terça-feira, 10 de janeiro de 2017

[Resenha] Deuses Americanos @intrinseca #NeilGaiman

Título Original: American Gods
Título no Brasil: Deuses Americanos
Autor: Neil Gaiman
Editora Intrínseca
Número de págs: 576
#5











Neil Gaiman é daqueles autores que queremos sempre ver por perto, a cada livro lido - e eu sei que são muitos, eu mesmo amando o cara não li nem a metade das obras publicadas- seus livros nos inquietam, nos desafiam, e nos permitem refletir no que somos. É o caso desse maravilhoso Deuses Americanos, em uma edição belíssima lançada pela Intrínseca, o autor nos apresenta Shadow, um homem que está na cadeia há 3 anos, e que não vê a hora de sair e rever sua esposa. Acontece que quando isso está prestes a acontecer algo lá dentro acontece e faz com que mude todos os rumos do que ele pensava quer seria sua vida fora do local.
Ainda mais quando já solto ele conhece um homem com nome de dia da semana, Wednesday ( Quarta-Feira) que lhe vem com uma proposta tentadora mas que ao mesmo tempo cheira a vender a alma ao capiroto, ele se rende e começa a observar que a sociedade que ele conhecia de quando foi preso não é mais a mesma e que deuses mandam nos acontecimentos.
Não pensem que é só  misticismo, porque tem metáforas ótimas no quanto Gaiman mistura crenças e valores, só alguém gênio como ele conseguiria nos apresentar algo tão denso e intenso.
Shadow é um protagonista inquietante, é um anti-herói mas ao mesmo tempo não é vilão, ele é exatamente como nós, fraco e tentado aos pecados, não de uma foma religiosa somente, mas de uma forma moral, ou seria imoral?
Os tais deuses americanos não estão acima de nós, mas são criados por nós, acreditados por nós que alimentamos uma força que cremos, um mundo onde muitos tem fé e tantos outros a perderam e amam o que é capitalista - não sei se essa é a palavra correta- ou ganancioso,os males que nós alimentamos diariamente.
Gaiman mostra que a vida é feita de escolhas, e mesmo quando optamos pelo imoral, ilegal, nem sempre nos vemos como o fazendo de tão comum que se tornou.

Não é um livro de fácil leitura, Gaiman é mestre em detalhes,e para os marinheiros de primeira viagem pode soar como lento, mas não desista,  o autor sempre traz excelentes reflexões ou histórias como essa que te marcarão para sempre.


*****************************************************
O livro virou seriado e estreia em abril de 2017! O trailer passou na Comic Con de San Diego do ano passado, não achei legendado e tem spoilers que não coloquei na resenha, então POR FAVOR SE NÃO GOSTA DE SPOILER NÃO CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO!!!







9 comentários:

  1. Parece ser uma história bastante interessante e que ao mesmo tempo tem um toque de realidade, não os deuses mais as crenças e a ambição de poder.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Deve ser mais um daqueles livros fabulosos do Gailman, onde dá até para refletir sobre nossas próprias atitudes adversas no cotidiano.
    A série parece que será ótima.
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Só por curiosidade..o moço(lindo) do trailler é o mesmo de The 100??rs
    Neil é um dos autores que nunca sai de linha, por mais livros que escreva. Sempre consegue trazer algo novo e inovador.
    Sem contar que ele também é fã de reviravoltas em suas histórias, outro ponto que gosto muito..rs
    Como não conhecia o livro, fiquei muito curiosa, ainda mais com essa pontinha de misticismo e crença!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muuuuuito ler esse livro, mas como só li um livro do Gaiman acho melhor ler outros antes desse. Tenho uns 2 livros dele para ler aqui em casa.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Também tenho uma enorme admiração pelo trabalho de Neil Gaiman. Suas estórias nos trazem uma reflexão que vão além de uma narrativa.
    Acho essa edição de Deuses Americanos lindíssima e torço para que um dia eu possa ter na minha estante. A estória também não passa despercebida em mostrar a crença e escolhas em nossas vidas.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Raffa, Gaiman traz ao público nesta obra aquilo o que ele tem de melhor: fantasia urbana e devaneios. Um livro que eu sempre quis ler. A maioria das críticas que leio sobre ele o classificam como genial. E sempre que eu leio uma nova resenha, fico com vontade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Para os marinheiros de primeira viagem como eu talvez esperaria um pouco mais para começar a leitura desse livro, até porque ultimamente tenho deixado de lado livros mais lentos, quem sabe futuramente dou uma chance. A premissa do livro e bem bacana, apesar das descrições que deixa a leitura mais lenta, ainda sim a história me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá, confesso que nunca li nenhum livro do autor mas tenho uns amigos que amam seus livros.
    Quem sabe eu não sou uma chance ao autor lendo este livro ?
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tá na minha lista já tem um tempo. Aliás, vários dos livros do Neil estão. Mas eu nunca li. Esse ano me coloquei como meta, ler tds aqueles autores q gostaria mto d ler mas ainda não li, como Neil, Colleen e Carina Rissi. Gosto d livros q me levem a reflexão....

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)