sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[Resenha] Sonata em Punk Rock @babidewet

Título Original: Sonata em Punk Rock
Série Cidade da Música
Autora: Babi Dewet
Editora Gutenberg
Número de págs:301
#11









Imaginem uma história que une uma protagonista forte e encantadora e que ainda ama música? Em Sonata em Punk Rock a escritora Babi Dewet nos apresenta Valentina Gontcharov, uma moça que tem talento para música e que o pai abandonou a mãe e ela quando ainda era muito pequena. Anos mais tarde quando ela está prestes a  entrar na faculdade parece que o pai que agora é famoso e considerado um grande violonista quer se redimir e oferece pagar à moça a faculdade de Música que sua mãe não teria condição mas que é o grande sonho dela.
Se inicia assim a história de Valentina que tem  o apelido de Tim, a menina vai se mudar para Vilela que exatamente por causa da tal conceituada Academia Margareth Vilela é chamada de Cidade da Música. Logo de cara ela que é fã de punk rock e feminista vai levar um susto porque as pessoas são bem diferentes do que imaginava, mas ela não é de desistir não, ela responde à desconhecidos quando o assunto nem é com ela mas a incomoda e vai encarar as aulas intensas de piano, violão e canto para ter a mesma disciplina das demais. 

 A primeira barreira é que ela não curte música clássica e lá os estudantes são muito mais voltados para esse gênero musical. Me identifiquei muito com ela, meu pai que é pianista sempre me incentivou muito para ouvir ópera e música clássica mas apesar de gostar de meia dúzia de canções que ouvia era nos Guns n' Roses que eu amava as melodias e ouvia o dia inteiro. Como Tim nem teve contato com o pai direito, o gosto é só dela mesmo, sendo assim claro que tem sempre os humildes que estão dispostos a ajudar, e esse papel será o de Sarah uma violonista simpática e talentosa que vai se tornar amiga de Tim, lhe apresentando para a banda que toca e seus fiéis amigos Pedro e Fernando. A história vai se enrolar um pouco quando ao construir sua grade ela optar pelo piano como instrumento, sem nunca tê-lo tocado antes. E gente, se vocês conhecem piano como eu conheço - mais uma vez lembro que em minha casa o piano sempre foi instrumento sagrado, meu pai além de toca-lo a vida inteira ainda os afina- sabe que é um dos instrumentos mais dificéis de tocar, requer técnica e talento. Mas nossa protagonista vai descobrir que sabe ler partituras sem ajuda mas lógico que não vai conseguir tocar piano e vai pagar um mico danado na frente de todos irritando a professora dessa turma.
É aí que entrará em cena o crush, mas que ela ainda não sabe que é, Kim é bem mal humorado, foi criado pela dona da Academia e toca piano super bem, é coreano e a princípio nem vai curtir muito ter conhecido Tim, até porque ela o ajudará em um momento nada bacana. Mas....nada melhor do que um dia após o outro, a moça vai pedir ajuda a ele para aprender a tocar o instrumento, claro que ele só vai topar porque ela vai falar que não contará o que viu antes e que ele não quer que todos saibam para ninguém. 
Entre  muitas aulas e xingamentos - o cara tem zero de paciência- ela vai perceber um Kim mais humano, apesar de sempre ser fechado para muitos assuntos.
Normalmente os orientais tem uma técnica apurada pro instrumento e inclusive se dedicam horas e horas para aprender a tocá-lo perfeitamente. O maior pianista do mundo na atualidade é Lang Lang um chinês que até foi pioneiro  em uma técnica menos estressante para aprender piano, em seu país ele é um fenômeno, a melhor fabricante do mundo do instrumento, a Steinway até criou instrumentos com seu nome. No Brasil, ainda em atuação, temos Nelson Freire. Bom, essa pequena grande explicação foi para dar os parabéns para Babi, ela foi a fundo no como o instrumento não por acaso é um dos sons mais belos que existem, é preciso talento e sensibilidade para tocá-lo bem além de uma afinação precisa que leva mais de 1 hora no mínimo. 
Já aviso aos navegantes que o livro é narrado ora por Tim, ora por Kim, então prestem atenção nos detalhes para saber quem está te contando aquele capítulo. 
Uma coisa que curti muito foi cada capítulo ter o nome de uma música, gente e o capítulo 3 que é Welcome to the Jungle dos meus amados Guns n'Roses. Como não poderia deixar de ser, em tudo que se trata dessa autora querida e feita de letras e música tem uma playlist maravilhosa para ouvir sem medo, só tem música boa! 
Ah e claro que como é uma trilogia, não acontece tudo que queremos nesse volume...por essa razão só tenho uma reclamação...cadê os outros livros? Preciso para ontem. Uma graça de livro. 

