segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Resenha] S.O.S Amor Para Apaixonadas * ( ou desesperadas)

Título Original? S.O.S amor para apaixonadas ( ou desesperadas)
Autora: Flavia Pavanelli
Editora Gutenberg
Número de págs: 143
#13













Eu certamente não teria comprado esse livro caso não o tivesse ganho. Por uma razão muito especial: não conhecia a moça. Dito isso fui atrás de informações sobre ela nas redes sociais e descobri que ela tem só no Instagram mais de um milhão de seguidores. Outro mais de um milhão a seguem no seu canal do YouTube. Pronto, claro que isso já basta para ter um convite e se vender livros, certo? Mas afinal sobre o que o livro fala? 
Aqui começam meus pontos de interrogação iguais aos de vocês. Flavia é linda isso é claro. Tem um público cativo, isso óbvio pelos números citados acima, mas ao ler descobri que ela acabou de completar 18 anos! Gente, o que aconteceu com o mundo? Ela tem essa idade e escreveu um livro de mais de 100 páginas dando conselhos sobre relacionamentos. 
Vamos pensar agora comigo, se quando Isabela Freitas escreveu o seu Não se apega, não  eu já tinha cantado a bola de que uma moça da idade dela sem formação não poderia dar conselhos de psicóloga, ou seja, sempre achei que ela vai a uma e o que ouve colocou no livro. Por favor, não me apedrejem porque não sou a tia velha que odeia Youtubers, pelo contrário, assisto muitos, me interesso e aqui no blog já deve ser o décimo YouTuber que tem seu livro resenhado. Mas o que indago é como alguém da idade dela pode ter bagagem para falar de relacionamentos? 18 anos...ela pode ter tido quantos namorados? Ou os namoros não duram mais anos? Eu na idade dela com 18 anos ainda estava com meu primeiro namorado que comecei a namorar com 15! E sinceramente não creio que eu tivesse experiência para escrever um livro falando de como se portar pós término, ou como paquerar nas redes sociais. Sim, o livro dela tem esse conteúdo.
 Para quem funciona? Certamente para as meninas mais saidinhas de 12 ou 13 anos, não creio que as mais velhas que  a seguem por causa de outros vídeos vão acreditar que ela é de fato especialista no assunto. E ainda ...assistindo ao vídeo dela no Canal falando sobre o que era o livro, ela citou que sempre gostou muito de escrever, que lia muitas coisas ( não vi citar nenhum livro, mas ok) porque escrevia no blog. E disse que teve ajuda da editora com a organização e que ela recebeu o projeto final e foi editando as coisas, que o livro foi feito à quatro mãos! OI??? "Nada saiu no livro sem que eu tivesse lido ou aprovado", palavras dela.
Ou seja, esse livro entrou com o rosto dela e o sucesso dela? Ela ainda completa dizendo no mesmo vídeo que "eu não quero que seja aquela coisa escrita, aquela coisa chata". Parei por aqui gente.
 E sinceramente seria mais honesto colocar que foi mesmo escrito por 4 pessoas, porque a moça mesmo entregou que não foi ela com recém completados 18 anos que fez o livro.


*Esse livro foi cedido pela Editora Gutenberg no evento Aliança de Blogueiros do RJ. 
  

13 comentários:

  1. Viiiixi, então tá tendo isso agora???
    Youtuber virando ghostwriter pra vender mais? kkkkkk
    Eitaaaaa.
    Eu não a conhecia, mas achei um exagero a publicidade que fizeram do livro dela, (a editora) sendo que não fazem assim com outros autores ainda mais nacionais.
    Enfim, não lerei. kkkk Não me interessa, e sendo escrito dessa maneira piorou.
    E também concordo com você, Raffa, que que uma menina de 18 anos sabe da vida? kkkkkk Pelamor kkkkkkkk
    bjosss, excelente resenha, com opinião séria, como sempre! ;)

