quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Conhecendo o Escritório da Estante Virtual

Meu contato com a Estante Virtual aconteceu em 2013, quando após assistir o filme de Salinger eu queria muito ler o livro O Apanhador no Campo de Centeio. Com o livro esgotado e fora de catálogo alguém me indicou o site, onde pesquisei e encontrei, mas acabei não comprando porque uma amiga me deu o livro que era dela. 
Um dos grandes negócios do site é esse, os livros que não encontramos mais com facilidade. Eu, confesso, não sou uma compradora assídua de livros usados, quando existia um sebo ótimo no bairro onde moro, vivia por lá e muitos dos exemplares de minha coleção de Meg Cabot por exemplo, vieram de lá. 
Quando a assessoria do Estante Virtual me convidou para uma parceria, não pensei duas vezes no que eu gostaria de fazer: visitar o escritório deles. Imaginem que incrível conhecer onde e como trabalham?
Foi depois do OK deles, que me preparei para passar uma tarde maravilhosa, mergulhando no mundo do site, e claro, vocês vem comigo nessa visita, com as fotos que tirei e com um vídeo que fiz pensando em vocês.


Minha visita ao escritório da Estante Virtual aconteceu à tarde, logo na entrada a gente já percebe o clima bacana deles. Talvez porque trabalho em empresas gigantes dessas que temos o pessoal legal e o povo do nariz em pé, eu tenha me desacostumado com ambientes tão acolhedores. A impressão que tinha a cada "Oi, tudo bem?"é a de que me conheciam há anos. E só por isso já me senti bastante à vontade.
Encontrei com a Natália Figueiredo que é redatora do blog da Estante e foi ela quem fez um primeiro tour me apresentando às pessoas. Alguns anotavam o nome do blog e do meu livro para conhecerem, o que claro me deixava super feliz. A primeira impressão já sido ótima, uma recepção aconchegante com livros por todos os lados, como não amar? Notei também que muitas frases de escritores iam compondo os espaços, todas com uma razão de ser, por mais que  o ambiente seja super gente boa, é claro que ali se trabalha muito. Afinal livro é negócio e ninguém por enquanto é pago com letras ( nessa os números nos ganham de lavada!). 
Os livros depois foram explicados o como funcionam, eles são para os funcionários levarem para casa, eles podem devolver após lê-lo ou ficarem com ele e trazerem outro exemplar para repor. Essa ideia bacana e super útil é a cara da Estante Virtual, afinal um lugar que vende a ideia dos livros usados, deve incentivar seus funcionários a trocarem livros entre si e a doarem aquele que está em casa e não será relido.

Quando a Flávia da Approach chegou foi a vez de de nos reunirmos em uma sala para que eu fizesse as perguntas que tinha preparado. A Flávia foi a responsável por esse encontro, ela que começou o contato comigo e é sempre muito bacana dar cara aos emails que recebemos!
Como não poderia deixar de ser o espaço escolhido para o bate-papo foi uma sala de descanso que não tem nada de comum, tem uma bateria, então não imagino que a ideia seja tirar uma soneca.  Outra coisa que notei foi o colorido dos ambientes, dava vontade de tirar fotos em todas as paredes coloridas que via pelo caminho.
À postos, com um lanchinho preparado por eles, foi a vez de conversar com a Natália, com a Flávia e também com o André Sequeira ( Coordenador de Comunicação) e a Marianna Valle ( Designer). Claro que contei um pouco do como surgiu o blog e do meu livro, para então entrarmos a fundo no maravilhoso mundo da Estante Virtual.
Eles contaram que o site surgiu em 2005, seu criador foi outro André, o Garcia, que não estava presente. Imaginem que quando tudo começou o site tinha cadastrados com eles apenas 12 sebos! Hoje eles tem 2.609! São ao todo 60 funcionários divididos entre áreas como Marketing, Financeiro, Comercial e TI. 
Perguntei qual era o diferencial da Estante Virtual e o André respondeu: "É ter tudo, é ser democrático. Na estante você encontra livros que já estão esgotados!"
O que é verdade, além de claro fazer chegar o produto em locais que o dono do sebo não alcançaria, um sebo pequeno em Alagoas vende facilmente através da Estante Virtual, mas seria difícil ele ser descoberto por alguém do Rio somente em buscas do Google. 
Uma coisa que eu não sabia era que a Estante trabalha com livros novos também, achei meu livro vendendo em diversas livrarias ( sim, há livrarias com livros zero km à venda, geralmente as que não possuem loja virtual se filiam ao site).

