terça-feira, 5 de setembro de 2017

Menina que via Filmes: Polícia Federal - A Lei é Para Todos [Crítica]

Título Original: Polícia Federal - A Lei é Para Todos
Direção: Marcelo Antunez
Elenco: Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Ary Fontoura, Marcelo Serrado
País: Brasil
Ano: 2017
Duração 107 min
Gênero: Ação













por Bianca Silveira 

Lava Jato – O filme, talvez seja assim que as pessoas receberão esse longa que conta os bastidores da operação mais extensa de investigação de corrupção envolvendo políticos. A data do lançamento? Nada simbólica, bem aleatória até. . . 7 de setembro.

    Brincadeiras à parte esse é um filme que retrata bem os bastidores de como tudo começou, de como teve origem essa operação que investiga empreiteiros, políticos e outros envolvidos nesse mega esquema de corrupção envolvendo gregos e troianos, juntos na mesma mala. O filme Polícia Federal - A lei é para todos (Será? Já te falo!) Conta com um elenco de peso como Antônio Caloni, Flávia Alessandra, Ary Fontoura e Marcelo Serrado interpretando o juiz Sérgio Moro.


Nesse filme vemos a dificuldade de se fazer justiça nesse país, como é complexa a relação entre os poderes e como isso influencia a própria operação, pois podemos ver nitidamente o desânimo de alguns investigadores com as constantes interferências por parte dos investigados e seus aliados. A operação propriamente dita começa por acaso, com a apreensão de um caminhão de palmitos, que transportava uma carga de cocaína. É com a investigação desse caso que se chega até o doleiro Alberto Youseff e por meio dele descobrem um esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e diversas empreiteiras, sendo a maior delas a Odebrecht ficando claro o envolvimento de políticos do alto escalão.

Apesar de alguns clichês como falar sobre a corrupção desde 1500 e como a corrupção está bem “enraizada” o filme consegue ser didático. Todos as etapas da operação são bem explicadas e durante esse processo podemos rever matérias das coberturas da época, as gravações e a famosa delação premiada, mas esse spoiler eu vou ficar te devendo.
Por se concentrar mais nos investigadores, no empenho em tentar prender os envolvidos no esquema, o filme faz  o Juiz Sérgio Mouro, interpretado por Marcelo Serrado, parecer um mero coadjuvante. Um fato curioso é a utilização dos nomes reais dos investigados e a utilização de nomes fictícios para os investigadores.

A princípio o filme pode parecer partidário por somente focar no PT o que certamente irá gerar muitas discussões, porém o diretor garantiu que no próximo filme serão abordados os investigados dos outros partidos.

*Filme asssistido na cabine de imprensa por nossa colunista Bianca Silveira no Cinemark Praia Shopping em 30 de agosto à convite da Paris Filmes. 

6 comentários:

  1. Se lançarem filme depois de encerrada a investigação e, torcendo muito, todos os envolvidos punidos, aí acho interessante um filme. Pelo mesmo motivo não tive curiosidade pelos livros sobre a Lava Jato. Pra mim, tudo publicado agora fica incompleto porque ainda tem muita coisa acontecendo. Sem falar que tudo que leio sobre a Lava Jato me dá um desânimo desse país.

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Diante da situação crítica que o país está passando, acredito que todos temos de ir assistir e irei na sexta com maridão, ele é bem interessado em política e está alvoroçado para conferir o filme.
    Uma semana de alegrias.
    “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Patrícia. Prefiro ver filmes e ler livros sobre o assunto qd toda a bandidagem estiver presa e sem regalias. Utopia?

    ResponderExcluir
  4. Bianca!
    Fui ontem tentar assistir, mas a fila estava quilométrica e acabamos desistindo, mas devo tentar novamente terça, quem sabe consigamos.
    É um assunto que interessa a todos nós brasileiros, mesmo que um tanto tendencioso...
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi, mas pretendo ver. O que não falta é história!! (Infelizmente)

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Filme imperdíve! O filme apesar de citar mais o PT também cita outros partidos. Sensacional e didático!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)