Autora: Elysanna Louzada
Editora Astral Cultural
Número de págs: 223
#35
Sempre aprecio quem escreve histórias que se passam em outros tempos, entendo por escrever também que a pessoa se esforçou para fazer uma pesquisa e isso é incrível e delicioso quando lemos ao perceber que é extremamente bem feito como no caso desse livro. Na história de Ao Meu Redor conheceremos Maria Antônia, a protagonista, uma brasileira que já mora há um tempo na Europa mas que está retornando sua terra natal à pedido de sua melhor amiga, Sophia. O problema é que ela tem péssimas recordações de São Paulo porque ela e a amiga foram mantidas em cativeiro e esse trauma nunca foi cem por cento esquecido, ou seja, retornar ao local a fará recordar tudo que viveu, mas ao mesmo tempo ela acha que tem uma dívida de gratidão com quem sofreu tanto quanto ela. A história se passa por volta da década de 20 quando ela retorna, e em 1911 quando relata que foi escolhida por um homem rico chamado Álvaro, um verdadeiro patife, que com juras de amor eterno a levou mas quando saíram da cidade do interior para grande o monstro não somente a estupra como também a obriga a se prostituir. O cara a usava como isca porque ela era menor de idade e assim ele chantageava os homens que "dormiam" com ela.
A história é pesada e se ao mesmo tempo a capa pode lembrar livros como Tempo entre costuras, a história dele é bem mais intensa no quesito crueldade com a protagonista. Ela conseguirá fugir do local mas sua amiga ficará em São Paulo e ela irá para Paris, no retorno ao Brasil ela se encantará com Miguel, um homem charmoso que a faz acreditar que pode amar e ser amada novamente ( na verdade pela primeira vez já que o anterior só a enganou).
Sua amiga Sophia lhe pede um favor de muita responsabilidade por causa de seu estado de saúde e isso também fará com que a vida de Maria Antônia nunca mais seja a mesma.
Imaginei uma novela, como sou antiga lembrei da Ana Paula Arósio que fazia novelas de época maravilhosamente bem, e já queria ela de protagonista.
Gostei da escrita da autora e do formato com que ela nos apresentou sua história.
Olá! ♡ Como eu ainda não conhecia esse livro?!
ResponderExcluirNossa, quem vê essa capa não diz que o livro tem uma história tão pesada, quando a vi pensei que a história se tratava de mais um romance de época igual aos que a gente costuma ver, mas conforme fui lendo a resenha percebi que eu não poderia estar mais enganada.
Que horror! Nenhuma mulher merece passar por coisas tão abomináveis como Maria Antônia passou. Ela merece muito conhecer o amor de verdade, amar e ser amada verdadeiramente.
Com certeza vou querer ler este livro!
Muito obrigada pela indicação! Beijos! ♡
Puxa, o livro de livro "engana leitor". Uma capa que remete a algo tão delicado sim, como Grand Hotel e Tempo Entre as Costuras,mas que traz em sua história algo tão pesado e cruel.
ResponderExcluirConfesso que não conhecia o livro e nem conheço o trabalho da autora, mas enredos assim me fascinam e com certeza fiquei curiosa.
Me recordou um livro que livro que li há tanto tempo(Belle)
Vai para a lista de desejados com certeza.
Beijo
Achei a capa muito bonita, a história apesar de pesada, parece ser boa, fiquei curiosa para ler!!
ResponderExcluirOiii ❤ Que capa linda, se a história for tão boa quanto, vou adorar ter esse livro na minha estante.
ResponderExcluirNão consigo nem imaginar como foi pra personagem ter de passar por tantos momentos horríveis. Devido a isso o livro parece ter uma carga mais pesada.
Espero que Maria Antônia possa encontrar mesmo o verdadeiro amor e ser feliz, pois depois de tanta coisas ruins, ela merece ser feliz.
Com certeza vou querer fazer essa leitura.
Beijos ❤
Essa capa combina direitinho com a época da estória.
ResponderExcluirUm enredo pra um romance de época bem diferente do que temos por aí normalmente, né?
hahahah Ana Paula Arósio como protagonista de uma adaptação desse livro ficou perfeito.