segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[Resenha] Apenas Uma Garota @intrinseca


























Título original: If I was your Girl
Título no Brasil: Apenas uma garota
Autora : Meredith Russo
Editora Intrínseca
Número de págs: 236
#142
Pela primeira vez li um livro com uma protagonista trans. Quando soube no encontro de blogueiros da editora sobre a história do livro me interesseia na hora. Odeio usar o termo de "estar na moda" mas sim o correto é que as pessoas estão seno ouvidas e isso tem felizmente aparecido na Literatura e na tv, não assisto novelas mas sei que uma das coisas mais faladas da última novela das 21h da TV Globo foi uma personagem trans, Ivana virava Ivan.
Se você é sensível como eu, prepare-se para uma história forte e delicada que vai lhe arrancar algumas lágrimas. A autora nos apresenta Amanda, que um dia foi Andrew, ela mudou de cidade onde morava com sua mãe para viver com seu pai, a decisão não foi algo que ela deseja. Mas foi preciso.
Amand era atacada, agredida e humilhada por pessoas que sabiam que nem sempre ela foi mulher, e isso na visão deles era inaceitável.
Para piorar as coisas, seu pai nunca aceitou a situação, forçava o então menino a fazer atividades de macho, que ele ou melhor era odiava, e isso causava brigas imensas entre seus pais que acabaram se separando.
Adolescente, cheio de ideias e de medo e ainda tendo que se  preocupar com o que os outros vão pensar e fazer ela se muda, e na nova escola jamais imaginou que conheceria pessoas maravilhosas, mas nenhuma sabe seu grande segredo até então, todas a acham linda e nem imaginam que ela seja trans.
Tudo corre bem, ou relativamente, quando ela começa a se envolver com Grant, um rapaz que vamos nos apaixonar junto com ela  e shippar muito essa relação. Mas como será a reação dele se souber?
Sofremos com ela, que apenas deseja ser feliz, que aceitem ou melhor que respeitem suas decisões, que não as vejam como uma aberração.
A cada página nos envolvemos mais com a protagonista, com seus amigos e com seu segredo, a autora vai e volta o passado para nos mostrar tudo que ela já passou porque não era como os outros, ou melhor como a maioria das pessoas que conhecia.
 Eu amei esse livro, eu adorei a forma da autora de nos inserir no mundo de Amanda, nos tornamos amiga dela e acabamos torcendo muito por sua felicidade.
Leiam esse livro, é muito tocante.

Se você prefere vídeos a resenhas por escrito, tem vídeo no Canal falando sobre ele:
 

3 comentários:

  1. Com essa temática li A arte de se normal, gostei muito, e é como vc disse, torcemos pela felicidade dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Os livros LGBTs estão tomando cada vez mais espaço e goste de ler o gênero.
    Fiquei bem interessada e espero poder acompanhar a leitura qualquer hora dessas.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Que mais livros assim sejam escritos, publicados e lidos por todos!
    Quero muito ler!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)