domingo, 4 de março de 2018

[Resenha] Outros Jeitos de Usar a Boca @PlanetaLivrosBR




























Título Original: Milk And Honey
Título no Brasil: Outros Jeitos de Usar a Boca
Autora: Rupi Kaur
Editora Planeta de Livros 
Número de págs: 271
Tradução: Ana Guadalupe
#30


Ah, esses tapas em formato de livros. Outros Jeitos de Usar a Boca tem título e capa de livro hot, mas é muito mais do que isso. Não, não estou falando mal da literatura hot, pelo contrário, sou uma grande fã de várias autoras do gênero. Mas esse livro em questão é para fazer a mais cética das mulheres se debulhar em lágrimas. É para ler preparada, ou não.
Levei o livro comigo para uma viagem de bate e volta, ponte aérea Rio x SP, dessas que todo mundo fala que é simples, mas não é.
Primeiro porque você acorda lá pelas 4 horas da manhã, para pegar um voo que é as 6 horas, participar de reuniões e no retorno tem qu rezar para não estar chovendo porque os dois aeroportos sempre fecham, e os voos atrasam. Ou são cancelados, como foi o meu caso.
Soma-se isso ao meu eventual medo de voar, pronto, precisava  e tive um livro que me deixou presa à ele em um misto de identificação e de espanto. É isso que esse livro escrito por uma moça tão jovem - ela tinha 21 anos quando publicou - faz conosco.
Começando o livro me deparei com poemas fortes, que tratam sobre abuso, relacionamentos, términos, amor, machismo e muito mais. Não acredito que alguém consiga passar por essa leitura sem se sentir devastada...pelo menos não sendo mulher, porque ela toca em pontos que são só nossos.
Dividido em 4 partes: A Dor, o Amor, a Ruptura e a Cura, vamos por meio deles e das ilustrações conhecendo mais da história dela e do que sente ou sentiu em cada página.
Rupi nasceu na Índia, seu povo SIKH - etnia do estado de Punjab - foi massacrado quando ela tinha apenas 4 anos, nessa época seu pai fugiu para o Canadá para tentar uma vida nova e ela e sua mãe foram logo depois. A cultura indiana, extremamente machista, foi carregada por eles, ou melhor, pelo pai, que pelos poemas identificamos o como tem dificuldade de demonstrar seus sentimentos, principalmente à própria filha.
A autora já se diz uma vencedora por ter passado pelo feticídio, já que em seu país de origem tão populoso muitas mulheres abortam, e outras o fazem assim que é confirmado que é uma menina, ouvimos sempre histórias muito românticas sobre a Índia, mas a verdade é que é um país muito machista onde os homens são considerados superiores muitas vezes.

























Hoje vivendo no Canadá a autora revisita a cultura de sua família e também aborda o mundo dos relacionamentos, com muitas partes fortes e importantes sobre o papel da mulher na sociedade. É uma excelente forma de ver que aqui em nosso país como outros pelo mundo ainda há muito leão por dia para ser morto quando lidamos com esse tema.
O livro me encantou tanto que fiz vídeo também abordando outros pontos, confiram abaixo!
E leiam, precisamos falar sobre ele <3!






5 comentários:

  1. Já li varias resenhas desse livro e sempre acabo rindo do titulo pois é muito sugestivo mas pouco a ver com o tema.
    Não sou a maior fã de poemas e poesias mas teve algumas que me interessaram. Adorei a resenha em vídeo pois assim temos uma ideia melhor do que realmente achou do livro.

    ResponderExcluir
  2. Raffa é a segunda resenha que leio do livro, confesso que estou bastante interessada em conhecer o enredo, adoro livros com o tema e sendo assim uma leitura que me agrada tenho ctz que vou gostar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei meio apreensiva quando vi o título pela primeira vez. Mas aí, começaram as resenhas e a unanimidade em afirmar da beleza dos poemas.
    Cada trechinho que eu andava lendo pela internet era como um golpe na alma. Um misto de sentimentos bons, ruins, alegres e tristes.
    Não sei se foi esta a intenção da autora, mas todos afirmaram em dizer o quanto a autora destroça por dentro.
    Quero muito poder ler, pois ainda não consegui :/
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. No lançamento tb imaginei que fosse um livro erótico. Vi só algumas postagens com alguns textos e adorei todos, são fortes, reais. Tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Vi muita gente falando muito bem deste livro e já estava morrendo de vontade de lê-lo!
    Vai pra lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)