sábado, 16 de dezembro de 2017

Menina que via Filmes: A Origem do Dragão [Crítica]

Título Original: Birth of the Dragon
Título no Brasil: A Origem do Dragão
Data de lançamento 28 de dezembro de 2017 (1h 43min)
Direção: George Nolfi
Elenco: Philip Ng, Yu Xia, Billy Magnussen mais
Gêneros Ação, Biografia

Nacionalidades China, EUA









por Bianca Silveira


A Origem do Dragão é um filme inspirado na icônica luta de Bruce Lee (Philip Ng) e Wong Jack Man (Yu Xia). Bruce Lee foi um dos mais influentes artistas de artes marciais. Antes de se tornar um famoso ator Bruce já dava aula de artes marciais nos Estados Unidos. Wong Jack Man, diz a lenda, desafiou Bruce para um duelo para resolverem suas divergências.

No filme Wong Jack Man chega aos Estados Unidos como forma de penitência depois de deixar seu ego tomar conta em uma luta de demonstração e se tornar quase fatal. Bruce Já era um mestre reconhecido. Um de seus alunos, Steve McKee (Billy Magnussen) se aproxima de Wong e após se envolver com uma jovem, mantida como escrava pela máfia chinesa, consegue que Wong aceite o desafio de Bruce para o duelo e assim ele possa libertar sua amada.

Bruce Lee é retratado com um cara muito arrogante e orgulhoso e que ao saber da chegada de Wong resolve provocá-lo e desafiá-lo para um duelo, o que é sempre negado por Wong exatamente para fugir da tentação da vaidade. A luta se tornou uma lenda na vida de Lee e de Wong, porém confesso que a maneira como foi retratada no filme me decepcionou um pouco. Existem, obviamente diversas versões sobre a luta que teve pouquíssimas testemunhas, mas certamente nenhuma delas envolvia mulher. Reduzir esta emblemática luta à um mero duelo para salvar a donzela indefesa é diminuir o talento de dois grandes mestres do Kung-Fu, sendo que um deles se tornaria uma lenda, não só para as artes marciais, mas como um dos caras que transformou a maneira como os orientais eram retratados nos filmes hollywoodianos.


Filme assistido por nossa colunista à convite da Aliança de Blogueiros do RJ. 

* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.

3 comentários:

  1. Confesso que sei muito pouco sobre ele, e não fiquei com muita vontade de ver este filme :/

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Preciso dizer que esse tipo de filme não chama muito minha atenção... Não me interessei por essa indicação...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito desse tipo de filme, a impressão que tenho é que são sempre as mesmas histórias e mesmos finais.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)