    ResponderExcluir
  2. Já não gostei, pois ela não fala coisa com coisa e diz uma coisa e escrevi outras. Não sou fã de youtubers, mas assisto aos vídeos de vez enquanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que preguiça desses novos autores e das editoras que resolveram apostar nesses autores que não têm nada a dizer. Nem muita experiência pra contar nada da vida, só que a incapacidade ou falta de talento para inventar uma história é tamanha, que preferem aos 18 anos passarem uma falsa ideia de que sabem tudo de relacionamento. Pelo amor de Deus, eu realmente devo ser muito retardada nesse quesito, viu?! Aos 18 eu namorava com o meu primeiro namorado e fiquei com ele até os 25. Capaz de eu ser um E.T., aliás, nós duas Raffa. kkkkkkkk Olha, prefiro ficar quieta, porque me deu vontade de falar tanta coisa, mas tanta, só que nem vale a pena. Nunca mais tinha vindo aqui, saudades do seu cantinho, volto com mais calma depois para ler os outros posts.
    Beijo, beijooooooo!
    She

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa tudo bem. Vim ler a resenha por que fiquei curiosa. Concordo com vc plenamente, eu com 34 anos não sei a metade de como dar dicas de relacionamento, imagine uma garota de 18 anos que nem maior de idade é. As editoras tinha que ter mais critério e parar de só visar o lucro da venda só por que tem público, cadê a coerência nisso tudo? Enfim, adorei a resenha. Muito melhor que o livro com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Como assim não foi ela que escreveu o livro?? #chocada
    Não gosto de ler os livros escritos por youtubers. A maioria deles tem pouquíssima idade para dar conselhos sobre a vida e sendo assim, evito este tipo de leitura. Já este, fiquei bem intrigada. Como a editora publicou um livro sem ser dela?? O.o
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É, parece que não foi ela que escreveu mesmo...
    E nunca ouvi falar dela, tem muito youtuber lançando livros, gente que não sei de onde brota!

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  7. Raffa!
    É o seguinte, ao contrário de você, poucos são os youtubers que gosto e menos ainda os que escrevem livros... não são de forma alguma minha praia, nem é preconceito, é justamente por serem jovens e não terem muito a me acrescentar, pelo menos os que vi até agora...
    Desejo uma ótima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bem, quem já leu alguma coisa que eu comento quando se trata de Youtubers, sabe a aversão que tenho a eles.
    Não consigo acompanhar nenhum e muito menos, gostar de alguma coisa. E na boa? Me recuso a ler algum livro publicado.
    Sinceramente, acredito que um leitor que se considera ao menos um leitor, mereça bem mais do que "patricinhas e mauricinhos" que se acham no direito de saber da vida. Que fiquem bem longe de mim com suas vozes de gralhas e seus "conselhos" que com certeza, nem seguem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Posso dizer que morri com sua resenha, acompanho a Pavanelli, desde que ela tinha seus 16 anos, e ela ficou famosa por causa de uma rede social de perguntas e respostas, e segundo pela sua conta bancária, e claro por sua beleza. Hoje além das festas de aniversários patrocinadas, e luxuosas, tem o namorado rico, enfim tudo isso leva a pessoa a ser muito mais famosa, o que acaba fazendo com esse youtuber levem fama as editoras, eles não perdem uma. Quando soube do lançamento do livro fiquei bastante chateada, tantas autoras nacionais, com histórias sensacionais, lá vem uma quem nem escreveu seu próprio livro, publica e acaba sendo um dos mais vendidos, isso me chateia. Claro, compra quem quer, mas eu não.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raffa! Como vai?
    Fiquei intrigada quando você nos disse que o livro não foi escrito pela youtuber. Jamais vi algo igual!
    Eu acompanho alguns youtubers, mas não os imagino publicando um livro (Whindersson, talvez?), e mesmo que publiquem, não tenho interesse em ler. Principalmente esta, que eu jamais ouvi falar e saber que não foi ela que escreveu, qualquer curiosidade que tenha surgido, dissipou completamente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Gente q absurdo!!! Obviamente não leria o livro, pq nem curto YouTubers e nem sou chegada a ver vídeo e não tenho nenhuma vontade d ler esses livros. Achei uma enorme falta d respeito da editora. E é impossível q uma criança (pra mim é criança sim) possa falar sobre relacionamentos com essa propriedade toda. Tô chocada!!

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha sei nem o que comentar! Ainda fico com cara de "wft" toda vez que vejo esse livro ou outro qualquer desses youtubers.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Raffa, difícil né?
    Dezoito aninhos, já querendo dar conselhos sentimentais?
    Eu com 26 já sofro pra dar uns conselhos puramente intuitivos no meu canal... Jamais me sentiria apta a escrever um livro sobre o assunto. Mas a verdade é que livros de youtubers estão aí para gerar venda rápida, o conteúdo nem sempre é o que importa, não é mesmo?

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)