sábado, 27 de outubro de 2018

Festival Ópera na Tela, que começa neste sábado, 28, lança vinheta com música de 'Romeu e Julieta'


























Vinheta do Festival Ópera na Tela 2018 traz ‘Je Veux Vivre’, da récita ‘Romeu e Julieta’, na voz da soprano Aida Garifullina

EVENTO COMEÇA DIA 27 DE OUTUBRO EXIBINDO AS MAIS IMPORTANTES ÓPERAS DE FESTIVAIS E DE TEATROS DA EUROPA, ENTRE ELAS ‘LA BOHÈME’, ‘CARMEN’, ‘TRISTÃO E ISOLDA’ E ‘DON GIOVANNI’


Conhecida internacionalmente no meio clássico, a soprano Aida Gaifullina ganhou ainda maior projeção ao se apresentar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2018 ao lado do astro internacional Robbie Williams. E é a sua interpretação de “Je veux vivre”, da ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod – a mesma cantada na abertura do evento - que está na vinheta do Festival Ópera na Tela 2018. Ao som da composição, a peça exibe imagens das 12 récitas inéditas e recentes (2017/2018) que serão apresentadas no Parque Lage, no Rio, em um telão em uma tenda cristal ao ar livre montada especialmente para o evento, entre 27 de outubro e 8 de novembro. Depois, a programação segue para os cinemas brasileiros até meados de 2019
Aida Garifulina - conhecida do público carioca por sua atuação em A Donzela da Neve, de Rimsky-Korsakov, que foi apresentada na edição do Ópera na Tela do ano passado – é a protagonista de Romeu e Julieta, de Charles Gounod, do Grande Teatro do Liceu de Barcelona. Com direção de Stephen Lawless, regida pelo maestro Josep Pons, será acompanhada pelo coro e orquestra do Liceu Opera Barcelona. No elenco nomes como Saimir Pirgu, Tara Erraught, Susanne Resmark, Isaac Galán, Ruben Amoretti, Nicola Ulivieri. A récita, com cinco atos e duração de 2h30m, será exibida dia 7 de novembro, às 19h30m. A soprano já dividiu o palco com nomes renomados como com Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Juan Diego Flórez e Hvorostovsky, e chegou a fazer uma ponta no filme "Florence: Quem é essa mulher?" (2016), estrelado por Meryl Streep e Hugh Grant. Ela também integra o elenco da ópera La Bohème, também em exibição no festival.



A ópera Romeu e Julieta

Charles Gounod, um dos grandes representantes do drama lírico francês – e de quem se celebra neste ano o bicentenário de nascimento – compôs Romeu e Julieta em 1867, por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Àquela altura, já contava na sua obra com um grande sucesso, também fruto de uma adaptação, a do Fausto, de Goethe. Trabalhou, portanto, com os mesmos libretistas, Jules Barbier e Michel Carré, que se esforçaram para seguir de perto a obra de Shakespeare, exceto pelo fim. Na peça, ao despertar na sepultura, Julieta encontra Romeu morto, enquanto na ópera lhe resta ainda um sopro de vida, o que lhe permite cantar o magnífico duo final que termina com a morte de ambos.

 Romeu e Julieta volta ao palco do Gran Teatre del Liceu após 32 anos de ausência. Essa coprodução com a Ópera de Santa Fé, dirigida por Josep Pons, traz em destaque Saimir Pirgu e Aida Garifullina nos papéis-títulos. A concepção de Stephen Lawness situa a ação no contexto da Guerra Civil nos Estados Unidos (1861-1865). Os dois apaixonados se movimentam num mausoléu, como numa prefiguração que – desde os primeiros momentos de sua história de amor – condicionará fatalmente seu destino.

