quarta-feira, 22 de março de 2017

[Resenha] Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros

Título Original: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros
Autor: Fábio Yabu
Editora Globo Alt
Número de págs: 198
#53








Aqueles contos infantis que ouvimos ou lemos a vida toda não são exatamente se prestarmos atenção  histórias fofinhas para serem contadas por crianças, certo? Vejamos a Branca de Neve, a madastra  má manda que o caçador a leve pro meio da floresta, a mate e ainda arranque seu coração. Mas ainda acho pior os próprios pais obrigarem os filhos a irem pro meio da floresta, se perderem propositalmente para que lobos os comam. E isso foram os pais das crianças que fizeram, como é o caso de João e Maria.
Pensando por esse lado os 12 contos de Fábio Yabu são até lights, o primeiro deles fala sobre Branca dos Mortos e aos invés de anões temos zumbis. O que seria um filme de terror se transforma em uma história até mesmo engraçada quando indo atrás de Branca ela encontra assustadores zumbis. Em seguida falamos de João e Maria em um conto intitulado João, Maria e os Outros...claro que estamos falando de criaturas sobrenaturais e o que poderia ser mais assustador para os irmãos do que o que já passaram em vida com seus pais?
E a pobre Cindehella? Maltratada pela madastra de um olho só e suas filhas tão feias quanto ela limpa a urina delas e dá a volta por cima brilhantemente com a ajuda de seres que outrora seriam aterrorizantes.
Passeando com humor por contos macabros o autor nos ganha facilmente em cada um deles, nem mesmo detalhes como um pianista arrancando as orelhas fazem com que a gente já não esteja habituada com o ser humano muito mais terrível.
Apesar de ter um livro sobre vilões onde tem um conto do autor aqui em casa ainda não tinha lido nada dele, adorei a forma como escreve e ri muito com o jogo virando em cada um dos 12 contos. 
 

5 comentários:

  1. Raffa!
    Releituras são sempre interessantes no meu ponto de vista, porque cada autor imprime sua própria impressão sobre o conto e transforma tudo que já é conhecido sobre ele.
    Como sempre seus funkos dando show.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre pensei isso sobre os contos de fadas. Como podia existir pais tão malvados?rs
    Sempre ali, prontos para deixar seus filhos perdidos ou simplesmente, deixarem que algum tipo de mal aconteça.
    Como amo contos, me interessei muito por esse pequeno livro e se tiver oportunidade, quero muito ler!
    A capa é uma fofura só!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Se prestarmos atenção e voltar ao túnel do tempo os contos de fadas realmente não fazem muito sentido, se não me engano tem vários desses livros com esses contos para comprar na Amazon esses dias até baixei um de graça não me lembro qual mais era um desses livros de contos estou louca para começar a ler e ler os outros também acho que vou gostar.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Estávamos falando essa semana, na minha aula de literatura infantil juvenil, sobre aa releituras dos clássicos infantis e mencionei esse livro e o qto eu o queria ler. Agora tenho mais certeza ainda de que lerei!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro, desde que foi lançado na Nerdbooks ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)