segunda-feira, 16 de outubro de 2017

[Festival do Rio 2017] Based on a True Story [Crítica]

Título Original: D’apres une Histoire Vraie
Título no Brasil: Based on a True Story
Baseado na obra de Delphine de Vigan
Direção: Roman Polanski
Elenco: Emmanuele Seigner, Eva Green, Vincent Perez
País: França
Ano: 2017
#96assistido
#97criticado




Fui assistir esse filme empolgada por ser de Roman Polanski, gosto muito do diretor. Nem sequer lembrava que o filme na verdade se trata de uma adaptação do livro lançado ano passado pela Editora Intrínseca. Por um lado pode ser que isso tenha sido bom pois jamais imaginei o final e lendo algumas resenhas percebi que sacaria facilmente o que há por trás da história que a princípio lembra e muito duas que amo: Mulher Solteira Procura e Louca Obsessão ( essa última do Mestre King).

Delphine ( Emmanuele Siegner, esposa do diretor e presente em inúmeros filmes que gosto, dentre eles Lua de Fel) é uma escritora francesa de muito sucesso, na livraria onde autografa seu lançamento uma imensa fila louca para conhece-la aguarda, é visível o como ela é indiferente à eles. Autografa, ouve suas histórias com um certo tédio, esfrega os olhos e implora para sua agente para ir embora dali, deixando uma fila revoltada por sua ausência no meio da tarde de autógrafos; mas antes disso uma mulher bonita lhe pede um autógrafo e diz que ninguém vai perceber, corta para cena dela entrando no carro fugindo de todos tudo que ela vive em seguida é de uma infelicidade crônica e tenta fugir de tudo e todos. Mas L ( que no filme é chamada de ELLE) interpretada pela ótima Eva Green, parece saber exatamente onde pode achá-la e todo instante ela é aquela ajuda que Delphine necessita por mais perigosa que ela já possa aparentar ao espectador, um exemplo disso é quando até a senha que dá acesso a seu laptop é informada à amiga que se diz Ghost writer.
A escritora famosa é sempre requisitada para várias visitas mas está sempre sozinha, vez ou outra seu namorado que é bem famoso aparece, se falam ao telefone, mas se bloqueio criativo para uma nova história faz com que seja a brecha perfeita para que ela se afaste ainda mais de seu namorado e de sua agente literária e que mergulhe no intendo mundo de L.

Tenso o filme nos prende a atenção e nos deixa com raiva de algumas atitudes de Delphine, ela parece anestesiada mediante as atitudes nada comuns de L.
Há algo ainda pior, as duas ainda viajarão juntas o que certamente nos deixa ainda mais nervosos para saber o que irá acontecer e a dúvida que paira de porque aquela mulher tão bem sucedida aceita tão bem a entrada de uma estranha nda comum em sua vida?
Quando o final nos é revelado, a vontade que temos é de rever algumas cenas, de identificar falas que deixe o que descobrimos mais “na cara”, porque o mestre Polanski segura bem a ação até o final e não há furos no roteiro, ainda que a gente aguarde que isso ocorra para que o mistério seja desfeito. Há quem veja m clichê, eu não desconfiei de nada, o filme ainda não tem data de estreia, mas recomendo que se leia o livro e depois assista o filme, queria ter feito isso.

Livro no qual é baseado o filme




5 comentários:

  1. Não li o livro mas como o final do livro é mais fácil de perceber vou ficar com o filme mesmo, apesar dessa Delphine parecer que vai me passar muita raiva, mas espero um final incrível.

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Gosto muito dos filmes do Romam Polanski e gostei muito o enredo.
    Queria poder assistir...
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ver o filme e de ler o livro!
    Cadê tempo?!?!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Ola.
    Eu queria ler este livro, sempre fiquei intrigada com esta capa. Não sabia que tinha a adaptação, vou procurar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha gostei mto. Parece tenso. Mas gosto de filmes tensos rsrs Quero ler e ver!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)