 A jovem soprano russa Aida Garifullina, que tivemos o prazer de revelar ao nosso público no ano passado em A donzela da neve, de Rimsky-Korsakov, está absolutamente deslumbrante no papel de Julieta, já interpretado por ela em 2017 na Ópera do Estado de Viena. Dotada de um grande desembaraço vocal e de um timbre lírico a um só tempo leve e consistente, com uma bela cor, ela possui igualmente uma belíssima presença cênica.
 Romeu é interpretado pelo tenor albanês Saimir Pirgu, uma das melhores vozes do momento no registro tenor lírico-ligeiro. Ele volta ao Liceu, onde cantou pela última vez no papel de Macduff, em Macbeth. Apesar de sua idade – tem apenas 36 anos –, já conta com uma longa carreira no seu currículo.

Existem pelo menos 24 óperas inspiradas em Romeu e Julieta. A primeira, Romeu e Julieta (1776), é um singspiel, de Georg Benda, que corta boa parte da ação e a maioria dos personagens e termina com um final feliz. Em 1796, Nicola Antonio Zingarelli compôs uma versão intitulada Giulietta e Romeo, na qual a intriga, ainda que remanejada, conserva seu final trágico. O papel de Romeu foi criado pelo castrato Crescentini e, até a década de 1830, ele permanecerá como um dos favoritos de Maria Malibran.
A sinfonia dramática Roméo et Juliette, de Hector Berlioz, foi apresentada pela primeira vez em 1839. Piotr Ilitch Tchaikovsky compôs em 1869 seu poema sinfônico Romeu e Julieta, reformulado em 1870 e em 1880. A peça inspirou outros compositores clássicos, entre eles Johan Svendsen (Romeo og Julie, 1876), Frederick Delius (A village Romeo and Juliet, 1899-1901) e Wilhelm Stenhammar (Romeo och Julia, 1922).

(Texto dos diretores do Festival, Emmanuelle e Christian Boudier)



O festival

O festival dará ao público mais uma vez a oportunidade de se emocionar com os maiores cantores do mundo: com destaques este ano para Anna Netrebko (presente em três óperas: Aída, Macbeth e Andrea Chénier), Plácido Domingo (Macbeth), Aida Garifullina(Romeu e Julieta e La Bohème), Anja Harteros (Tosca) e o tenor brasileiro Atalla Ayan (La Bohème). Também estão presentes regentes lendários, como Riccardo Muti (Aída), Daniel Barenboim (Macbeth), Plácido Domingo (Don Giovanni), Riccardo Chailly(Don Pasquale e Andrea Chénier) e Christian Thielemann (Tosca e Tristão e Isolda).
Entre os destaques deste ano estão ‘Don Giovanni’, dirigida por Plácido Domingo, em uma reconstituição da regência de Mozart no Teatro dos Estados de Praga há 230 anos; ‘Tristão e Isolda’, apresentada no Festival de Bayreuth, evento concebido pelo compositor Wagner; ‘La Bohème’, em uma versão futurista que se passa na Lua, vista na Ópera Nacional de Paris, e ‘Carmen’, em uma montagem que reflete a crise de imigração e se passa na fronteira entre o México e os Estados Unidos.
Nessa edição, as obras ‘Boris Godunov’, ‘Don Pasquale’, ‘Turandot’, ‘Andréa Chenier’, ‘Tristão e Isolda’ e ‘Romeu e Julieta’serão apresentadas pela primeira vez no âmbito do Festival. Após as exibições no Parque Lage, os filmes do festival chegarão aos cinemas de mais de 20 cidades brasileiras, onde ficarão em cartaz até outubro de 2019.
No Rio, além da programação a céu aberto e nos cinemas, haverá uma masterclass de canto lírico com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal francês, responsável pelo treinamento dos principais nomes da ópera da atualidade. A masterclass será gratuita e acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda no Rio, acontecerão ações educativas coordenadas pelo maestro Ricardo Prado, especialista em educação musical. No ano passado foram oferecidas quatro sessões para cerca de 200 alunos de escolas públicas e particulares.  Este ano estão previstas quatro sessões, sempre no Cine Odeon Net Claro, na Cinelândia.



