sábado, 14 de julho de 2018

Menina que via Filmes: Romina [Crítica]

Título Original: Romina
Título no Brasil: Romina
Direção: Diego Cohen
Elenco: Francisca Lozano, Roberto Beck , Walter Bertch, Victor Bonilla, Arantza Ruiz
Escrito por Diego Cohen
País: México
Ano: 2018
Formato visto: Netflix
Gênero: Suspense
#114






por Raffa Fustagno

Eu deveria processar a Netflix por ter me feito acreditar que gostaria desse filme, eles enviaram aqueles emails de "recomendado para você", mas juro que não fiz nada para eles estarem com raiva de mim.
Quando vi aquele mini trailer que passa no Netflix vi que o filme era falado em espanhol e imaginei erroneamente que pudesse ser um filme argentino ou espanhol. Como sabem sou viciada em cinema desses dois países, mas era do México, acho que vi poucos filmes de lá e se depender desse não verei mais nenhum.
Vamos à - terrível- história. A primeira cena mostra Romina ( Francisca Lozano) sendo interrogada, o plano somente foca nela, em uma parede azulada respondendo às perguntas de um homem que não aparece, mas que é a voz do diretor Diego Cohen, aliás na abertura do filme a gente já percebe que tinha pouca verba, o nome dele aparece como roteirista, diretor, ator, produtor, direção de arte, fotografia...o cara literalmente se virou nos 30. Algo aconteceu porque somente ela sobreviveu em um acampamento próximo a um lago, a voz quer saber o que de fato matou todas aquelas pessoas. Ainda não é spoiler, mas quando for eu aviso, ok?
Então vemos pela câmera muitas pessoas mortas, a maioria sem calça, homens e mulheres, um homem tem o pênis todo dilacerado, os olhos estão furados, a maquiagem é de filme B digno de um Framboesa de Ouro, aliás acho que até filmando em casa com minhas primas de 8 anos elas atuariam melhor. 
Corta para um carro onde eles ainda estavam vivos, o papo é machista, se passa no México mas poderiam ser aqueles carinhas populares e babacas de um High School americano. Notamos que um deles diz que precisa ligar para Romina, os outros dizem que ela é estranha e que ele não deveria se preocupar tanto com ela.
Eles chegam no tal lago, e ainda que o diretor queira que lembre filmes clássicos com acampamentos e mortes, o roteiro escorrega tanto em diálogos fracos que a gente já começa a lamentar estar perdendo nosso tempo. Em certa cena  tem um diálogo onde chegam a citar filmes como Sexta-Feira 13 e A Bruxa de Blair, mas quem dera que o longa tivesse 10 % da qualidade desses filmes. 
Os amigos vão arrumando as barracas, temos o casal que o cara é um idiota que aceita todas as grosserias e mandamentos da namorada mala, um taradão que só quer saber de fazer tudo errado, uma moça que não diz a que veio, e outros que nem lembro  o que fizeram no filme. 
No tal lugar há um "caseiro" como se fosse alguém que toma conta do local e sabe quem está acampado ou não, em determinada cena quando eles acham que estão sendo observados, o casal chato vai atrás dele, para saber se era o homem que estava os observando, o diálogo é tão ruim que eu ri. Era para meter medo?
******A PARTIR DAQUI TEM SPOILERS*******
O cara que se acha o gostosão e que eu não quis saber o nome, vai buscar lenha, quando ele olha que há mais alguém acampando, é a tal da Romina, aquela que ninguém nunca mais tocou no assunto, ele se esconde atrás de uma árvore e ela nada completamente nua, ainda que todos tenham dito na cena anterior sobre o  frio que estava fazendo e para isso que o rapaz quis buscar a lenha, certo?
Correto, nada faz sentido. Se você assistiu, deixa seu comentário aí embaixo.
Ela nada, o amigo que tem namorada vai procurar o taradão que se "perdeu" e os dois ficam vendo a moça nua, eles voltam para o local onde estão os amigos e a tal namorada mala parece só ter decorado duas falas: "Onde vocês estava?", "Vai tomar no c#!".
Mais tarde, os dois voltam para estuprar a moça, ela grita, a gente só vê a barraca se movendo. Depois de estuprá-la o cara que se acha o Gael Garcia Bernal, ainda fica próximo aonde ela estava e está convencido de que ela gostou do que ele fez, a moça continua tirando a roupa mesmo com todos de casaco e morrendo de frio, a cena seguinte ainda que tenha algum cabimento é tão mal dirigida, interpretada....que perde todo o sentido. Fico me perguntando se era para ser tão trash assim mesmo, não é possível que alguém ali ache que aquilo estava bom. 
Poderia ser um filme com poucos recursos mas um roteiro bom, mas nem isso ele consegue. Nada justifica que na fúria dela, ela mate as moças. Os dois rapazes que um estuprou e o outro foi conivente, vejo motivo, mas e as moças? Elas estudavam no mesmo lugar que ela? Debochavam dela? E fica no ar, porque ela mataria o único deles que se preocupava com ela?
Romina faz cara de louca, morde, tem uma força que só pode estar possuída, e mata até mesmo o caseiro. Razão? A gente não faz a menor ideia. Arrisco dizer que nem mesmo quem escreveu isso, no caso o faz tudo Diego Cohen, saiba o que a motiva.

