domingo, 17 de setembro de 2017

[Resenha] IT - A COISA @suma_BR


























Título Original: IT
Título no Brasil: It - A Coisa
Autor: Stephen King
Editora : Suma de Letras
Número de págs: 1102
#132

Quando um livro é uma de suas histórias favoritas do seu autor nº 1, vocês podem imaginar  a emoção que é falar sobre ele, certo? Essa resenha estava programada para ir ao ar na semana de lançamento do filme, dia 7 de setembro, mas acabei apagando o vídeo que vocês podem conferir abaixo onde falo do livro e dos 2 filmes, o de 1986 e o de agora. Peço desculpas pelo atraso.
IT foi escrito pelo mestre no período de 4 anos, publicado no ano seguinte que ele finalizou. É um livro longo mas que não perde o ritmo, para fins de curiosidade eu levei cerca de 5 meses para terminar a leitura, mais por causa do peso, eu não o levava para rua.
Sendo assim, somente o lendo em casa, o tempo para finalizar a leitura demorou mais do que o esperado e na verdade foi feito no ano passado  e não em 2017, mas por causa do filme novo acabei publicando no mesmo mês, afinal eu tinha visto o filme umas 10 vezes e lido o livro nenhuma vez até então. Que vergonha, não é?
Passado em Derry, uma cidade pequena americana, King nos leva para 2 momentos na vida dos personagens, uma imensa primeira parte em 1958 onde o palhaço começa a atrair crianças com seu balão vermelho e a triturá-las, ou pelo menos é isso que entendemos, apesar das mesmas crianças aparecerem mas sabemos que é ilusão do palhaço para atrair conhecidos da criança morta.
Ali na cidadezinha vivem Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e a única menina do grupo: Beverly. Todos eles passarão por algo com o palhaço, o caso principal é o de Bill que perderá seu irmão menor George, a primeira vítima.
Separados, todos sogrem bullying por um grupo da escola e da vizinhança, mas juntos eles são bem mais fortes, e vão descobrir isso no desenrolar da história, eles mesmo se entitulam, Clube dos Perdedores, mas contra o  IT serão bem mais corajosos.
Visto pela visão das crianças boa parte do enredo, o palhaço pode parecer bem menos assustador do que o do filme, é que talvez a imaginação e a descrição dele não nos faça ter tanto medo, terminei o livro sem ter que dormir de luz acesa.
Por outro lado, a segunda parte, onde todos fugiram da cidade, menos um deles, e agora adultos recebem telefonemas pedindo para voltarem porque " A Coisa" voltou, pode ser bem mais aterrorizante, o que veremos na reação de cada um deles para a descoberta.
O livro também tem cenas mais fortes que as do filme de 1986 e o de agora, começando pela forma como se livram de IT na primeira parte, o que gerou muitas discussões acerca do tema.
Se você já tem medo de palhaços, fuja do filme, mas se é fã de King assim como eu, corra pros cinemas, a gente bate palmas quando termina, porque de fato é maravilhoso, e o livro? Necessário demais, para juntar as pontas do quebra-cabeça e se preparar para uma história  que marcou gerações e que já percebeu que não tem data de validade. 

Fiz um vídeo falando do livro e dos filmes, confiram abaixo:
 

4 comentários:

  1. Raffa!
    Coisas de leitor, não é mesmo? Na verdade os fãs mais acirrados gostam de qualquer livro escrito por King.
    Não tive coragem ainda de encarar IT, não pelo volume, porém pela falta de oportunidade mesmo... além do que assisti o filme e não gostei tanto quanto imaginava, então, fico protelando a leitura do livro.
    É como Misery... o começo foi bem arrastado também, embora melhore do meio para o fim, mas como tinha assistido o filme, achei até um tanto tedioso, acredita?
    Questão de opinião, mas como amo King, um dia lerei com certeza.
    Desejo uma semana de muito amor no coração!
    “Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Só li um livro do king e não gostei muito mas It eu espero ler um dia, e o que me deixou mais curiosa foi a tal maneira com que eles se livraram do palhaço. Pena que será em um futuro ainda distante :(

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo It. É tão intenso. A forma como King escreve, como vai amarrando as coisas e faz a gente se sentir em Derry, é incrível! Tô adorando!!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver o filme!!! Se eu gostar vou tentar ler (algum dia) o livro ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)