Sobre o Festival Ópera na Tela

Em sua quarta edição, o Festival Ópera na Tela exibe 12 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em cartaz nos cinemas de 20 cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.br.



PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL



SÁBADO, 27 DE OUTUBRO



TOSCA, de Giacomo Puccini - Festival de Páscoa de Salzburgo

Maestro: Christian Thielemann

Diretor: Michael Sturminger

Orquestra Estatal de Dresden

Ópera em três atos - Duração: 2h45

Elenco: Anja Harteros, Aleksandrs Antonenko, Ludovic Tezier, Andrea Mastroni, Mikeldi Atxalandabaso, Rupert Grössinger, Matteo Peirone

Sinopse: A cantora Floria Tosca e o pintor Mario Cavaradossi se apaixonam. O chefe da polícia de Roma, o barão Scarpia, que deseja possuir Tosca, persegue um prisioneiro político que se esconde na casa de Cavaradossi. Carpia manda que Cavaradossi seja torturado até que Tosca aceite se entregar a ele. Tido como um traidor, Cavaradossi deve morrer. Scarpia promete a Tosca que a execução será apenas simulada.


OMINGO, 28 DE OUTUBRO

MACBETH, de Giuseppe Verdi - Ópera do Estado de Berlim

Maestro: Daniel Barenboim

Diretor: Harry Kupfer

Melodrama em 4 atos - Duração: 3h

Elenco: Plácido Domingo, Anna Netrebko, Kwangchul Youn, Fabio Sartori, Florian Hoffmann

Sinopse: Depois de ter vencido uma batalha importante, o comandante Macbeth é informado sobre uma profecia segundo a qual um dia se tornará Rei da Escócia. Influenciado por sua mulher, ele se mostra disposto a tudo – mesmo a cometer um assassinato – para que a profecia se cumpra. Porém logo cairá vítima de seu próprio cinismo e de sua insaciável sede de poder.



SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO

DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart - Teatro dos Estados de Praga

Maestro: Plácido Domingo

Diretor: Jiří Nekvasil

Drama giocoso em dois atos - Duração: 3h02

Elenco: Simone Alberghini, Irina Lungu, Dmitry Korchak, Julia Novikova, Kateřina Kněžíková, Jiri Bruckler, Adrian Sampetrean

Sinopse: Caracterizado ora como um libertino obcecado por sexo, ora como um campeão da liberdade, Don Giovanni encarna ao mesmo tempo o mito do sedutor punido e o protesto contra uma concepção antiquada da moral e da vida. Intemporal, a obra marca também uma transição musical entre as fórmulas associadas à ópera do passado e aquelas do drama musical moderno.



QUARTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO

BORIS GODUNOV, de Modest Mussorgsky - Ópera Nacional de Paris

Maestro: Vladimir Jurowski

Diretor: Ivan van Hove

Coro, ballet e orquestra da Ópera Nacional de Paris

Drama em um prólogo e quatro atos - Duração: 2h28

Elenco: Ildar Abdrazakov, Evdokia Malevskaya, Ruza nMantashyan, Alexandra Durseneva, Maxim Paster

Sinopse: Rússia nos séculos XVI e XVII. Para conquistar o poder, Bóris Godunov manda assassinar Dimitri, filho de Ivan, o Terrível, e herdeiro legítimo do trono. Consegue, então, ser coroado com o aval da aclamação popular. Contudo, cinco anos depois, o país se vê castigado pela peste e pela fome. Bóris passa a ser recriminado por ter atraído essas desgraças. Grigori, um jovem monge que se faz passar por Dimitri, convence o rei da Polônia a invadir a Rússia, e Bóris, atormentado pelo remorso e pela culpa, mergulha na loucura, enquanto Grigori usurpa seu poder.



