quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Menina que via Filmes: Guerra Fria [Crítica]

Título Original: Zimna Wojna
Título no Brasil: Guerra Fria 
Data de lançamento 7 de fevereiro de 2019 (1h 28min)
Direção: Pawel Pawlikowski
Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc mais
Gêneros Drama, Romance
Nacionalidades Polônia, Reino Unido, França
por Bianca Silveira

E na correria para assistir aos concorrentes do Oscar fui conferir a cabine do filme Guerra Fria, uma história de amor que tem como pano de fundo a polarização que perdurou por décadas. Zula (Joanna Kulig) é uma jovem polonesa talentosa que integra uma companhia de música amadora e desperta o interesse de Wiktor (Tomasz Kot). Ele é um dos professores e pianista da companhia, seu interesse é muito mais do que o talento da jovem cantora. No início, percebendo o interesse do professor, Zula fica na defensiva, mas depois de um tempo ela não resiste e se entrega completamente à paixão. A Polônia passa por um momento de reconstrução e usa a música e a cultura para se reerguer, porém, a censura obriga que os repertórios dos musicais sejam sempre politizados. Devendo enaltecer os valores defendidos pelo bloco comunista, correlacionando-os com os da cultura polonesa. 

O relacionamento é marcado por diversas idas e vindas embalados pelos efeitos da guerra. Enquanto ele tenta fugir da Polônia rumo a França ela desiste da fuga e segue com a companhia e assim  começa as separações que marcaram o relacionamento ao longo de 15anos. Seus re-encontros eram sempre muito intensos mesmo estando cada um namorando outras pessoas. 

Não vá esperando um filme de romance com final feliz que estamos acostumados a ver por aí. O filme é uma história de amor triste e  melancólico em que os protagonistas mesmo se amando não veem jeito de conseguirem ficar juntos. Dirigido por Pawel Pawlikowski O filme se passa todo em preto e branco o que ajuda a dar o ar melancólico à história, além disso o filme não foi feito em widescreen e sim em tela quadrada em 4:3 (confesso que colei de coleguinhas já que a colunista aqui não é expert no assunto).  Eles encontram a sua maneira o felizes para sempre. O filme está concorrendo ao Oscar em 3 categorias: melhor diretor, melhor filme estrangeiro, e melhor fotografia. Merece cada indicação.

*Cabine de imprensa à convite da distribuidora
* Os colunistas do blog são voluntários. Suas críticas são de suas autorias e publicadas com autorização dos mesmos.




Confira a crítica em vídeo da Raffa Fustagno


🎬🎬🎬🎬🎬 Título Original: Zimna Wojna Título no Brasil: Guerra Fria Data de lançamento 7 de fevereiro de 2019 (1h 28min) Direção: Pawel Pawlikowski Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc mais Gêneros Drama, Romance Nacionalidades Polônia, Reino Unido, França 🏆3 Indicações ao Oscar 2019: Melhor Filme Estrangeiro/ Melhor Diretor/ Melhor Fotografia

3 comentários:

  1. Fiquei interessada em ver este filme, a fotografia parece muito linda!

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  2. Pelo nome achei que seria focado na Guerra Fria, mas parece estar bem de fundo, não me deixou com muita vontade de assistir não...

    ResponderExcluir
  3. Eu ando adorando esse monte de filmes em preto e branco que tem saído por aí! Acho que Roma abriu algumas portas e isso é maravilhoso!
    Ainda não conferi este, mas não vejo a hora de poder vê-lo. Tomara que consiga antes da festa do Oscar!
    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)