quarta-feira, 29 de novembro de 2017

[Resenha] A vida sem filtros @planetalivrosBR

Título Original: A vida sem filtros
Autora: Nah Cardoso
Editora Planeta
Número de págs: 190
#162












Você pode não ter ouvido falar de Natalia de Barros Cardoso, mas pode ser que lhe seja familiar o apelido Nah Cardoso. É assim, que a moça paulistana de apenas 24 anos se apresenta no mundo virtual, mundo esse que somente em seu canal no Youtube conta com mais de 2 milhões e meio de seguidores. Tudo que ela posta ganha likes, não 50 como nossas fotos, mas milhares de likes, assim como seus vídeos, assim como todo produto que leva seu nome.
Mas afinal o que ela tem de especial? Nah, é mais uma das crias do Youtube, moças bonitas que com o tempo ficam ainda mais lindas e que descobriram que seu carisma arrasta milhões de seguidores, e as empresas que não são bobas pagam uma pequena fortuna para terem seus produtos vinculados à essas meninas. 

Conheci a youtuber por causa de Kéfera Buchmann e Taciele Alcolea, ambas acompanho o trabalho e já postei resenhas de seus livros e outros eventos com elas. 
Nah foi capa de uma revista Capricho com as duas, não lembro exatamente o ano, depois fez parte de um álbum de figurinhas onde a Bruna Vieira de quem tenho uma grande admiração fazia parte também. Assim me interessei em ver seus vídeos, a jovem de sorriso perfeito que foi clareando o cabelo com o tempo e ficando cada vez mais à vontade nos vídeos iniciados sempre com Hello, Hello, sabe que o potencial de influenciar é imenso, claro que ela jamais imaginou viver disso muito menos que isso se tornaria uma profissão, até porque é tão novo que nem podemos afirmar quantos se manterão como Youtubers como fonte de renda, certo?
Mas afinal, porque ela escreveu um livro? Sou da turma que gosta dos livros de ídolos - e porque não chamá-la assim, é inegável que moça tem fãs, não é mesmo?- mesmo que algumas biografias não mereçam as árvores que viraram suas folhas de tão rasas.
No caso de Nah seu livro é sincero, mas mais uma vez é feito para fã, afinal de contas quem pegaria um livro de uma moça que conta seus sentimentos, divide como chegou aos milhões de seguidores e mostra fotos já postadas em suas redes sociais? Se não é um jornalista pesquisando sua vida para uma entrevista só pode mesmo ser o fã, para quem claramente o livro é feito.
A vida sem filtros chega bem produzido e editado,  há muitas fotos de Nah, o que é um prato cheio para o público alvo da edição, mas também temos uma versão bem gracinha de sua bonequinha.
Nah se despe do personagem, se abre com o leitor de uma forma que vai funcionar para quem a ama, para mim foi um livro de rápida leitura e com muitas partes um pouco infantis, mas nada que comprometa já que mais uma vez lembro que não sou mega fã dela, já vi no máximo 10 vídeos, e como simpatia na profissão Youtuber é tudo nessa vida, ela é uma que gostaria muito de entrevistar para o blog, acho que muitos que acompanham A Menina tem sonho ou conhecem alguém que tem muita vontade de ganhar a vida com a internet, como não existe receita de bolo, ouvir histórias reais contadas por quem tem cases de sucesso funciona maravilhosamente para aprendermos algo, o que de certa forma aconteceu comigo nessa leitura.
Uma das coisas que quem tem Canal ou blog peca é na pressa em ganhar dinheiro, em ter retorno rapidamente. Todos os youtubers que já resenhei livros são unânimes em afirmar que começaram como hobby, mais um motivo que prova que colocar pressão em resultados só atrapalha você  e o que deseja de verdade.
E se tem algo que curti é que ela expôs que a cobrança do público por ela ter um namorado é pura indelicadeza  - calma, a moça muito educada não usou essa palavra, mas para bom entendedor meia palavra basta!- e que as coisas como tudo na vida devem acontecer no tempo certo, quem muito se desespera só atrasa o processo natural da vida.
Por fim, gostei de saber mais de sua vida, de ler sobre o que tem sentido quando está off line e principalmente de entender que ela está certa, afinal de tantos livros que eu poderia escolher da parceria e para leitura eu peguei o dela, nem sempre acredito somente em acaso, dessa vez pode ser que tenha uma razão, o tempo dirá. 
E você, já conhecia a moça? Gosta do trabalho dela? Leria o livro? 


5 comentários:

  1. Ola não conheço muito sobre a Nah e não acompanho o seu trabalho, por isso, neste momento, não leria esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Não mto fã de youtubers não...Mas até q eu gostei ... Vou procurar saber mais sobre...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar dela, mas acho que é porque vejo mais vídeos de viagens e pessoas que moram ao redor do mundo ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu quando leio um livro, tento ao máximo me livrar de preconceitos e leio com a mente aberta. Seria muito prepotente eu julgar sem conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa...
    Ainda não conhecia a Nah, mas gostei da dica e do estilo do livro, talvez por ela mostrar tanta sinceridade, o que muitas vezes não vemos hoje em dia em alguns youtubers...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)