QUINTA-FEIRA, 1° DE NOVEMBRO

TRISTÃO E ISOLDA, de Richard Wagner - Festival de Bayreuth

Diretor: Katharina Wagner

Ópera em três atos - Duração: 4h08

Elenco: Stephen Gould, René Pape, Petra Lang, Iain Paterson, Raimund Nolte, Christa Mayer

Sinopse: Morold, noivo de Isolda, filha do rei da Irlanda, é morto por Tristão, sobrinho do rei da Cornualha. Porém Tristão é ferido pela espada envenenada de Morold. Isolda, por sua vez, que é a única a dispor do antídoto, decide se vingar do homem que lhe roubou o seu grande amor. Tristão e Isolda, contudo, acabam por se apaixonar. Dividida entre o ódio, a vergonha de ser assim entregue ao vassalo de seu pai por aquele que matou seu noivo e ainda o amor impossível que ela nutre por Tristão, Isolda decide se unir a ele na morte.



SEXTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO

TURANDOT, de Giacomo Puccini - Teatro Regio de Turim

Maestro: Gianandrea Noseda

Direção: Stefano Poda

Orquestra e coro do Teatro Regio di Torino

Ópera em três atos - Duração: 1h54

Elenco: Rebeka Lokar, Jorge de León, Erika Grimaldi, In-Sung Sim, Antonello Ceron, Marco Filippo Romano, Luca Casalin, Mikeldi Atxalandabaso

Sinopse: A princesa Turandot, filha do imperador Altum, da China, odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a um deles. Essa aversão tem sua origem no estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, fato que a deixou traumatizada para sempre. Sob a pressão do pai, ela aceita se casar. Porém impõe uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos, que serão decapitados caso não consigam desvendá-los. Desse modo, ela somente se casará com aquele que decifrar as três dificílimas charadas.



SÁBADO, 3 DE NOVEMBRO

LA BOHÈME, de Giacomo Puccini - Ópera Nacional de Paris

Maestro: Gustavo Dudamel

Diretor: Claus Guth

Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris

Ópera em quatro atos - Duração: 2h10

Elenco: Nicole Car, Aida Garifullina, Atalla Ayan, Artur Ruciński

Sinopse: Inspirado em Scènes de la vie de bohème, de Murger, esta ópera coloca em cena jovens artistas que vivem na penúria e que sonham com uma outra vida. Puccini nos oferece, através da relação entre o poeta Rodolfo e a frágil Mimi, uma história de amor comovente e algumas de suas mais belas páginas no universo da ópera. A montagem dessa nova produção situa o drama em um futuro sem esperança, no qual o amor e a arte se tornam o derradeiro caminho para a transcendência.



DOMINGO, 4 DE NOVEMBRO

CARMEN, de Georges Bizet - Teatro dell’Opera di Roma – Termas de Caracalla

Maestro: Ryan McAdams

Diretora: Valentina Carrasco

Orquestra, Coro e Corpo de Baile do Teatro dell’Opera di Roma

Ópera cômica em quatro atos - Duração: 2h40

Elenco: Veronica Simeoni, Roberto Aronica, Rosa Feola, Alexander Vinogradov, Alessio Verna, Daniela Cappiello, Anna Pennisi

Sinopse: O tradicional drama passional entre a cigana Carmen e o soldado Don José é aqui apresentado no contexto da crise em torno da questão da imigração na América do Norte e se desenrola na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Enfaticamente contemporânea, nem por isso essa produção deixa de respeitar fielmente a partitura original.



SEGUNDA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO

ANDREA CHÉNIER, de Umberto Giordano - Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Mario Martone

Coro, ballet e orquestra do Teatro alla Scala

Drama histórico em quatro atos – Duração: 2h

Elenco: Yusif Eyvazov, Luca Salsi, Anna Netrebko, Annalisa Stroppa, Mariana Pentcheva

Sinopse: Durante o período do terror na Revolução Francesa, o tribunal revolucionário condena à morte o poeta Andrea Chénier. Este, contudo, decide não fugir, pois precisa descobrir quem está por trás das cartas que o denunciaram.



