domingo, 11 de novembro de 2018

[Resenha] Uma Coisa Absolutamente Fantástica @editoraseguinte

Título Original: An Absolutely Remarkable Thing
Título no Brasil: Uma Coisa Absolutamente Fantástica
Auto: Hank Green
Editora Seguinte
Nº de págs: 341
#142
por Raffa Fustagno

Você certamente está reconhecendo o sobrenome do autor, e sim, o livro é do irmão do maravilhoso John Green, e sinceramente, apesar de toda expectativa criada eu me vi no lugar de Hank e avaliarei esse livro como se fosse de um autor comum, não o comparando com o irmão famoso porque é injusto com qualquer pessoa essa comparações.

Vamos à história: April May é nossa protagonista, ela não é popular, ela é uma garota comum. Poderia ser eu ou você, ela trabalha o dia inteiro e divide o apartamento com uma amiga que saberemos que ela é uma quase namorada, digo isso porque as duas não foram morar juntas por causa do relacionamento, ela acabou se envolvendo com a menina e como ela é bem problemática com relacionamento faz questão de deixar isso claro, sempre que pode.
A história se passa em Nova York, April volta tarde quase todos os dias para casa vindo do exaustivo trabalho em uma startup, e é em um desses dias que ela encontrará uma estátua imensa que achará estranha. Na mesma hora ela liga para seu melhor amigo, Andy, para que filmem um vídeo com esse treco estranho de aparentemente 3 metros de altura. O bizarro é que o vídeo dela vai viralizar porque aparecerão outras 64 esculturas iguais ao redor do mundo, como ela foi a primeira que viu April se transformará em uma espécie de celebridade instantânea.  
April vai apelidar o "robô" de Carl Nova York. Já viram que a história não tem nada a ver com os livros de seu irmão, certo? Sim, voltei ao assunto que não falei que abordaria, era só para provar mesmo.

Lembram na namorada? Então, ela se chama Maya e o relacionamento das duas vai andar de mal a pior com a fama de April. A protagonista se transforma em outra pessoa, vemos isso quando percebemos que ela vira uma personagem de si mesma, aos 23 anos ela vai inflar o ego com números de redes sociais e se preocupar com o mundo virtual, April vai ver que muitos a amam e outros nem tanto, bem real com o que vivemos, e isso certamente faz com que tenhamos interesse na história tanto do aparecimento dos trecos estranhos como da vida pessoal da April.
Se eu falar sobre os tais "robôs" ou esculturas, seria um spoiler esclarecer. Mas eu posso dizer o que senti sem mencionar o que ão me agradou tanto:
Funcionou para mim:
  • O formato da história
  • A vida da April pós fama
  • Os problemas dela em se relacionar
Não funcionou para mim:
  • Personagens que tem finais inesperados e seus destinos são mudados pelo próprio autor, coisas que não tem como serem desfeitas na vida real.
  • O interesse com os robôs, eu já imaginava o que era e esperei um lindo plot twist que não veio.

Não falo mais nada, já leram? Me contem o que acharam.


2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, adorei as fotos!!!Rs Eu amo a parte visual de uma postagem e ficaram lindas!!!
    Já tinha lido alguma coisa a respeito deste livro do "irmão" e não me conectei com a história e pelo que andei lendo, com muitos leitores também não funcionou.
    E nem acredito que seja pela comparação com o irmão famoso não, mas sim, faltou aprofundamento na história e resumindo, talvez tenha faltado história de fato!rs
    Mesmo assim, se puder, lerei sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii Raffa!
    Aah eu preciso te confessar que esperei tanto pra ler esse livro...
    Comecei ler resenhas negativas sobre ele e me deixou om o pé atrás, sem aquela animação pra ler viu...Porém, se surgir oportunidade, qro tentar ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)