Para ouvir <3!
1. Rock & Roll - The Runaways
2. No more dream - BTS
3. Welcome to the jungle - Guns n' Roses
4. Fake Plastic Trees - Radioheard
5. No feelings - Sex Pistols
6. Make me wanna die - The Pretty Reckless
7. O Guarani - Carlos Gomes
8. Head on collision - New Found Glory
9. Good Riddance (Time of your life) - Green Day
10. Nillili Mambo - Block B
11. Rebel yell - Billy Idol
12. Noturno - Chopin
13. Punk Rock 101 - Bowling for soup
14. Cherry Bomb - The Runaways
15. Pretty Girl - Sugarcult
16. Concerto para y violino - Vivaldi
17. Heart of glass - Blondie
18. Queens of noise - The Runaways
19. How soon is now? - The Smiths
20. Baby, I love you - Ramones
21. Sonata para piano - Igor Stravinsky
22. Changes - David Bowie
23. I'm in love with a monster - Fifth Harmony
24. One way or another - Blondie
25. Bad Raputation - Joan Jett & The Blackhearts
26. Boulevard of broken dreams - Green Day
27. Space Oddity - David Bowie
28. I love Rock'n'Roll - Joan Jett & The Blackhearts 


* Você pode ganhar o livro Sonata em Punk Rock, ele é o livro do mês no Comentarista! Participe!
  

8 comentários:

  1. Raffa!
    Estava com problemas para acessar seu blog, sei lá que pau dava no pc e toda vez travava, mas hoje consegui...
    Nossa! Adorei o livro. Primeiro porque fala de música e gosto da ópera ao punk rock, portanto, é perfeito.
    E depois que a playlist, fiquei ainda mais apaixonada.
    Adorei!
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Só de ler Ramones, Bowie e Runaways na trilha sonora, já arrepiei!!! É impossível não chegar numa resenha que traga música assim e simplesmente, passar despercebida.
    Já tinha lido uma ou duas resenhas sobre esse livro, mas nada que fosse tão a fundo nas explicações.
    Piano é sem dúvidas, um dos instrumentos mais lindos que existem e também, creio eu, um dos mais que exigem dedicação e talento.
    Se puder, lerei com certeza!!!
    Sem contar a capa que é linda!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, primeiro porque até o presente momento não tive oportunidade de ler nenhum livro dessa autora, porém seus livros sempre me interessam, depois pelo fato de ser apaixonada por música, e livros, e quando a essa mistura fico totalmente feliz. Essa personagem vai ter de aprender a lidar com essa diferença de gosto musical, porém quando queremos algo somos capazes e correr atrás para conseguir alcançar. A história me pareceu ser muito bem construída, com personagens bem cativantes.

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é muito alegre e convidativa. Nunca li nada da autora, mas pretendo ler e talvez comece por esse livro, pois ele está parecendo o melhor pra mim no momento.
    Adoro leituras leves e que ainda tragam a música como grande parte do cenário. Vou ler escutando toda a playlist junto!
    Bjs, Raffa!
    P.S: A autora falou que é volume único. Serão três livros não sequenciais e cada um conta a história de um personagem diferente.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma história incrível e bem harmoniosa.
    Amei a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sonata em Punk Rock está sendo o livro mais almejado por mim no momento. Quando o vi achei a capa linda!! Sou apaixonada por leituras nacionais e ver que a estória se passa em um lugar repleto de música, me fascina ao extremo, me fazendo crer que será uma das melhores leituras que terei. Espero que seja em breve, néh?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quero muuuuito ler este livro!!!
    Ele me lembrou um pouco um anime que vi uns anos atrás, mas a menina sabia tocar piano, mas de um jeito diferente do crush.
    Deu vontade de rever o anime ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Quero mto ler esse livro. Ele já estava na minha lista e confesso q coloquei pela capa. Só depois é q fui ler sobre o q se tratava. Caramba Raffa, não sabia td isso sobre o piano. Obrigada pelas explicações 💕💕

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)