domingo, 25 de março de 2018

[Resenha] Coragem @harpercollinsbrasil





























Título Original: Brave
Título no Brasil: Coragem
Autora: Rose McGowan
Editora Harper Collins Brasil
Número de págs: 271
Tradução: Carolina Caires Coelho
#35


Recentemente a mídia passou a divulgar abusos de celebridades Hollywoodianos, não que isso venha acontecendo somente agora, mas sim, isso teve voz somente agora. Por essa razão muitas das vezes que leio comentários do tipo "porque foi abusada há 10 anos e se pronunciou somente agora?" me dói ver que mulheres ainda tem esse pensamento e não param para pensar no como esse assunto era totalmente proibido, advogados recomendavam às vítimas a não denunciarem, afinal elas certamente não ganhariam a causa, os motivos eram os mais absurdos e Rose fala muito sobre isso nesse livro onde se entrega para quem quiser saber o que há por trás de corpos perfeitos, papéis de destaque e milhões de dólares na conta das atrizes, não de todas, mas de muitas delas, a verdade é a de Rose.
ROSE COMO TATUM RILEY  NO SUCESSO PÂNICO
Nascida em Florença, na Itália, seus pais sempre viveram um casamento machista, onde as vontades de seu pai eram as mais respeitadas, quando a família entrou para uma seita onde seu pai tinha muito poder de decisão foi ainda pior: seu pai dormia com outras mulheres que engravidou e deu alguns irmãos à atriz, a seita apoiava que crianças dormissem com adultos. Parece absurdo, e é.
Rose nunca teve pais presentes preocupados com seu bem estar, era sempre uma série de equívocos na criação de um filho que culminaram em experiências traumatizantes para ela.
Mais tarde seus pais se mudaram para os Estados Unidos, lá, separados, Rose sofreria ainda mais. Um pai agressivo e opressor que a via como inimiga, que cobrava que ela arrumasse dinheiro para continuar morando com ele...Rose passou por muitas coisas: foi morar na rua, morou um tempo com uma tia, até conseguir trabalho de figurante em produções Hollywoodianas - ela morou em Seattle e em Los Angeles- e conseguir pagar o pai.
Nessa mesma época um abuso acontece com um cara que ela achava ser seu amigo, de uns 50 anos. A vida dela não passaria infelizmente só por essas infelicidades.
ROSE MCGOWAN ( PRIMEIRA DA ESQ PARA DIR) QUANDO FAZIA CHARMED
Seu primeiro namorado sério, William, era filho de pessoas importantes e bem sucedidas, mas era muito fraco para a bebida e para as drogas e tinha uma obsessão pelo corpo magro de Rose, a fazendo malhar o dia inteiro e comer quase nada. Foi nessa época que ela teve anorexia e nunca mais ficou de bem com seu corpo.
Dos primeiros papéis em filmes grandes, como Pânico de 1996 que a lançou ao estrelato até Planeta Terror de 2007, Rose com certeza comeu o pão que o diabo amassou, inclusive foi estuprada pelo próprio capeta da sétima arte, o diretor de estúdio Harvey Weinstein. Esse monstro como ela a descreve, aproveitou por anos de seu poder na indústria para marcar reuniões com atrizes em seu quarto de hotel e abusar delas, sabendo de seu poder no meio e que elas não o denunciariam com medo de nunca mais conseguirem um papel novamente.
HARVEY WEISNTEIN ACUSADO DE INÚMEROS ABUSOS COM ROSE NA ÉPOCA DE UMA PREMIERE
A cena que ela narra o estupro é incômoda e perturbadora. E nos perguntamos como tantas pessoas ao redor podiam saber o que ele fazia e as pessoas não faziam absolutamente nada, só eram coniventes. A própria empresária dela "a empurrou" para as garras dele como se fizesse um grande favor.
MANSON E ROSE
Rose teve namoros longos com 2 nomes famosos: Marilyn Manson, o cantor de aparência nada convencional que teve um relacionamento com ela normal, Rose o elogia e diz que foi feliz ao lado dele, só se ressente do modo como ele falou do término. Há o mais polêmico, seu namorado de 4 anos, o diretor Robert Rodriguez,  importante no cenário do cinema mundial, ele dirigiu filmes como Um Drink no Inferno e A Balada do Pistoleiro. 
Rodriguez era casado há muitos anos com uma produtora famosa quando iniciou seu romance com Rose, única parte do livro que acredito de verdade que ela não pensou nada em outra pessoa, porque para querer respeito, precisamos ter com o outro, e se envolver com alguém casado é errado em tantos níveis que aí não consigo te defender, amiga!

 RODRIGUEZ E ROSE QUANDO ASSUMIRAM SEU ROMANCE
Mas enfim, como boa parte de Hollywood que vemos as verdades hoje em dia, ele era - é - outro ser podre, desses que queremos distância por causa de sua megalomania ao lado de outro superego chamado Quentin Tarantino, os dois fizeram da vida dela um inferno, mas absorta no mundo onde tudo era normal da forma que faziam, Rose não só não tinha noção das furadas que se metia como também tinha muito medo de nunca mais ser chamada para fazer filmes algum. 
Na verdade, nessa época ela já era uma das atrizes principais de Charmed, seriado de sucesso de Aaron Spelling. Falecido produtor/diretor  e pai de Tori Spelling ( lembram da Donna Martin de Barrados no Baile?).
Um soco bem dado na boca do estômago, é assim nos sentimos a ler esse livro, é como se soubéssemos do lado obscuro de tudo que aprendemos a admirar.  


Rose teve - e tem- coragem, e agora amor próprio, para entender o que faz bem à ela e que se sentir bem consigo mesma sem pressões da sociedade é fundamental para sua felicidade.
Leiam, porque esse livro é incrível.


* Fiz vídeo falando mais sobre ele e lendo alguns trechos. 

4 comentários:

  1. Tenho visto muita coisa sobre este livro, mas não tinha lido ou ouvido nada tão explicado ainda.
    Sou meio por fora destes assuntos de atrizes, nunca guardo nomes ou afins, mas claro que acompanhei todo este escândalo com nomes de tantas mulheres, que eu pensava(e muitos pensavam também) que estavam livres de coisas tão medonhas assim.
    Conheço pouco o trabalho da atriz, acredito que somente por Pânico mesmo e só fui ver que era ela, depois da resenha/vídeo.
    Ela mudou pra caramba!
    Mas só de ouvir os trechos que você citou a pele arrepia, imagina para quem viveu situações semelhantes?
    Falar nisso deve ser algo extremamente dolorido e por mais que o tempo tenha passado, isso deve ser horrível e triste.
    Vai para a lista de desejados com certeza e espero poder ler!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Primeira vez que leio algo sobre o livro, não conheço a atriz e tinha ouvi do flar do escândalo mas não sei mto sobre o assunto, apesar de triste o livro trás bastante informação impostante, vai pra lista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É muita coisa difícil pra uma pessoa passar, triste.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci ela em Charmed, e depois descobri que ela tinha namorado o Marilyn Manson (meu ídolo!). Pena que não deu certo :(
    Quero muito ler a biografia dela, sempre tive admiração por ela.

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)