela deseja, sendo assim não avalia seus amantes, dormiu com um camelô que ficava próximo ao seu edifício mas também teve homens que lhe cobriam de jóias. 
Os detalhes podem chocar os mais puritanos, eu confesso que me "assustei" com alguns relatos já que imaginei que ela fosse contar que viveu grandes amores com algum marido por anos..o que não acontece, ela fazia sexo com todos e como ela mesma diz seu lado homem nessa hora aflora, não se prende a ninguém.
A paixão pela mãe também está presente, a companheira e que nunca  a recriminou por ser diferente tem muitas citações da filha saudosa que a perdeu em 2011.
A carreira como cantora e como produtora de shows de striptease, as atuações na tv e no cinema, tudo está presente. E fazem dessa biografia um interessante livro para quem quiser saber mais da vida da primeira travesti a estrelas propagandas no Brasil e ser reconhecida pela sociedade.



6 comentários:

  1. Não sou muito fã desse tipo de história e não tenho vontade de dar uma chance.
    Boa a resenha para quem gosta desse tipo de história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Então..rs
    Eu não gosto da "moça".
    Já vi e demais ela na tv e seu jeito único. Mas é questão mesmo de santo não bater.
    Nada contra o gênero dela, mas a pessoa mesmo. E pelo que li acima, o livro não vai me descer muito não.
    Beijo

    ResponderExcluir





  3. Raffaaaa! Amei a resenha, sempre tive um fraco por biografias mas ainda não li essa, mas já estou querendo essa para ontem! A Rogéria é parte da nossa cultura popular e uma mulher que conseguiu quebrar um tabu, considerado tão grande, em tempos sombrios! Um beijo para a Rogéria!

    Thiago ( Aliança )


    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    gosto de biografias bem escritas e verdadeiras (porque tem algumas por aí que é invencionice - se é que existe esse termo) e como sou um fã e admiradora da Rogéria, gostaria demais de ler esse livro sobre sua vida, seus 'relacionamentos' e tudo que passou para chegar ao estrelato.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, mas não fiquei interessada em saber sobre as intimidades dela, mas sim sobre o profissional.
    De repente mais pra frente eu fique com vontade de ler.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto ler livros de biografias, principalmente de pessoas que não conheço. Mas tenho tentado conhecer coisas novas e histórias novas e me interessei bastante pela história de Rogéria, principalmente pelo que ela teve que passar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)