sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

[Resenha] A Glória e seu cortejo de horrores @cialetras

Título Original: A Glória e Seu Cortejo de Horrores
Autora: Fernanda Torres
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 216
















por Bianca Silveira


Além de atriz, produtora, roteirista, Fernanda Torres agora também é escritora.  Depois do sucesso de seu primeiro livro FIM Fernanda lança agora “Glória e Seu Cortejo de Horrores”, um livro que traz as alegrias e tristezas da vida de um ator.
Mario Cardoso é um ator decadente tentando retomar a carreira depois de seguidos fracassos. Além disso precisa lidar com a mãe doente que necessita de cuidados diários.
No livro, todo narrado em primeira pessoa, Mario vai contanto todas as suas glórias da carreira de ator. Ele lembra de seu início de carreira, de sua época de estudante, desde quando integrou um grupo de teatro de um professor revolucionário e seu início de carreira no teatro profissional, sendo sua principal motivação as mulheres, tento do elenco como das plateias.

Vamos acompanhando toda a sua ascensão como ator, cada personagem e seu sucesso cada vez maior e como cada papel afetava sua personalidade e seus relacionamentos. Também acompanhamos sua decadência, fruto de sua arrogância e prepotência, também influência de seus personagens. Mario era um ator que se entregava, mas isso tinha uma consequência. Essa entrega toda o afetava profundamente e isso trazia problemas para sua vida pessoal.Confesso que no início da leitura estava achando um pouco monótono, porém aos poucos fui me envolvendo com o ator. A cada história relembrava por ele é possível ver como a carreira de um ator não é feita somente de glamour como muitos imaginam. O nome do livro foi inspirado em uma frase de Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, que sempre falava de toda a sua glória e o cortejo de horrores, era assim que ela definia a vida de um ator. O livro é exatamente isso, Mario mostra os dois lados de uma vida de fama e dinheiro, popularidade. O ator, no seu auge, aproveitou bem a fama, o dinheiro e muitas mulheres. No entanto sua arrogância o levou à uma decadência sem freio, com a qual ele não soube lidar. Dessa forma Mário se vê obrigado a aceitar papéis bem secundários para poder se sustentar e ajudar a mãe doente, nos mostrando o pior lado da vida de um ator que foi da glória ao fundo do poço. 

4 comentários:

  1. Oi Bianca,
    A temática do livro parece ser interessante mas não sei se eu leria..parece muito monótono! !

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito interessada em ler agora, mas talvez no futuro, quem sabe ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Um livro que parece mostrar a realidade daquelas pessoas que dependem da fama para de alguma forma conseguir sobreviver... Que vai literalmente do topo ao fundo do poço... Uma leitura que quero realizar em algum momento...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que leria sem medo, no inicio da resenha já estava me desinteressando pelo livro, mas lendo até o fim fiquei curiosa pelo desfecho, achei interessante uma atriz mostrar o lado negro da força a mídia só traz aquilo que importa para eles, acho que o livro deveria ser dedicado a Claúdia Rodrigues.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)