segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Menina que via Filmes: Viva - A Vida é uma Festa [Crítica]

Título Original: Coco
Título no Brasil: Viva- a vida é uma festa
Data de lançamento 4 de janeiro de 2018 (1h 45min)
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina
Elenco: Anthony Gonzalez (VIII), Benjamin Bratt, Gael García Bernal mais
Gêneros Animação, Aventura, Fantasia
Nacionalidade EUA
#02





Miguel é uma menino mexicano que odeia as tradições de sua família. Sua tataravó foi abandonada por seu avô que tinha o sonho de ser músico e largou a família para viver esse sonho e nunca mais retornou para casa. Aborrecida e desgostosa ela proibiu sua única filha de ouvir música e se especializou em fazer sapatos.
A família inteira de Miguel que aparenta ter uns 10 anos, trabalha na fábrica de sapatos e ele é engraxate nas horas vagas. O problema é que Miguel esconde da família toda, principalmente de sua avó que ama música, e que inclusive sabe tocar violão e quer ganhar um concurso e ser tão famoso quanto Ernesto De La Cruz, um músico tão amado pelos mexicanos que tem uma estátua em praça pública.
Na luta por querer ouvir  e tocar música não entendendo porque ele é proibido disso o menino acaba despertando algo ao roubar o violão do músico famoso e indo parar na dimensão dos mortos.

Conhecido e muito valorizado pelo México, o Dia dos Mortos é uma verdadeira festa onde fotos dos que já foram são colocadas misturadas com flores e oferendas do que eles gostavam, reza a lenda de que assim nunca serão esquecidos, Miguel tem contato com os mortos de sua família que reconhece todos pelas fotos que vê a vida toda quando vai para essa parte dos mortos, onde todos são caveiras, mostrando que há vida após a morte, mas que esses mesmos esqueletinhos somem se nunca mais forem lembrados no dia dos mortos por alguém que esteja vivo.

Não é de fato algo que crianças entendam com facilidade, para se ter ideia, imaginem que na sala de exibição que vi o filme muitas crianças faziam inúmeras perguntas sobre a morte, muitas continuaram sem entender nada mesmo após a explicação.
Mas o filme para adultos funciona muito bem, é com delicadeza e sem enfiar religião no meio que a Pixar nos mostra que lembrar dos mortos é saudável, e que nem por isso deve-se deixar de viver. No mundo dos mortos quanto dos vivos todos são felizes, por mais que um sinta saudades do outro. 

Ontem o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor animação, não vi todas mas certamente esse também deve levar o Oscar, roteiro, desenho e um tema nunca antes tratado tão a fundo para crianças são destaque nessa animação maravilhosa.

6 comentários:

  1. Olá Raffa tudo bem? Que legal a temática desse filme, achei interessante e estou com muita vontade de ver!
    Beijos <3
    https://estanteclassica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa :)
    Que graça de filme.. Só pelas fotos já dá para imaginar porque ganhou como melhor animação. De fato é um filme mais adolescente/adulto do que para crianças, eu mesma fiquei curiosa para assistir, principalmente por falar de tradições do México, um lugar que eu acho incrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Faço parte dos adultos que não perdem uma animação. São as comédias mais puras e mais tocantes. Esse parece ser só diversão, haha, espero assistir logo.

    ResponderExcluir
  4. Pixar sempre tem filmes para tirarmos uma lição logo após assisti-los, e com esse não seria diferente. Infelizmente não tem cinema na minha cidade mas não vejo a hora de poder assistir à esse filme, fiquei animada logo no trailer com o Dante, o cachorro do Miguel, já o amei demais logo no início. E estou bem curiosa sobre a história como toda e para ver o que Miguel aprontará no mundo dos mortos.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme me lembra um pouco o Festa no Céu.
    Fiquei interessada em ver ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Raffa!
    Desde que vi o primeiro trailler desse filme ou animação, como queira, fiquei com vontade de assistir, primeiro porque é ambientado no México um lugar rico em cultura e depois, porque a perfeição como a Pixel faz seus filmes é de encher os olhos.
    Fico feliz que tenha aprovado.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)