TERÇA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO

DON PASQUALE, de Gaetano Donizetti - Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Davide Livermore

Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão

Ópera-buffa em três atos - Duração: 2h05

Elenco: Ambrogio Maestri, Rosa Feola, René Barbera, Mattia Olivieri

Sinopse: Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros. O Dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.



QUARTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO

ROMEU E JULIETA, de Charles Gounod - Grande Teatro do Liceu de Barcelona

Maestro: Josep Pons

Diretor: Stephen Lawless

Coro e orquestra do Liceu Opera Barcelona

Ópera em cinco atos - Duração: 2h30

Elenco: Aida Garifullina, Saimir Pirgu, Tara Erraught, Susanne Resmark, Isaac Galán, Ruben Amoretti, Nicola Ulivieri

Sinopse: Julieta foi prometida ao conde Páris, mas acaba se apaixonando por Romeu, cuja família está em conflito aberto com a sua. Frei Lourenço promete auxiliar os amantes na expectativa de que a união ajude a reconciliar as duas famílias. Contudo, é o oposto que acontece, com a rivalidade se exacerbando ainda mais. Frei Lourenço sugere uma estratégia, cujo fracasso terminará por levar os dois amantes à morte.



QUINTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO

AÍDA, de Giuseppe Verdi - Festival de Salzburgo

Maestro: Riccardo Muti

Diretor: Shirin Neshat

Ópera em quatro atos - Duração: 2h28

Elenco: Anna Netrebko, Roberto Tagliavini, Ekaterina Semenchuk, Francesco Meli, Dmitry Belosselskiy, Luca SalsI

Sinopse: Mênfis e Tebas na época dos faraós. O rei do Egito se encontra em guerra com Amonasro, rei da Etiópia, cuja filha, Aída, é mantida prisioneira por seus inimigos, tendo se tornado escrava da bela Amnéris, filha do faraó. Ambas se apaixonam por um jovem oficial chamado Radamés, que deve liderar os soldados no ataque aos etíopes. Radamés ama Aída e ignora que é contra o pai dela que terá de combater.



Serviço:

Festival ÓPERA NA TELA

Data: de 27 de outubro a 8 de novembro  / Horário: 19h30m

Local: Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico

Ingressos: R$24 (inteira) e R$12 (meia), vendidos antecipadamente pelos sites www.operanatela.com

Haverá meia-entrada no Parque Lage

Capacidade: 400 lugares

Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra.

Outras informações: (21) 2557-6717



PARCEIROS

Patrocínio Master - Edenred e Ticket, Sofitel Hotels & Resorts, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS

Patrocínio - EDF Norte Fluminense

Copatrocínio -BNP Paribas, Med Rio Check-up, Voltalia

Apoio Cultural - Air France, Engie

Apoio Institucional - Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália no Rio de Janeiro, Istituto Italiano di Cultura, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Aliança Francesa Brasil, Embaixada da Alemanha, EAV- Parque Lage, Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Apoio de mídia - Canal Curta, Radio MEC, TV Brasil, EBC

Apoio – Airstar, Boca de Trombone, Chez France, Etc Filmes, Feeling Eventos, On Projeções

Spetacle

Promoção - Filme B, Le Monde Diplomatique, Movimento.com, Piauí, Revista Versatille,  

Realização – Bonfilm, Ministério da Cultura, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura

3 comentários:

  1. Puxa, são vários dias de programação!!!Que maravilha! Achei que era tipo apenas um final de semana e lendo o post acima, vendo tantos dias com altas atrações, foi fabuloso.
    Sinal que todos podem aproveitar e escolher melhor o que lhe agrada.
    Adorei!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau, que incrível! Entre todas essas peças, eu gostaria de ver "Tristão e Isolda"! :D

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! São títulos bem conhecidos e pra quem aprecia o festival,vai ter bastante tempo pra aproveitar as peças..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)