sábado, 23 de dezembro de 2017

[Resenha] Irmãs em Auschwitz @univdoslivros

Título Original: Rena´s Promise
Título no Brasil: Irmãs em Auschwitz
Autoras: Rena Kornreich Gelissen e Heather Dune Macadam
Editora Universo dos Livros
Número de págs: 404
#182











Mais um livro que trata dessa temática forte mas necessária, sempre digo isso, é preciso conhecer a história e seus erros para não tonar  a repeti-los. Nesse livro conta a história de um dos sobreviventes de Auschwitz. A própria protagonista é quem nos conta,  Gelissen é  estava no primeiro transporte para Auschwitz em 1942 e sobreviveu até a libertação do campo em 1945.
O número em seu braço, 1716, era tão baixo que as pessoas  estavam descrentes, pensando que ninguém poderia ter vivido por tanto tempo ali dentro, o comum era entrarem e nunca saírem pois eram mortos ou morriam por diversos motivos, todos eles pavorosos e que marcaram os sobreviventes para sempre. Mas Gelissen sobreviveu: uma mulher em seus 20 anos  que não era amante de nenhum  guarda,  que não recebeu nenhum tratamento preferencial,que literalmente comeu o pão que o diabo amassou, ela  explica que foi exatamente porque ela estava no primeiro transporte que ela sobreviveu: já que enquanto  os nazistas estavam aperfeiçoando sua máquina da morte, ela estava aperfeiçoando suas habilidades de de sobrevivência, aprendendo a adquirir as coisas através de trocas e se esquivando de tudo que pudesse irritá-los.  No livro também é contado que sua irmã Danka que contrai uma doença ia para os testes de Mengele, famoso médico responsável por fazer testes com judeus. Mas ela também conseguiu fazer com que a irmã não morresse. A inteligência dela em driblar a pior fase da vida fazem dessa história um exemplo por vários motivos. 
Difícil não se emocionar até o final do livro.



4 comentários:

  1. Oi Raffa!
    Gosto muito de livros com essa temática, acho eles intensos e emocionantes!
    Estou curiosa para saber como a Gelissen sobreviveu em Auschwitz!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não gostaria desse livro,são histórias tão tristes, até hoje não consigo entender porque as pessoas sempre promovem o mal, mas de fato a sobrevivente é uma guerreira.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, preciso ler este livro!!! Que garra e inteligência que ela teve para conseguir sobreviver tanto tempo!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa...
    Apesar de bastante tristes, gosto muito de livros que trazem a 2ª Guerra Mundial como tema central da história... Mesmo porque se trata de fatos reais que mostram o quanto essas pessoas lutaram e sofreram tentando sobreviver... Um livro que promete me emocionar muito...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)