terça-feira, 23 de maio de 2017

[Resenha] Antes que eu vá @intrinseca + crítica do filme


























Título Original: Before I Fall
Título no Brasil: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora Intrínseca
Número de págs: 382
#78

Samantha ou Sammy, é uma menina bonita e popular na escola. Ela não lembra muito ou não gosta de se lembrar de que um dia o menino maneiro que a namora debochava dela, e que há poucos anos atrás seu trio de melhores amigas jamais andariam com ela.
Mas porque ela teria mesmo que se preocupar com  a vida que leva se tudo parece tão fácil e perfeito?
Sua única preocupação no momento é dividir com Lindsay ( uma Regina de Meninas Malvadas versão Lauren Oliver), Elody e Ally seus anseios por ter resolvido transar pela primeira vez com Rob, o namorado que não tem nada e ver com nada mas porque as amigas apoiam ela acha que é cool namorar com ele.
O que vai acontecer com ela já sabemos, no final da noite, ela vai morrer, ou pelo menos vai achar que morreu, porque não vai conseguir sair do dia 12 de fevereiro, o mesmo dia, o mesmo ano...e ela acorda sempre no Dia do Cupido, ela fala as mesmas coisas para a Lindsay, para seus pais, para sua irmã que ela ama ignorar.
Pode ser o que  o livro seja visto como algo parado, já que de fato Samantha descreve com detalhes muitas coisas e são 7 vezes que as faz muito parecido, até peceber que nem tudo que estava fazendo com sua vida era o certo e que certas atitudes poderiam e deveriam ser mudadas, começando por dentro de casa.
Fica difícil saber o que é ou não um spoiler, mas entrando no mundo dela percebemos o como poderíamos viver um mesmo dia de muitas formas, por mais normal e entendiado que pudesse ser.
Em tempos de 13 porquês na moda, o livro é um ponto importante entre o como devemos rever nossos atos e como algo que parece inofensivo pode prejudicar muito os outros.
Lauren Oliver nos faz parar para pensar, sua protagonista tem um crescimento visível diante do que seria o último dia de sua vida, mas quantas vezes ela poderá vivê-lo? E a mensagem para mim foi essa, viva intensamente cada minuto, ame sem medidas, demonstre afeto sem medo.


*****************************************************
 Título Original: Before I Fall
Título no Brasil: Antes que eu vá
Baseado na obra de Lauren Oliver
Data de lançamento 18 de maio de 2017 (1h 38min)
Direção: Ry Russo-Young
Elenco: Zoey Deutch, Halston Sage, Elena Kampouris mais
Gênero Drama
Nacionalidade EUA
#66assistido
#67criticado


Quis muito assistir ao filme e achei ótimo os personagens encaixarem maravilhosamente bem nos atores. A Samantha de Zoey Deutch está muito bem, a história vocês já leram aí em cima, mas lembrarei aqui novamente. Sammy - como é chamada- é a menina popular da histórias, os meninos sonham ficar com ela, caso de Kent ( Logan Miller), aquele personagem que desde o início é muito mais fofo que o namorado dela, o idiota Rob ( Kian Lawley). 
Ao acordar e ir para escola no dia do cupido, ela não poderia imaginar que não sairia daquele dia nunca mais. Tudo parecia normal, as amigas populares encabeçadas pela malvada favorita Linsay ( Halston Sage), sacanear a menina que parece estranha ( papel da ótima Elena Kampouris de Casamento Grego 2) , e não tratar bem os pais. E olha que a mãe é ninguém menos que Jennifer Beals, a Alex do clássico Flashdance
 Se parecem fúteis - e são- as meninas vivem intensamente o que a idade lhes faz parecer ser o certo, beber muito, dirigir sem olhar a pista, perder  a virgindade mesmo que não esteja apaixonada.
O tema bullying fica mais forte no cinema, quando as cenas claramente passam a mocinha protagonista que está presa no último dia de sua vida como uma cúmplice das maldades que aprontam para os outros, sem moivo algum.
Presa no dia 12 de fevereiro ela passa a tentar mudar seu dia, fica mais rebelde, acerta o que os outros vão falar, são muitas vezes que isso acontece, e mesmo quando passa do horário que morreu e toma outros rumos para  a fatídica noite algo muda.  
Bem feito o filme prende a atenção do espectador e o elenco jovem faz bonito, a gente tem raiva de quem tem que ter, e também se emociona ou torce  para os personagens, o final é sim tão tocante quanto o livro, um não fica devendo nada ao outro.

Para quem curte vídeos, tem no Canal da menina também

8 comentários:

  1. Oi Raffa,
    Não tive a oportunidade de ler o livro mas assisti o filme. Achei realmente incrível esta ideia de estar presa no mesmo dia. E realmente nos faz refletir que sempre podemos fazer o nosso dia melhor, como se fosse o último.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raffa
    Li faz anos esse livro, e na época gostei bastante, quando fiquei sabendo do filme, fiquei super animada para assistir, espero muito gostar.
    Parabéns pela resenha e pelo vídeo.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do que se tratava esse livro, nunca tinha lido nenhuma resenha dele. Mas agora tô vendo que merece uma chance xD
    Gostei dessa ideia de a personagem reviver o mesmo dia muitas vezes, provavelmente ela deve passar a analisar os acontecimentos para tentar agir de maneira diferente, é uma coisa que deixa a gnt pensativo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou conferir o filme primeiro. E se curtir a história, darei uma chance ao livro. Tenho sérios problemas com histórias paradas, hahaha

    Beijocas,
    Thati Machado.
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler o livro e ver o filme, mas prefiro ler o livro antes ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Caramba...eu já vi várias pessoas come tanto sobre esse livro, mas nunca havia me interessado a ler...porém a sua resenha me despertou a curiosidade de ler....vou correr pra livraria...aí minha carteira...RS...parabéns pela resenha
    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver amiga!!vc resenhou perfeitamente!!eu amei!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Hum... eu tinha achado meio chata a história qd li a sinopse algum tempo. Mas agora vc me fez mudar d idéia rsrsr Vou conferir!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)