domingo, 1 de julho de 2018

Menina que via Filmes: Estrada de Sonhos [Crítica]

Título Original: Estrada de Sonhos
Data de lançamento 5 de julho de 2018 (1h 31min)
Direção: Pedro Von Krüger
Elenco: atores desconhecidos
Gênero Documentário

Nacionalidade Brasil










por Letícia Nascimento

Sinopse:
O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.


"Ferrovia não é só uma estrada de ferro é uma estrada de sonhos. "

 Que filme! Se você é uma pessoa que utiliza o transporte público como trem com certeza você irá se identificar com esse documentário e se você não utiliza também irá se identificar, ele conta a história da primeira ferrovia que surgiu no Brasil a Barão de Mauá e outras ferrovias. Um documentário com fatos e entrevistas de pessoas que trabalharam nas primeiras ferrovias do Brasil, que levou milhares de pessoas aos seus destinos nos trens, é impossível não ficar impactado com a aula que esse documentário dá sobre como começou tudo, ao mesmo tempo, ficar emocionado com o relato daqueles que viveram naquela época ou trabalharam e trabalham na estação ferroviária.
“O barulho que ela emite parece de uma sinfonia.”
A cada relato você pode observar a dedicação e o amor que eles mostram por aqueles trilhos, e aquelas ferrovias que agora são patrimônios históricos mais que foram deixados de lado para enferrujar. Cada relato é impactante porque mostra que a ferrovia é muito mais do que trilhos para eles, ela é ainda uma fonte de renda para pessoas que vendem comida pelos trilhos e ajuda muita gente, e deixa saudades para muitos daquela época,cada experiência e relatos são únicos, como o do ferroviário que nunca viu um minério sendo entregue ao seu destino e fica emocionado quando teve a oportunidade de presenciar isso. O filme com certeza é uma aula que mostra desde o início das ferrovias, e até o que são agora  e se você como eu reside perto de alguma estação de trem de carga vai ser identificar e entender a finalidade deles e aquele barulhinho que sempre fazem e com certeza vai ver os trilhos agora de uma outra maneira. É um documentário completo sobre as ferrovias que te deixa atento do início ao fim e te deixa satisfeito com tanto aprendizado , mostra que as ferrovias realmente são muito além de um trilho é realmente uma estrada de sonhos.

Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.

4 comentários:

  1. Mesmo não assistindo tantos documentários como eu gostaria de assistir, adoro me perder nas histórias contadas. E este acima tem gostinho de saudade né?
    Puxa, como moro no interior, as ferrovias ainda são muito vivas para todos nós. Aqui onde moro, há toda uma estação. E a gente pode ver alguns trilhos perdidos em meio às ruas que foram criadas em volta. Há os velhos casarões, que aqui se tornaram parte da Prefeitura da cidade e mesmo que hoje esteja bem abandonado(estão em reforma, mas a danada da Prefeitura não tem verba, novidade!rs)
    É um lugar lindo, de história! Por isso, assim que for possível, quero me jogar nesse passado sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Letícia!
    Acho esse documentário importantíssimo, primeiro pela relevância das ferrovias, sou bem a favor de que todo nosso país fosse acessível através delas; e porque, conhecer um pouco mais da história da primeira rodovia no Brasil, é fascinante, amo histórias do nosso país.
    Bom domingo e mês de julho!
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Adoro documentários, eles relatam de uma forma diferente, mais verdadeira, determinadas situação em comparação ao uma reportagem, por exemplo. O trem me fascina e conhecer essa historia pelos teus comentários e indicação me fez querer assistir. Posso até fugir ao tema, as a idéia do trem em sim, remete tanto a tristeza (despedida) quanto de alegria (chegadas), acho que por isso gosto tanto, assim como farol.

    ResponderExcluir
  4. Parecer ser um documentário bem bacana, fiquei com vontade de assistir!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)