Quando o final parece que terá um plot twist, é fraco. Se era combinado com o único amigo que ela tinha - gente, não lembro nomes de nenhum deles, desculpe - porque matar o caseiro? As mulheres o cara diz: "Elas mereceram". 
Oi? Não faz nenhum sentido. Era para ter algum? O sangue é mal feito, o olho no chão parece aqueles chicletes de Halloween e até um morto  em determinada cena se move, aliás gente, vejam o teaser abaixo, o corpo amassado com a pedra respira! Não sei se rio ou fico com pena de quem participou dessa produção. 
Eu ainda fui ler uma entrevista com esse diretor e ele falou que se baseou em fatos reais onde em 2015 quatro rapazes mexicanos de Vera Cruz saíram do bar com uma menor de idade e abusaram dela dentro do carro de um deles, o caso ficou conhecido por "Los Porkys de Costa de Oro". Pelo que vi nem todos ficaram presos pelo abuso à menina. Ainda que a intenção de abordar abuso sexual possa ser importante para vermos o como é comum essas atitudes e o quanto devemos incriminar quem as comete, o desfecho soa como uma justiceira, parecida com a do filme americano Doce Vingança. 
O que acontece com Romina? Não fazemos ideia...só vemos ela pegando aquela carona. Passem longe se puderem, não percam o tempo de vocês.

Confiram o teaser:





Para quem prefere as críticas em vídeo, saiu vídeo no Canal 
também.


17 comentários:

  1. Eu não escondo de ninguém que baixo tudo pela internet.Sou "pireteira" de primeira categoria e não assino Netflix. Mas este filme chegou essa semana nos sites que baixo e só pela nota do Imdb, eu já tinha fugido.
    Agora lendo esta crítica, dou é graças a Deus por nem ter cogitado a possibilidade de baixar algo assim.
    Fugi!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Horrível. Nunca assisti nada pior

    ResponderExcluir
  3. Não é possivel kkkkk o coropo da pedrinha lá ta respirando msm kkkk Mdsss olha é tao ruim q eu to pensando q era pra ser assim msm o cara respirando slá axo q era pra ele ta vivo msm com um ar de sofrimento n sei posso ta falando besteira né + mdss n posso acreditar nessa produção kkkk e parabens pelo seu trabalho viu procurei uma analise desse filme e so achei aki ate agr =D

    ResponderExcluir
  4. A namorada tem ciume q o tal Ramon va atras do cara q sumiu pegando lenha em plena tarde mas na hora q ele vai atras dele a noite ela não liga a minima... coerencia? Nenhuma, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu devia ter lido seu texto antes de assistir, que filme medonho.

    ResponderExcluir
  6. Vi a capa do filme na Netflix e até achei bacana, lendo agora sua critíca vou passar bem longe, além de ser muito ruim, tem uma tema que odeio, o estupro.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de assistir Romina ..

    Quero deixar claro que concordo em.genero, número é grau com tudo que foi dito acimaa, mas o filme deixa uma ridícula ponta solta que realmente me incomodou bastante...

    No início do filme é dito que todos morreram, inclusive o tal "Diego"....mas esse mesmo fulano é o que aparece vivo no fim ajudando essa criatura sem expressão chamada Romina.que . logo em seguida .entra em um carro..e vai embora..

    No final esse mesmo Diego..sai tranquilamente da porcaria do lago!!

    WTF???????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Falta roteiro...não tem nenhum nexo, não entendo porque o Netflix comprou essa bomba....

      Excluir
    2. Acabei de assistir ele, e realmente é muito ruim, mas, acho que esse filme vai ser "cult" daqui uns 20 anos.

      Excluir
  8. O filme é muito ruim, mesmo.Pra dar um pouquinho de sentido gostaria de perguntar: será que o roteirista quis deixar o final por nossa conta, a menina se safou deixando um deles vivo transformando-o em culpado por toda tragédia em seu depoimento?

    ResponderExcluir
  9. Acho que não, porque nada justifica que no início o investigador fale que todos morreram e acharam os corpos e depois o comparsa dela aparecer vivo todo feliz nadando...é ruim mesmo. Acho que tinha tempos que não via algo tão ruim..

    ResponderExcluir
  10. A melhor parte do filme está em ver romina peladinha na cachoeira de Macacu

    ResponderExcluir
  11. O cara é o diego, ele disse que ela podia ir que ele a buscava. Mas ele foi nadar e ela pegou a carona que nem ligou pra ela toda suja de sangue.
    Por falar em sangue, aquela cabeça esmagada e aquele sangue: eu ri! JsjajajajjahaHHahah

    Vim ver a critica pra saber se alguem me explicava o quê que acongeaca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim aqui pelo mesmo motivo kkkkkkkk mas deixa pra lá, o filme é ruim e ponto final, não tem explicação.

      Excluir
  12. Apareceu como recomendação por ter assistido Sob a pele do lobo. Depois de assistí-lo compreendi o motivo da ligação entre os 2 filmes: perdi preciosas horas da minha vida!!

    ResponderExcluir
  13. Pessoas " mortas" se mexendo, roteiro sem conexão, ações totalmente inexplicáveis...kk ela sem roupa toda hora, e porque matar o cara tão feio o caseiro sei lá..kk o que o cara fez? Perdeu o pinto e os olhos... E ela tem uma força sem igual... E porque matar o coelho? E porque o cara foi nadar no final? Porque os olhos? Como alguém da carona fácil assim a uma pessoa toda sangrando na rua... São muimui perguntas não sei nem por onde começar...

    ResponderExcluir
  14. O filme é terrível, mas eu gosto. Ainda tem outras coisas que não foram abordadas que deixam ele pior. Mas não sei se a Bruxa de Blair e Sexta Feira 13 podem ser considerados bons...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)