sábado, 16 de dezembro de 2017

[Resenha ] A Lógica Inexplicável da minha vida @editoraseguinte

Título Original: The Inexplicable Logic of my life
Título no Brasil: A Lógica Inexplicável da Minha vida
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora Seguinte
Número de págs: 442
#175



Se vocês nunca leram Benjamin Alire Sáenz não sabem  o que estão perdendo. Primeiro porque seus livros são tão maravilhosos quanto os do também especialista em literatura LGBT : David Levithan. Acabei demorando para pegar o livro para leitura mas agora que finalmente consegui - e foi daquilo tipo "vou começar esse, ah mas é imenso deve demorar e acabar em DOIS DIAS! - ler finalizei muito rápido.
Benjamin arrasa. Vamos à história.

Salvador é um adolescente no último ano da escola, ele foi adotado por um homem gay e apesar de nunca ter sofrido por isso - digo preconceito- ele agora ouve de um menino na escola que o pai dele é uma bicha. A reação dele é avançar no cara e acabar com a cara dele. Mas o que mais irá deixá-lo preocupado é que ele anda muito irritado, no passado ele jamais teria tido essa reação violenta, mas agora como anda extremamente agressivo ele passa  a achar que tem algo a ver com seus pais de verdade.
Ele não teve contato algum com seus pais biológicos  e sua mãe somente lhe deixou uma carta que saberemos ao decorrer da história se ele terá coragem de abrir ou não. 
Fora isso a avó mais maravilhosa do universo que é a dele está em estado terminal por causa de um câncer e salvador que é chamado de Sal no livro passa a sofrer muito com tudo que anda acontecendo à sua volta. 
Salvador não é só drama, ele tem amigos incríveis como Sam que é sua amiga mais antiga e o mais novo mas também importante: Fito. Esse último passa por bullying e vai encontrar no Sal uma força, apesar da Sam sentir um pouco de ciúmes no início.
A Sam não é uma mimada, ela é MUITO inteligente e para ser sincera eu amei bastante essa personagem! A gente vai descobrindo que os amigos dele apesar de criados pelas mães biológicas não tem uma relação em casa tão especial quanto ele tem com seu pai adotivo Vicente. Ele ama seu pai, antes de socar o garoto ele defende seu pai com unhas e dentes.
Os 3 descobrirão juntos que nem tudo na vida tem uma resposta lógica - daí o nome do livro! - e que nem por isso a vida deixa de ser incrível. A maior lição desse livro é que mesmo o que não percebemos tem amor ali. Há amor em tudo, nesse livro principalmente!
Narrado em primeira pessoa e com diálogos fantásticos o autor acerta mais uma vez em nos entregar uma história lotada de emoções mas sem dramalhões desnecessários. 
Mais um livro maravilhoso escrito por ele, como não amar Sal e sua trupe? Leiam, nunca te pedi nada!

34 comentários:

  1. Eu sou louca para ler os livros do Benjamin Alire Sáenz1!!!
    Um dia eu consigo!
    Quase comprei esse autografado na bienal, mas não tinha grana suficiente :(

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre a melhor amizade é em trio kkk. Sim, esse assunto sobre a opção sexual ainda está enraizado com os preconceitos anteriores, espero que leve pouco tempo para que as pessoas percebam que não importa, o que importa é a personalidade e o caráter de cada um. O nome Sam é muito forte, já vi outros personagens com esse nome e eles sempre tem alguma característica de pessoa firme, tenaz, determinada. Ainda não li esse autor, espero conhecer futuramente ^^

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Nunca li nada do autor mas já ouvi vários comentários positivos sobre os livros dele.
    Adorei o enredo ! Parece ser maravilhoso!


    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Que resenha animada! Se o intuito foi despertar vontade deu certo! Parece ser uma daquelas histórias fofas que a gente quer devorar de uma vez! O tema abordado também é bacana, porque ajuda a abrir os olhos pra essa parte de muitas vidas que a gente ignora!
    Adoraria ler!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conheço o autor , mas sua resenha já despertou a curiosidade e assim minha listinha de DESEJADOS 2018 aumentou mais um grau. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço o autor, gostei da resenha e me fez querer dar uma chance a ele e ao tema o/

    ResponderExcluir
  7. Oi Raffa....
    Ainda não li nada desse autor, mas ele parece ter uma escrita super envolvente... "A Lógica Inexplicável da minha vida" promete ser uma leitura que vai me prender do início ao fim... Com certeza entrou para a minha listinha...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Acho que estou perdendo mesmo! KKKKK pela resenha gostei do autor, mas tb não conhecia, quem sabe se num futuro mais próximo tiver mais tempo!

