terça-feira, 13 de março de 2018

[Resenha] É Assim que Acaba @GaleraRecord

Título Original: It Ends With Us
Título no Brasil: É Assim que Acaba
Autora: Collen Hoover
Editora Galera Record
Número de págs: 368
















por Isabela de Amorim





“Às vezes, a pessoa que você mais ama é quem mais te machuca.”

Não foi a capa, não foi a sinopse e também não foi o título. O que me fez optar por comprar esse livro, e não outro, foi essa frase de efeito que fica na orelha do livro. Apesar de já conhecer a autora, Colleen Hover, de outras histórias, ela ainda conseguiu me deixar sem ar com esse livro. Não é simplesmente uma história de amor, como tantas outras. É uma história sobre escolhas, certas ou erradas; sobre a força das mulheres; sobre o aprendizado através dos anos. 

Comecei o livro sem fazer ideia do que se tratava. Jurava que era só mais um romance leve e bobo, mas me surpreendi. Do início ao fim. E sugiro que façam isso. Leiam sem saber do que se trata. Leiam sabendo que é um livro sobre poder, sobre força, sobre superação.
Depois de dizer tudo isso, preciso que fique claro que a história da Lily e do Ryle é diferente de tudo que já li, e precisamos de mais histórias como a deles. Precisamos que as histórias contadas sejam reais como a deles. E em histórias reais demais não temos atos de heroísmo e de amor extremos, são pessoas comuns que erram e acertam, que tem defeitos e qualidades. 
Toda mulher deveria ler esse livro e aprender com ele, porque não é só de amor que é feito um relacionamento, mas de respeito e cumplicidade, um deve apoiar o outro nos seus sonhos e problemas. 
A narrativa é contada pela perspectiva da Lily, então, junto com ela, nós nos deixamos levar pelos sorrisos doces e cativantes do Ryle e vamos nos apaixonando por ele ao mesmo tempo em que a narradora. 
Imagino que o maior choque da história é causado pela proximidade que temos com os personagens, é difícil abrir mão da imagem de um casal perfeito, apaixonado e que vai terminar o livro em seu “felizes para sempre”. Aí sim, somos surpreendidos pela autora. 
Ao final do livro, tem uma mensagem da autora que me deixou completamente sem ar, onde ela conta que essa história é extremamente pessoal, que chorou escrevendo alguns capítulos e que reviveu suas memórias de infância. Ao longo de cada página, percebo que Colleen escreve com o coração, que é por isso que suas histórias cativam tanto o público. 
Esse livro me tirou do chão, me arrancou dos lugares comuns desse tipo de romance, no final, me senti angustiada, fiquei sem saber o que pensar durante uns minutos, querendo encontrar alguém que já tivesse lido e soubesse exatamente como eu estava me sentindo. Então, sentei em frente ao computador e escrevi essa resenha. Desejo que todas as mulheres tenham a oportunidade de ler esse livro e entendam como eu me senti. E eu sei que era esse o objetivo da Colleen ao contar essa história.

“– É assim que acaba. Comigo e com você. Isso termina com a gente.”



4 comentários:

  1. Desde que este livro foi lançado, tem sido esta bagunça de sentimentos.
    Tudo que li até agora, fala deste massacre por dentro, ao mesmo tempo, que traz um conforto, um alento para a alma!
    Nossa vida é feita de escolhas a cada segundo que respiramos. E o que fazer com estas escolhas?
    Acredito que este livro seja para sentir, apenas isso e muito além disso.
    Já está na lista de desejados tem um bom tempo(mas ainda tá meio carinho pro meu bolso..rs)
    Espero poder ler ele em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Só de ler sua resenha eu já fiquei extasiada...
    Já acompanho o livro desde o lançamento e confesso que tô tipo esse livro vai acabar com o meu psicológico, vou ler ... rsrs
    Qro mto uma oportunidade pra conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Colleen arrasa!!!! Gosto muito dela! Tenho alguns livros na estante para ler e muitos outros na lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Essa frase da orelha do livro é realmente impactante. Li só um livro da autora e gostei muito da escrita.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)