quinta-feira, 20 de junho de 2019

Menina que via Filmes: Relatos do Front [Crítica]



Título Original: Relatos do Front
Data de lançamento 20 de junho de 2019 (1h 35min)
Direção: Renato Martins
Elenco: atores desconhecidos
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
por Renata Alves

“Relatos do Front” é o documentário dirigido por Renato Martins que aborda a questão da criminalidade e segurança pública no Rio de Janeiro. O filme une arquivos cedidos por moradores das comunidades gravados em seus celulares e imagens feitas pela produção do filme, acompanhando ações policiais.
O Rio de Janeiro é a cidade mais conhecida do Brasil. A cidade que já foi capital do país, que foi palco de grandes movimentos sociais e culturais e hoje vive sitiada pelo medo da violência. “Relatos do Front” traz para discussão, o problema da segurança púbica na cidade, que vive seus piores anos. Além das imagens fortes e difíceis de confrontos entre policias e traficantes, o filme também conta diversos depoimentos que enriquecem a discussão. Dentre os entrevistados, há nomes conhecidos das ciências humanas (antropólogos, historiador, cientista social), além de policiais civis e militares, delegados, juízes, desembargadores, jornalistas, moradores de comunidades, ex-traficantes e familiares que perderam entes nesses confrontos.

Há uma preocupação nítida em não defender lados, até porque, o assunto da segurança pública não tem lados, ou melhor, tem um púnico lado que é o da segurança da população (ou deveria ser). É interessante perceber, na fala de um dos policias entrevistados, o conflito vivido pelos policias, que se colocam em risco nesses confrontos, que são cobrados por todos os lados e que acabam se deixando levar pela máxima de “bandido bom é bandido morto”, e como isso é um reflexo do quão doente está a nossa sociedade no geral. Da mesma forma, o relato de um ex-traficante que mostra que desde pequenos eles veem o policial como inimigo, porque seria impossível ver de outra forma diante das ações truculentas da polícia nas favelas só ressalta que o modelo de segurança pública que temos está absolutamente fracassado.
“Relatos do Front” aborda ainda a questão da criminalização da pobreza, de como ações truculentas nas favelas são permitidas em horários de entrada/saída de escolas e trabalho e como isso gera muito mais vítimas. Um dos entrevistados, inclusive, toca num ponto interessante ao dizer que a única forma de contado que o poder público faz nas comunidades é atrás de ações policias. É uma afirmação que vai completamente de encontro com muitos depoimentos do documentário, onde se debate a importância da educação e das ações sócias nesses espaços.
Outro ponto interessante, é que a discussão, por ter muitos pesquisadores sobre o assunto e pessoas que participam ativamente das ações, gera a pergunta – e a resposta a pergunta – “a quem interessa essa guerra”?

O comentário de Martins é, claramente, um relato do caos da segurança pública no Rio de Janeiro, e que trás consigo muitos questionamentos e algumas respostas sobre a situação que a cidade se encontra. Vale a pena assistir e, principalmente, perpetuar a discussão, principalmente nos tempos atuais que nos encontramos com um presidente com ideias armamentistas.

Cabine de imprensa à convite da distribuidora
*Nossos colunistas são voluntários, os textos assinados por eles são originais de suas autorias.

5 comentários:

  1. Olá! Achei o documentário bem importante, pois ele relata a criminalidade e a segurança pública no Rio de Janeiro através dos depoimentos de quem esta vivendo essa realidade, assim podemos ver com mais veracidade a situação em que essas pessoas se encontram. Com certeza vou querer assistir! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dá uma pontinha de tristeza na gente em ler coisas assim. Fiquei imaginando, eu ainda estou longe, imagina quem mora aí?
    Mesmo sem conhecer o Rio, não há como negar que é uma cidade maravilhosa de verdade, com belezas incríveis, povo gentil e batalhador.
    Mas essa violência acaba deixando todo mundo com medo, com essa falta de vontade muitas vezes, de conhecer a cidade.
    Amo documentários e esse com filmagens reais, me interessou demais.
    Se tiver oportunidade, quero sim, conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Documentário é bom quando mostra a verdade nua e crua, doa a quem doer. A falta de segurança no Brasil é grande demais, não é só no Rio. Deveriam fazer um documentário desses para cada estado. Quem sabe isso jogaria na cara da nossa segurança pública que ela praticamente não existe por aqui.

    ResponderExcluir
  4. O tema desse documentário vem sendo tão discutido atualmente, é importante uma produção dessa que trás quem realmente vive isso todos os dias, moradores e policiais, e também quem estuda e organiza ações nos espaços, os delegados, desembargadores e os estudiosos

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Acho tão importante o tema que esse documentário aborda... Tudo isso que tem acontecido no Rio de Janeiro é realmente algo para se pensar. É triste que várias pessoas sejam prejudicadas por algo que era dever do governo resolver de maneira correta e pacífica.
    Gostei bastante que o documentário não defende nenhum lado, acho muito importante isso.
    Espero que a situação do Rio melhore ❤

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)