    ResponderExcluir
  9. Ainda nâo li o livro, mas conheço autor sinal boa leitura

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito emocionante, descobrir o modo como Salvador lida com tudo o que acontece ao seu redor com certeza irá ensinar muita coisa aos leitores!! Apesar de tudo que ele vive, talvez traumas, afinal de contas, ele foi adotado, não sei se ele foi abandonado. Ainda bem que ele foi adotado por uma boa pessoa!! O preconceito que ele sofre por ser adotado por um gay, o fato de está perdendo a vó, é muito cruel para essa fase da adolescência!! Fiquei curiosa para saber se ele irá ler a carta deixada por sua mãe!!

    ResponderExcluir
  11. Primeiro que o titulo é muito curioso, de cara fica difícil imaginar do que se trata ai pegando a resenha é uma surpresa atras da outra, sim digo isso pois o tema é super atual e a situação do protagonista de ser adotado por um homossexual torna a historia particulamente curiosa. Gosto de tematica embora tenha lido um unico livro que me decepcionou, espero que esse não se perca pelo caminho.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Apesar do livro abordar uma temática LGBT, acho que ele é bem mais profundo do que isso, com reflexões e questionamentos e que falam sobre o luto, ou seja, a perda. Acho que o livro tem um bom enredo!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha parado pra ler nenhuma resenha deste livro, parece ótimo. Adorei isso de alguém adotado por um gay, sempre pensei sobre isso, em como deve ser. Sem dramalhão e lidando com perda, aceitação, certeza que é muito reflexivo e claro enriquecedor. Quero ler!

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito da temática lgbt por mostrar como o mundo ainda pode ser diferente do que é hoje. Gostei muito da premissa do livro, e além disso a capa já enche os olhos, né não? Espero poder ler em breve ♥♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. COMO DIGO SEMPRE, LIVRO NUNCA FAZ FALTA, POIS O NOSSO CONHECIMENTO VEM DELES.

    ResponderExcluir
  16. O Benjamim é um dos meus autores favoritos, estava com altas expectativas sobre esse livro e pela resenha, consigo ver que todas elas serão alteradas.
    A escrita dele é de uma sensibilidade incrível, nós entramos mesmo na estória e nos sentimos próximos dos personagens, curioso para saber como Sal vai lidar com todas essas mudanças na vida, ainda bem que tem bons amigos que são bem estruturados pelo autor e também possuem narrativas relevantes, só posso dizer que não vejo a hora de conseguir ler, espero fazer isso logo.
    E que venha a continuação de Ari e Dante!

    ResponderExcluir
  17. Eu li recentemente Aristoteles e Dante descobrem os segredos do universo e curti muito a segunda metade do livro. Adorei a escrita do autor e o tema LGBT me chama muito a atenção. Eu tô louca pra conhecer esse livro do autor. Parece ser tão bom quanto o primeiro.


    Beijos
    Ariane Pimentel

    ResponderExcluir
  18. Um livro que me desperta a curiosidade, aborda vários temas importantes, como o bullying, amizade,preconceito, adoção e a perda! Será mais um livro que irei ler por sua causa?! Sim ou claro?! Adoro as suas resenhas, seus vídeos e tudo!

    ResponderExcluir
  19. Benjamin Alire Sáenz é um autor brilhante! E a resenha ficou maravilhosa, deu ainda mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Não gosto muito de temática LGBT,mas lendo sua resenha não tem como não ter vontade de ficar sabendo mais dessa história tão especial.

    ResponderExcluir
  21. Esse livro despertou o meu interesse. O amor supera todas as barreiras. O amor transforma.

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca li nada de Benjamin, e gostaria muito de poder ler esse livro!

    ResponderExcluir
  23. Gostei! Parece ser uma história bem emocionante com uma temática bem atual. Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente gostei da resenha e principalmente do livro. No universo literário quando possuí a perspectiva em relação aos personagens LGBT, a minha atenção é conduzida de forma imediata. Fico apreensivo(inquieto) do início ao fim.

    ResponderExcluir
  25. Que lindo!! Adoro livros com dramas familiares e bons personagens. E esse está repleto de temas importantes e bem atuais como bulling, preconceito, adoção e aceitação. Com certeza quero ler!

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nada do autor, mas adoro esse tipo de história, que não exagera na carga de drama, e que se concentra em mostrar o lado bom das coisas. Com certeza pretendo ler. Parabéns gostei muito da sinopse.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero e personagens LGBT, essa resenha me deixou bastante curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da resenha. Tenho interesse em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Resenha emocionante, aborda temas importantes e complicados da nossa realidade.Preconceito e ainda mais a doença, situação muito difícil.Gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  30. Amei a resenha. Me deixou bem curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  31. Eu nunca tinha ouvisto falar deste escritor Benjamin Alire Sáenz, pela resenha que vc nos conta o livro deve ser muito bom e o escritor tb, um enredo bem forte que até hj ainda as pessoas discriminam, infelizmente, quem somos nós para julgarmos alguém, estou muito curiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia este escritor, mas pela resenha deve ser maravilhoso e o livro também, fiquei muito curiosa para lê-lo. Infelizmente nos tempos de hoje ainda existem muitas pessoas que fazem discriminações como essa, será que elas não percebem que não somos ninguém para julgar.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)