quarta-feira, 17 de abril de 2019

Menina que via filmes: O último lance [Crítica]


Título original: Tuntematon Mestari
Título no Brasil: O último lance
Data de lançamento 25 de abril de 2019 (1h 35min)
Direção: Klaus Härö
Elenco: Heikki Nousiainen, Pirjo Lonka, Amos Brotherus 
Gênero Drama
Nacionalidade Finlândia
por Renata Alves

“Não é simplesmente um retrato, mas um retrato venerado, representando uma pessoa a ser cultuada pelo contemplado.” (BELTING, 2010)
O Último Lance, filme finlandês dirigido por Klaus Harö, tem enredo simples e claro: o comerciante de obras de artes Olavi descobre uma pintura não assinada que ele julga ser algo grade e que pode lhe trazer reconhecimento e dinheiro. 
Olavi é um senhor solitário, que vivem para o trabalho. Sua galeria de arte mais parece um depósito, e seus arquivos de ficha contribuem para a ideia de que aquela galeria parou no tempo. Viúvo, sua relação com a única filha e o neto também não é inspiradora. Pelo contrário, parece inexistente. Assim, a necessidade de Otto por um estágio vem a ser providencial para o reencontro dessa família. 

Percebendo que o comércio de arte já não funciona como antes e que cada dia se torna mais dific manter o negócio, não é exagero dizer que Olavi esta perto da falência. Porem, um novo quadro a ser leiloado num lote de obras de artes de uma senhora rica chama a atenção do especialista. Trata-se de um uma pequena tela, retratando um homem, que não está assinada, e, portanto, não há tanto valor comercial. Olavi porém acredita que essa obra pertence a um grande mestre e assim, junto com seu neto, embarcam nu a jornada contra o tempo para certificarem-se que a obra é do pintor russo Ilya Repin. 
Pessoalmente,  achei o filme sensacional, em boa parte também porque me fez recordar as aulas de história da arte na faculdade. Lembro-me que em uma matéria eletiva sobre história da arte medieval, quando estudávamos os primeiros anos das artes sacras e suas funções, as obras tinham sua relevância pela importância do que estavam representando, é não pela autoria do pintor. O artista, nesse caso  não era relevante. Ter tido essa memória resgatada durante a discussão sobre autoria da obra no filme, juntamente com muitas outras lembranças sobre material, estilo e intenção me deixaram bastante interessada. 

O Último Lance é cheio de boas metáforas visuais para traduzir em imagem o que o roteiro não diz em palavras. É bonito, bem feito e simples. Harö faz um trabalho limpo e competente, dirige bem seus atores na direção do resultado final e consegue extrair deles o melhor. As cenas entre Olavi e o neto Otto, sem sombra de dúvidas, são as melhores. É um filme lento  feito para ser apreciado com atenção, calma e olhar crítico, assim como a arte.
No final, um pouco de decepção com o desfecho clichê. Nada poderia ser mais clichê do que o final esperado típico das produções americanas. Por sorte, o filme era bastante sólido para que não fosse mais maculada do que deveria pelo final. Embora o tema inicial - arte – possa parecer pouco inclusivo e seletivo, o filme passa longe disso. 

*Cabine de imprensa à convite da distribuidora
*Nossos colunistas são voluntários, os textos assinados por eles são originais de suas autorias.

4 comentários:

  1. Gosto demais de filmes assim, visuais! Ainda mais se envolver isso de obras de arte na trama.
    Sei lá, fica tudo meio lúdico, poético...e isso é gostoso de ser visto!
    Verei sim, assim que for possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Só de ver que é uma produção da Finlândia já me deixou interessada, esse tema de arte e a busca pela autoria me parece ser interessante, fiquei curiosa para ver

    ResponderExcluir
  3. Saudades das aulas de história da arte na faculdade. Fiquei com vontade de ver 😁
    Beijos 😊

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Um filme falando sobre obras e pintores e incrível. Eu ainda não vi mas estou já anotando na listinha para poder apreciar esse filme e entender mais esse mundo.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)