domingo, 3 de novembro de 2019

[Evento] Lançamento de Fazendo meu filme - Lado B em Belo Horizonte

No domingo passado, dia 27 de outubro, fui conferir o lançamento do livro Fazendo meu filme, lado B, na livraria leitura do Pátio Savassi, em Belo Horizonte. Paula Pimenta é autora das séries de livros “Fazendo meu filme”, “Minha vida fora de série”, além das releituras de clássicos, como “Cinderela Pop”, “A Princesa Adormecida” e “A princesa das Águas”. Para quem não conhece nenhum de seus livros, o volume mais recente, “Fazendo meu Filme, Lado B”, conta os acontecimentos do primeiro livro sob a perspectiva do mocinho da história, o Leo. 
O evento estava marcado para as 15h da tarde, com distribuição de senhas a partir das 14h. Cheguei lá as 12h15 e já tinha fila.  Foram distribuídas 300 senhas, sendo que apenas as 60 primeiras teriam direito a ir ao bate papo com a autora. Pensa numa pessoa nervosa. 
Eu vou contar uma coisa pra vocês: os livros da Paula Pimenta se passam, em sua maioria, em BH. Então só de ir até o Pátio Savassi, eu já me sentia a própria Fani, imaginando onde seria o cinema onde a personagem ia, onde encontrava os amigos, tomava sorvete e inclusive alguns personagens que mudaram sua vida (a personagem é branquinha, faz aniversário no mesmo dia que eu, ama filmes, e digamos que é meio dramática igual). 
Por sorte, garanti a senha para o bate papo. 

O pessoal estava muito animado. Na fila, que durou duas horas, pessoas que já tinham lido todos os livros da autora, pessoas que ainda estavam no terceiro volume de “Minha vida fora de série” (eu conto ou vocês contam?), meninas surtando para conhecer a autora pela primeira vez, não havia idade. Todo mundo virava amigo de infância e se oferecia para guardar lugar um para o outro, para irem ao banheiro ou comerem alguma coisa. Fãs de Paula Pimenta de todas as idades conversavam animadamente sobre os livros e comparavam impressões. 
Os donos das 60 primeiras senhas foram direcionados, livros em mãos, a uma salinha do terceiro andar do shopping. Pouco depois que todos foram acomodados, a autora chegou com o marido e a filhinha, Mabel. 
O que se seguiu foi uma espécie de coletiva, só que com fãs. Todos tiveram a sua vez de perguntar. E soubemos de algumas informações importantes. 
Uma das principais perguntas foi se haveria outros livros da série Fazendo Meu Filme. Paula disse que não, mas que saberíamos mais da vida da Fani e do Leo através dos outros personagens. Ela deu a entender que tem a intenção de escrever outras séries, uma para a Juju (prima da Fani) e uma para a Cecília, a amiguinha do Leo. 
Paula Pimenta falou também do filme de A princesa Adormecida, adiantou que a protagonista já foi escalada, a atriz de Cúmplices de um resgate, Giovanna Chaves. A autora explicou ainda por que é difícil escalar fãs para os filmes, por questões de produção, mas também disse que não deseja repetir atores de um filme para o outro, e que a ideia é que não sejam muito famosinhos. 
Contudo, infelizmente para quem ler “FMF Lado B” e quiser mais, Paula expressou incerteza sobre outros volumes centrados no Leo, afinal, o 4º volume de Fazendo meu Filme (Fani em busca de um final feliz) já continha o ponto de vista do Leo sobre vários momentos dos livros. 
Ela explicou que a ideia era fazer uma HQ comemorativa de 10 anos do primeiro livro, mas que, ao escrever as cenas para serem roteirizadas, a coisa saiu do controle e ficou muito longa. O resultado é o livro amarelinho que integrará a coleção de muita gente. 

Eu fui uma das últimas a fazer minha pergunta. Eu quis saber sobre uma coisa que eu não via frequentemente nas entrevistas:
Quando viramos fãs de um autor ele já está no topo e é comum acharmos que ele teve sorte, porque não sabemos de tudo que o levou até ali. Acontece que eu não lia com frequência sobre a trajetória da autora até ter seus livros publicados. 
A resposta deu pano pra manga, e me deixou feliz por termos coisas em comum. 
Paula Pimenta se formou em Jornalismo, mas, na faculdade, os professores sempre a repreendiam por florear demais o que escrevia, que suas matérias pareciam colunas. Ao escrever o primeiro volume de Fazendo meu filme, em 2006, recebeu alguns nãos de editoras. Até que uma editora, a Gutenberg, disse sim. Na ocasião, eles nem tinham um selo para jovens adultos e a princípio recusaram o original pelo público alvo e pelo número de páginas. Mas ela retrucou e argumentou que adolescentes leem livros grossos sim, que Harry Potter está aí para comprovar. Mas esse não foi o final feliz. Mesmo depois de aprovada, ainda esperou mais de um ano até ser publicada. A primeira tiragem teve 1000 exemplares e ela participou da venda, correndo atrás para esgotar os exemplares. Ok, nem tudo é parecido, mas a parte dos nãos, da frustração e da expectativa, com certeza. 
A autora também tem formação em Música, algo que fica evidente em suas obras. 
Em seguida, aguardamos na fila para as fotos e autógrafo nos livros (inclusive teve autógrafo para a Raffa Fustagno), e fiquei com a lembrança de um dos dias mais incríveis da minha vida.

Quer saber o que achei do livro? Se correspondeu às minhas expectativas? Confira a minha resenha no blog. 

por Larissa Rumiantzeff

3 comentários:

  1. Como é bom poder encontrar um autor que amamos, não? E esse super bate papo, aí? Amo essa interações entre autores e leitores!!

    ResponderExcluir
  2. Delícia de post!!!Acabei de conferir a resenha do livro e falei da simpatia da autora. E olha, a danada não alcançou essa legião de fãs a toa né?
    Muito gostoso todo esse partilhar não só o amor pela literatura e essa série, mas também saber que há adaptações e pelo que li, vem chegando mais.rs
    Adorei!
    Beijo

    Rubro Rosa?O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Larissa!
    É tão bom podermos estar perto de um autor que gostamos muito e ainda ter a oportunidade de poder se comunicar com ele, no caso aqui com a Paula Pimenta.
    Confesso que tenho alguns livros dela, mas não tive oportunidade de ler nenhum, mas farei em breve.
    Senti falta apenas de mais fotos, queria ver a filhinha dela.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)