domingo, 4 de junho de 2017

[Resenha] O Papa e Mussolini @intrinseca

Título Original: The Pope and Mussolini
Título no Brasil: O Papa e Mussolini
Autor: David I. Kertzer
Editora Intrínseca
Número de págs: 591
#82








Imaginem que você seja descendente de italianos, e que durante toda sua vida você ouviu seu avô vindo da Itália relatar o como italianos sofriam o que chamamos hoje de bullying porque Hitler era aliado de Mussolini, o então presidente da Itália  eos italianos eram vistos como adoradores do nazismo. O Brasil que recebeu tantas vítimas do Holocausto passou a ver durante bom tempo os italianos como inimigos e suas casas eram sujas com tudo de podre que pudessem jogar e as crianças apanhavam nas escolas.

Meu interesse pela leitura de O Papa e Mussolini se deu primeiramente por essa parte, para entender quem de fato foi Mussolini, não li muitos livros sobre ele na vida, li muito sobre Hitler mas o ditador italiano só ouvia dessas histórias. E depois por ser católica claro que me interessei sobre qual papel a igreja tinha nesses tempos que queremos esquecer.
O livro é todo baseado em fatos reais, o autor envolto em uma profunda pesquisa sobre o tema mergulhou a fundo em papéis ,em relatos e em tudo que pudesse compor sua obra.
Mussolini assumiu  o poder da Itália em 1922 no mesmo ano que o Papa PioXI também assumia o Papado, o bem que poderiam ter feito e somado à história não passou de um sonho, os dois tinham muito em comum mas para os interesses de ambos e não pensando no bem dos povos como era de se esperar pelo menos de um representante religioso.
à Primeira vista esperou-se que o Papa muda-se a cabeça de Mussolini, mas ambos sentindo ódio pelo Comunismo e se apoiando na ditadura imposta por Mussolini se uniram para que por exemplo a Igreja ficasse mais forte, custasse o que fosse.
O livro tem ritmo muito lento, o coloquei ao lado de minha cama e demorei quase 1 mês para finalizar a leitura, há muitos documentos que nem sempre são importantes para compreensão da história mas que o autor achou interessante incrementar as páginas com a prova destes. Optou também por separar a mesma em 3 partes focando em alguns momentos chave como o mais famoso que era o relacionamento de toda essa "amizade" com o fuhrer Adolf Hitler e quais eram os interesses de ambos. Com a Itália tendo importante papel da segunda guerra mundial como aliada dos nazistas e avista grossa da igreja para os acontecimentos.
A obra é um relato importante para o que muitas vezes a História esconde mas que o autor relembra a necessidade de não esquecermos nossos erros do passado, até mesmo para nunca mais o repetirmos.
Ilustrado por mapas, fotos da época e artigos publicados, não é livro para se ler com pressa, e sim para entender o como líderes fazem escolhas erradas baseadas unicamente em seus interesses e assim prejudicam seus povos. 

8 comentários:

  1. Boa noite!
    Gostei bastante do tema tratado pelo livro, ainda mais quando foi explicado por você. Pra quem gosta de história deve ser um prato cheio, podendo conhecer bastante coisa sobre o Hitler, Mussolini e a relação do Papa da época com o mesmo. Adorei as críticas ponderadas por você ao longo do post.
    Acho que não é um livro que leria agora, pois estou à procura de livros mais leves, mas, em um futuro muito próximo, pode ter certeza que lerei.
    Abraços,
    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raffa ;)
    Adoro livros que falam sobre a Segunda Guerra, sejam de que tipo for (ficção ou não).
    E como amo a parte histórica, me interessei demais pelo livro.
    Que pena que a narrativa é lenta, mas mesmo assim vou dar uma chance ao livro!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Meu avô migrou da Itália para o Brasil justamente nessa época aí e falava sempre da ditadura que enfrentou com Mussoline, mas como era pequena, nem me interessava tanto pelo assunto.
    Gosto dos livros baseados em fatos reais e que são bem embasados histoticamente.
    Bom domingo e semaninha cheia de luz e paz!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Raffa!!!
    Acho que foi um evento bem difícil na vida de muitas famílias, eu sempre busco saber mais a respeito desses acontecimentos, e ainda baseados em fatos reais.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Guerras e fatos reais são temas que gosto muito,ainda mais sendo tão rico em detalhes e documentos..não perco por nada...pena que você disse que é uma leitura de ritmo lento e levou quase um mês para concluir a leitura...se cm você foi assim eu levar 6 meses....ma vou encarar.Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha, mas apesar de gostar de ler sobre a 2ª Guerra, acho que teria muita dificuldade para ler este livro.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  7. Eu achei bem interessante. Tb nunca tinha visto um livro sobre Mussolini. Fiquei bem curiosa na verdade...

    ResponderExcluir
  8. Oi Raffa,
    Uma das minhas matérias preferidas da escola é história, mas de fato nunca soube quem era mesmo Mussolin.
    Adoro livros que são baseados em fatos reais e ainda por cima que vou aprender com o livro!
    Jà quero!

    bjus

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)