segunda-feira, 18 de junho de 2018

Menina que via Filmes: A NOITE DEVOROU O MUNDO I FESTIVAL VARILUX 2018



Título Original: La Nuit a dévoré le monde Título no Brasil: A Noite Devorou o Mundo Data de lançamento 5 de julho de 2018 (1h 34min) Direção: Dominique Rocher (II) Elenco: Anders Danielsen Lie, Golshifteh Farahani, Denis Lavant mais Gêneros Fantasia, Terror Nacionalidade França
#91
por Raffa Fustagno



A Cecilia Mouta viu fora do Festival na cabine de imprensa TEM SPOILERS :

A noite devorou o mundo é um filme francês de zumbis, só isso me causou estranheza e interesse, ao mesmo tempo. Conta a história de Sam ( Anders Danielsen Lie), um rapaz que volta à casa da sua ex-namorada para pegar algumas coisas que ficaram lá. Ao chegar ao local, vê que sua ex está dando uma festa e, a pedidos dela, fica mais um pouco. Quando já está cansado daquilo tudo, ele pede as suas coisas e ela aponta para um quarto no final do apartamento. Sam se tranca no quarto e, mexendo nas suas coisas, acaba dormindo lá. Quando acorda no dia seguinte, a casa está toda bagunçada, suja de sangue e todas as pessoas desapareceram. Poucos segundos depois, ele descobre que todo mundo virou zumbi. A partir daí o filme mostra como Sam sobrevive a esse caos.
Como todo filme que se passa numa única locação, é muito difícil manter a tensão e o ritmo da história. Ainda mais quando esse filme se passa em uma única locação com um único personagem. O segundo ato, que é o meio do filme, tornou-se lento e cansativo. O filme perde o ritmo. A história, apesar de ser de zumbis, não os usa muito. Ao longo dos 90 minutos de filme, acho que Sam teve três confrontos com essas criaturas. E o final da história comete um dos maiores erros que um roteiro pode cometer: usar um “deus ex-machina”. Desde o momento do incidente o filme dá a entender que Sam está sozinho em Paris. O personagem nem tenta ligar para outras pessoas, ele se isola. Aí do nada surge Sarah, uma pessoa que tem atravessado a cidade pelos telhados, mas que até então não havia dado sinal da sua existência. E Sarah traz a solução para Sam sair dali. Se o filme já vinha pecando no fôlego no segundo ato, acabou de dar um tiro no pé com um final desses. Os pontos positivos são a atuação do Anders Danielsen Lie e a direção de Dominique Rocher, que explora muito bem ângulos zenitais e traz uma movimentação de câmera que, muitas vezes, salva a cena. Quanto ao roteiro, seu ponto positivo é que podemos ver de forma bem clara o arco de transformação do personagem, refletido aos poucos no seu visual. No fim das contas, não achei que Uma Noite Devorou o Mundo seja um filme que valha a pena o ingresso.

Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.



*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.

4 comentários:

  1. Oi, Raffa.

    Em uma situações como essa (não habituais), é assustador estar sozinho em uma nova realidade. Imagino que é ainda mais apreensivo para quem está assistindo e vendo o personagem tentando sobreviver.

    Também não curto filmes (e nada) com zumbis, então descarto a possibilidade de assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Bem, como já falei antes(mil vezes), não sou fã de filmes de terror e ando correndo léguas de filmes de zumbis.rs
    Também não conhecia nada sobre este gênero no cinema francês,mas o enredo parece ser cheio de falhas e isso não me agradou não.
    Sei lá, vendo a crítica pensei que o filme trazia tudo,menos terror e zumbis.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Filme de terro francês é bem bizarro, embora seja fã de zumbi...
    Eles só comem as pessoas...kkkkkkkk
    Ficou mesmo a desejar esse lance da comunicação dele em busca de saber o que acontece através do celular e da tv.
    Achei fraquinho e agoniante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Adoro zumbis, uma pena você não ter gostado tanto AAAA estou adorando estes títulos shauhaushau

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)