quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[Resenha] Trago Seu Amor de Volta Sem Pedir Nada em Troca @sextante

Título Original: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca
Autor: Ique Carvalho
Editora Sextante
Número de págs: 239
#02


Escrevo essa resenha aos prantos. Talvez porque seja início de ano, talvez porque eu esteja mais sensível que o normal por ter ouvido  2 histórias que mexeram muito comigo.
A primeira delas envolve uma doença que nem falarei o nome da maldita, uma pessoa jovem que está em tratamento e que a família que conheço está sofrendo muito. Eu sei como dói ouvir o nome da tal doença, eu já perdi alguém para ela, e por mais que acredite de verdade que é só uma péssima fase da pessoa, que tudo vai passar, isso não me tranquiliza em perguntar onde está o Deus que eu rezo, que todos rezam? E porque mesmo essas coisas acontecem?
Outro é menos grave mas eu sei que dói, eu já passei por ele algumas vezes, e para ser sincera passei por algo parecido logo no primeiro relacionamento que tive. Você ama a pessoa, ela também te ama, ela diz isso. Você tem certeza que ela vai ficar contigo para sempre, mas então algo acontece, a pessoa pede um tempo, ou ela termina de vez. Tudo parece estranho, o mundo só pode ter acabado, você não se sente mais parte dele, mas tem algo que dói ainda mais, quando você descobre que a pessoa acabou com você não por todas as desculpas que deu, mas sim porque gosta de outra, mas ela não assumiu para você...e sabe o que é ainda pior do que ela ter se apaixonado por outra e você estar devastado? É que você conhece essa outra pessoa, você andava com essa pessoa e com seu ex, e você não entende como o mundo pode ter girado tão contra você para que esse raio caísse em sua cabeça...porque você? Porque ela ( ou ele)? Porque tinha que ser com sua amiga ( ou amigo)?
Eu nunca achei as respostas e olha que se passaram muitos anos, nesses 2 dias de 2018 eu mal consigo acreditar que já burra velha eu esteja impressionada com o mundo dando uma rasteira e deixando pessoas do bem doentes e pessoas felizes e apaixonadas viverem um pesadelo ao descobrirem que os pombinhos estão namorando real ou ainda que eles vão casar ou se casaram...um tiro doeria menos, certo?
Nossa, eu disse que não saberia resenhar esse livro, porque ainda nem falei dele e olhem quanto eu já escrevi gente!
Ique me destruiu, e olha que nunca o vi pessoalmente, mesmo nesses anos de rata de Bienal de de 200 eventos nas costas...mas eu já o conheço de outros livros, esse é o segundo que leio dele.
O autor me ganhou de cara com esse livro porque não fala somente do amor de homem/mulher mas sim e também do amor que sentimos por nossos familiares, em especial nossos pais. 
Graças a Deus meu pai está bem, mas lembrei tanto de meu avô nas páginas escritas dele, onde nos emociona por nos mostrar que há caminhos para enfrentar a dor, não vão doer menos, mas você saberá no final que ninguém morre por ter tomado um fora ou por perdido alguém ente querido. A gente sobrevive...
Nos trazendo para sua realidade somos apresentados em seus textos ao que ele passou com a doença degenerativa de seu pai, eu já tinha me emocionado nos agradecimentos, imagina lendo o livro e sabendo o quanto ele se dedicou ao pai doente? Aquele tipo de sentimento que você se reconhece, faria o mesmo, sofreria também mas tentaria arrancar forças de onde nem sabia que tinha para ajudar outra pessoa que ama e que está sofrendo muito também: a mãe.
A cada frase dividindo as histórias uma identificação diferente, tirei fotos de algumas para ilustrar essa resenha.
Acredito como ele que o amor não é para fazer sofrer, ele não deve e não pode ser uma pergunta mas sim uma resposta a tudo que temos dúvidas, foi tão lindo ler esse livro, ainda que minhas lágrimas escorressem a cada capítulo.
Até mesmo nos que ele não fala tanto do amor mas sim de como o preconceito no que é menos vendável existe, no caso dele por ele não ser um galã e as editoras acharem que ele jamais venderia algo, que bom que estavam errados, que bom que a Sextante viu que há muitos de nós que não paramos na capa, que queremos o conteúdo, é ele que nos faz levar um livro dentre tantos para casa, e quando ele é tão marcante assim temos ainda mais certeza que belos rostos são necessários para vender qualquer coisa, menos livro, esses ainda são necessários muito mais do que olhos claros e pele perfeita, para esses as letras tem que fazer sentido, não soltas, mas juntas e esse é um dom que vem de dentro não de quem participou de um concurso de beleza. Lindo demais esse livro. 

5 comentários:

  1. Parece ser muito bom, quero ler!!! Socorro!!! Tenho tantos livros na estante para ler, mas continuo querendo mais!!!


    Beijos :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa!
    Há coisas na vida que jamais vamos entender, apesar da dor, do sofrimento, o jeito é lutarmos para tudo melhorar, sei que não é fácil, mas vamos sempre orar e pedir o melhor.
    Até então não tinha dado bola pro livro, mas agora percebi como ele é emocionante, e eu acredito com todas as forças que o amor não nasceu para fazer ninguém sofrer, mto pelo contrário! Mais um livro que entra na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Um livro que fala de amor não pode de forma alguma ser ruim, ainda mais quando fala de damília também, a entidade principal de nossas vidas.
    E saber que a cada início de capítulo, tudo começa com uma música, torna o livro uma delícia!
    Quero conferir!
    Desejo Um domingo fabuloso e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Raffa, eu estou com os sentimentos frágeis depois dessa resenha, fiquei muito curiosa sobre o enredo do livro em si e sobre os agradecimentos. Tenho apenas 18 anos, tenho muito o que viver pela frente, mas já tomei algumas rasteiras do mundo no que se trata de amor e amizade, e mesmo eu não sabendo o que você sentiu ao ler o livro (sendo um misto de todos os sentimentos existentes), imagino que a leitura foi bem forte para você e que despertou diversos sentimentos, e é isso que busco em um livro, algo que balance meus sentimentos e que me faça pensar em tudo o que já aconteceu.
    Fiquei curiosa pelo livro e a história em si, espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  5. Me assustei com sua resenha. O livro mexeu muito com vc e focando em perda, honestamente, este não é meu momento para uma leitura assim. Mas um dia, quem sabe..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)