terça-feira, 12 de novembro de 2019

Menina que via Filmes Fogo Contra Fogo - A história de Solomon Mahlangu [Crítica]

Título Original:Kalushi: The Story of Solomon Mahlangu
Título em Português : Fogo contra Fogo- A história de Solomon Mahlangu
Diretor: Mandla Dube
Elenco: Thabo Rametsi, Thabo Malena, Pearl Thus
País: África do Sul 
Data de Lançamento: 20 de novembro de 2019 (1h,47)
Gênero: Biografia, Drama 
Por Letícia Nascimento



Sinopse:  Kalushi (Thabo Rametsi) é brutalmente espancado pela polícia. Ele vai para o exílio após as revoltas de 1976, no Soweto, para se juntar ao movimento de libertação. Seu amigo Mondy (Thabo Malema) é severamente espancado e torturado, enquanto Kalushi é forçado a um julgamento. O estado procura a mais alta punição do tribunal, que consiste em morte por enforcamento. Kalushi está de costas para a parede e usa o tribunal como um campo de batalha final. Seu sacrifício o imortaliza como um herói da luta e um ícone nacional dos jovens que se juntam a Umkhonto We Sizwe.



Crítica 
O filme conta a história de Solomon Mahlangu, um jovem sul-africano de 21 anos, estudante e que trabalhava como camelô para ajudar sua família,  foi condenado e acusado de dois assassinatos, mesmo não tendo os cometido, após se juntar à Resistência. Solomon entrou para a Resistência contra o apartheid após ser humilhado por um dos guardas do trem onde vendia sua mercadoria. No início ele era bem receoso em apoiar abertamente a Resistência, porém, após esse episódio ele se junta com outras três pessoas e foge para Moçambique, onde recebe treinamento militar. Após o erro de um de seus companheiros em sua missão, Solomon acaba sendo capturado e sendo escolhido para servir como exemplo de punição pelo governo. Mesmo não tendo ferido ninguém durante a confusão e havendo testemunhas a seu favor, Solomon é considerado culpado e condenado a morte.
 O filme é brutal, extremamente forte. É maravilhoso e triste ao mesmo tempo, a história nos prende de uma maneira impressionante. Eu saí do cinema totalmente extasiada, como se tivesse tomado um soco no estômago. O filme te faz refletir e te choca pela crueldade com que o povo negro da África do Sul era tratado e o mais chocante é saber que isso aconteceu há algumas décadas atrás, e que infelizmente sabemos que acontece nos dias de hoje também.Quantos negros são humilhados diariamente por sua cor da pele?Quanto de nós tem seus direitos tirados das formas mais brutais, simplesmente porque o outro não consegue aceitar nossa cor?O racismo nesse filme choca tanto e dá uma sensação horrível de um bolo na garganta, esse filme me fez chorar tanto por Solomon, por irmãos e irmãs que mesmo não dessa forma ainda sofrem com o racismo.
Ele me fez chorar por mim, que mesmo estando calejada em sofrer racismo mas, quando isso acontece parece que é tirado um pedaço de nós.
Óbvio que esse filme tem que ser recomendado e acredito que todo mundo tem que assistir e , abrir os olhos para como o racismo é, o quanto ele tira da gente. 
Fogo contra fogo é de uma importância extrema,por ter contado a história de Solomon e porque ele abre nossos olhos para uma questão tão importante que é o racismo é o quanto sofremos com ele.
A luta contra o preconceito está longe de acabar, mas não podemos desistir e nunca deixa de lutar.O filme te prende do início ao fim., por favor assistam.
De todo os filmes que já realizei crítica se eu pudesse indicar só um- obviamente seria esse.

3 comentários:

  1. Este fim de semana foi marcado pelo racismo mais uma vez presente em campos de futebol e eu assisti os telejornais, estarrecida e indignada. Acho que eu e o país todo.
    Lamentável que atos assim aconteçam até hoje ;/
    Ainda não tinha lido nada a respeito deste filme,mas agora que li, já quero para ontem!!! Se eu tiver a sorte desse longa chegar aqui em Lost, irei ver com certeza e sei que vai doer!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela crítica!!
    Um tema tão pesado e importante, senti o peso do filme pela crítica, o racismo, infelizmente, um tema tão atual, que deve estar sempre em destaque, para que seja combatido, para que as pessoas se concientizem... fiquei bem interessada em assistir!!

    ResponderExcluir
  3. Larissa!
    Sinceramente não consigo entender que ainda haja racismo pelo mundo em pleno século XXI e o filme deve mostrar uma realidade cruel, porém importante pela luta da igualdade.
    Mesmo com crítica e cenas fortes e tristes, deve ser um filme emocionante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)