Perguntados sobre a crise que afetou  o país, eles responderam que sentiram claro a crise mas que as pessoas tem procurado gastar menos e o site é exatamente para isso, para que você possa pagar 8 reais em um livro semi-novo que está à venda por 40 reais lacrado.
Além de claro, a parte de preocupação com meio ambiente, a releitura, a reutilização ajuda e muito para a preservação das árvores. 
O público maior do site é de mulheres, passam da metade em quantidade e a maioria tem acima de 40 anos. 
Uma das perguntas que fiz e que eles disseram que muita gente faz, é onde fica o estoque deles. Aí que está, a Estante Virtual não armazena nenhum exemplar, eles são uma ponte eficaz para o leitor chegar no livro que ele deseja comprar, seja ele didático ou não. Um aumento significativo é notado nos acessos deles quando estamo em época de Volta às aulas, principalmente de universidades.
E é por causa dessa facilidade e do ótimo custo/benefício que o site alcançou o incrível número de 16 milhões de livros vendidos! Cada dia mais gente - assim como eu!- descobre o site e percebe que é uma ótima opção para encontrar um livro que queria muito. Aliás, muitos leitores se impressionam quando recebem os livros em casa com o como "com cara de novo"ele chega. Isso é ótimo, porque perde a impressão de que todo livro lido é amassado e com defeitos. Olhe para sua estante, você certamente ama livros assim como eu. Eles estão em péssimo estado? Ou muitos parecerem que nunca nem foram lidos? Ainda bem que muitas pessoas são como nós!
Durante o tour visitei as salas com nomes de escritores brasileiros que amamos e claro que sonhei com um ambiente assim na minha casa #quemmedera
Também fiquei encantada com os quadros com as capas dos livros mais vendidos por eles de cada ano( isso vocês podem conferir no vídeo que preparei!).

Foi uma experiência muito legal saber mais da Estante Virtual e conhecer essa equipe linda.
Claro que eu perguntei à eles, e aqui está: se você ficou morrendo de vontade de trabalhar com eles, a dica é olhar sempre a página da Estante Virtual no LinkedIN! Eles divulgam as vagas abertas por lá. E parece que tem uma no momento aberta para o setor de Design. 
Espero que tenham curtido a visita tanto quanto eu! O vídeo completo está abaixo. 





Ah, e esqueci de mostrar por aqui. Ganhei esse kit fofo da equipe( a Tristeza não veio junto, mas ela chegou aqui em casa hoje também e quis aparecer na foto).

8 comentários:

  1. Raffa, também adoramos te receber na Estante e conhecer melhor sua paixão pelos livros e por boas histórias! Valeu pela tarde cheia de risadas e troca de ideias sobre autores, obras e livreiros! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Que incrível Raffa, uma grande oportunidade trabalhar com livros.
    Amei tudo que você apresentou e falou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Antes de entrar para a faculdade não conhecia esse site, e foi exatamente quando eu precisava comprar livros esgotados, e que não foram publicados optei por adquirir pelo sebo, ainda não precisei adquirir nenhum, mas sempre estou olhando e pesquisando. Imagino que visitar um escritório desse porte, deve ter sido uma oportunidade e tanta.

    ResponderExcluir
  4. Raffa, eu amei ver o seu passeio pela Estante Virtual. Os preços acessíveis de livros, em meio a crise que estamos enfrentando é realmente, de grandiosa ajuda. E afinal, 16 milhões de livros vendidos não é para qualquer um, né?
    Também quero fazer um passeio!!! ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Q incrível! Tb quero um passeio desses!!!! Kkkkk Q ambiente acolhedor! Adorei!! E já sou usuária do site tem tempo e adoro!!!

    ResponderExcluir
  6. Só de chegar num lugar destes, parece que tudo muda. É beleza e simplicidade demais, reunidos em um lugar que mais parece um quartinho da casa da gente.
    Quem dera mais pessoas investissem em algo semelhante.
    Cultura de forma simples e mais em conta a um povo tão carente de aprendizado.
    Amei cada pedacinho e os trechos de livros e autores espalhados pelo local.
    Sem contar a educação e gentileza de todos!!!!
    Ah..amei!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Imagino a emoção de estar em um lugar tão acolhedor e de grande importância, por A Estante nos presentar com livros com preços mais baratos e de difícil acesso no mercado. Espero que um dia eu também possa ter a chance de visitar um local como A Estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece maravilhoso trabalhar lá ^_^
    Eu vou sempre num sebo que tem na Tijuca, e acabo levando meus livros lá para trocar por outros, assim economizo um pouco, e não fico com livros parados na estante ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)