sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

[Resenha] O Livreiro @PlanetaLivrosBR





























Título Original: O Livreiro
Autor: Pedro Herz
Editora Planeta
Número de págs: 218
#17


Quando nos interessamos por uma biografia sabemos mais ou menos o que encontraremos lá, pelo menos se for de alguém que somos fãs. Nesse caso posso dizer que sou uma imensa admiradora, imaginem uma família judia que veio fugida da Alemanha nazista para o Brasil? Um casal que fincou suas raízes em São Paulo e que nesse país tiveram 2 filhos. Uma mãe que tem a brilhante ideia de alugar livros em alemão para uma comunidade sedenta do produto sem poder fazer contato com seu próprio país. Sim, essa é a história de Eva e de Kurt, pais de Pedro. 
O casal que sempre quis dar a melhor educação que pudesse para os filhos teve na esposa uma empreendedora que começou com sua biblioteca em casa e depois crescendo o número de clientes inaugurou a loja do Conjunto Nacional, tão famosa.
Pedro é o filho mais velho deles que se dedica à loja até hoje, quando jovem foi mandado por seus pais para Suíça, trabalhando um pouco aqui  e lá viajou alguns países, conheceu o pai de Anne Frank do famoso livro, Otto. Bateu papo com figuras ilustres, voltou e quis implementar muito do que vira ao redor do mundo na livraria de sua mãe.
Foi se apaixonando cada vez mais pelos livros, foi aumentando o número de lojas...a verdade é que a história da Livraria Cultura se mistura com a do Brasil, Pedro viu muita coisa, enfrentou a ditadura com jogo de cintura durante suas noites de autógrafo, recebeu pessoas como Vinicius de Moraes e cada vez mais foi entrando na vida dos brasileiros abrindo uma loja em SP e outra no sul. A do Rio de Janeiro foi inaugurada em 2011 no Fashion Mall, no ano seguinte foi  a vez da Cine Vitória ficar pronta, bem no coração da cidade.
Há no livro muitos detalhes, histórias interessantes que nos prendem na leitura, e claro que ele cita a compra da operação da FNAC Brasil, sim, ele também é dono. Recentemente Pedro também adquiriu a Estante Virtual! Sim,  o império só cresce mesmo em tempos de crise.
A biografia maravilhosa que é leitura obrigatória para qualquer fã de livros.


Se você prefere vídeos, assista abaixo:

6 comentários:

  1. Oi Raffa!
    Não sou mto de ler biografias não, algumas, como esta por exemplo me chamam atenção, vou anotar na listinha dos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, amo biografias, apesar de ler bem pouco do gênero e ver este livro(que não conhecia) trazendo não só uma parte desta fase negra do nosso passado,mas também uma luz em meio a escuridão.
    Um legado passado de mãe para filho.
    Vai para a lista de desejados com certeza. Um homem que herdou não só o talento da mãe, mas também o amor e respeito aos livros.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Admito que não sou muito fan de livros de bibliografia, mas neste caso fala sobre todo o processo da criação de um império de livrarias, das quais fazem muito sucesso, e além de que só esta crescendo já acabou de comprar a Estante virtual. Desta forma impossível não se sentir atraída, e curiosa para saber mais detalhes sobre essa experiência.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Raffa!
    Gosto também de biografias e fiquei encantada em saber um pouco sobre a história de Pedro, sua descendência e sobre como foi a passagem pelo ditadura e a criação da Livraria Cultura.
    É um livro quase obrigatório para nós que gostamos de livros, não é mesmo?
    Aqui também tem a livraria e amo, já até participei de evento lá, espaço muito bom, espaçoso, climatizado, fantástico.
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Biografias de pessoas que conquistaram muito na vida através de suas ideias é muito inspirador. Imaginar que vieram fugindo da guerra e já naquela época se preocupavam com uma boa educação, não é à toa que possuem uma livraria.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito interessada em ler a biografia dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)