quinta-feira, 23 de maio de 2019

Menina que via Filmes: Tolkien [Crítica]



Título Original: Tolkien
Título no Brasil: Tolkien
Data de lançamento 23 de maio de 2019 (1h 52min)
Direção: Dome Karukoski
Elenco: Nicholas Hoult, Lily Collins, Colm Meaney mais
Gêneros Biografia, Drama
Nacionalidade Reino Unido
por Renata Alves

A cinebiografia de Tolkien, um dos autores mais aclamados do século XX, chega às telas pelas mãos do finlandês Dome Karukoski. Embora Tolkien nunca tenha desejas uma biografia, muito menos uma cinebiografia, a produção  foi realizada e não agradou muito a família do autor. 

O filme, de fato, tem todos os elementos base da vida do jovem Ronald. A morte da mãe, os mudança de vida, o grupo de amigos,  a paixão por Edith, seu interesse por línguas, a ida para a guerra. Tá tudo no filme. A forme como cada um desses elementos é explorada pelo roteiro e direção é que podem ser questionados. 
Karukoski opta por mostrar um Tolkien herói desde o princípio, além de explorar a ideia de que suas inspirações para a Terra Média e Mordor existiam desde sempre em sua mente, atrás de visões e ilusões obtidas por delírio de um doente de guerra.
Se deixarmos de lado o fato do filme ser uma biografia e nos ficarmos apenas na história contada  é um bom filme. O ritmo é bom, os conflitos existem e o drama é bem construído. Entretanto, quando nós atentarmos para o fato de que a história é real e conta a vida de um homem extremamente conhecido, essa romã gozação exagerada de sua história se torna uma falha.

Fora isso, as atuações são todas muito boas, tanto das crianças quanto dos adultos. Nicolas Hoult da vida a um Tolkien apaixonado e atormentado, exatamente como o roteiro pede, e não decepciona. Nenhum grande destaque para as atuações como algo excepcional mas também ninguém que destoe do resto do elenco.
Tolkien é sim um filme gostosinho de ser assistido. Mas não é um a história fiel da vida do autor, e  por isso, vale a ressalva para os fãs de suas obras que muito do que será visto ali não irá agrada-los 100%. 

*Cabine de imprensa à convite da distribuidora
*Nossos colunistas são voluntários, os textos assinados por eles são originais de suas autorias.



3 comentários:

  1. Pelo que andei lendo e vendo por aí, o filme agrada pela parte visual. A fotografia parece ser belíssima, mas também penso que não seja um filme feito para os fãs de verdade, que com certeza, irão achar falta de muita coisa da vida de Tolkien.
    Um passatempo gostoso? Talvez...
    Sei que verei!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Se a vida do Tolkien não fosse suficientemente boa para se fazer um filme biográfico então não teriam feito, né? Então porque romantizar exaeradamente a vida de uma pessoa? Pra ter mais bilheteria? Eu acho que o nome dele já trás público suficiente. Quero muito poder conhecer um pouco da vida desse escritor que marcou gerações.

    ResponderExcluir
  3. Quando era pequena meus irmãos assistiam bastante os filmes de senhor dos anéis, mas eu sempre acabava dormindo kkkkk preciso algum dia parar para assistir, aí quem sabe veja esse tbm

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)